Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Missão Dehoniana Juvenil

No description
by

Jairson Hellmann

on 13 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Missão Dehoniana Juvenil

Missão Dehoniana Juvenil
design by Dóri Sirály for Prezi


É um projeto pastoral que surgiu em algumas de nossas províncias dehonianas da América Latina. Semelhante ao que pensou Pe. Dehon em seu tempo propondo um trabalho de evangelização para os jovens e com os jovens na Igreja. Com a máxima de Pe. Dehon: “é preciso ir ao povo” este projeto proporciona experiências concretas de pastoral e de missão em nossas comunidades paroquiais.




O projeto da Missão Dehoniana Juvenil teve sua origem na Argentina já na década de 70, na região do Chaco Argentino. A partir de 1987, a Província Brasil Meridional (que compreendia os estados da região sul, sudeste e centro-oeste do Brasil)
passou a enviar alguns religiosos e padres todos os anos para a Argentina a fim de participarem do projeto e fazerem uma experiência concreta com a finalidade de instaurar a inciativa em nossa província. Inflamados por esse entusiasmo no início de julho de 1990, foi idealizada uma carta encarte que foi enviada para os membros da então província BM,
explicando o projeto concreto das Missões Juvenis
no Brasil.
MEMÓRIA MDJ
Criar regionais, para reunir, nuclear, formar e acompanhar os jovens dehonianos de nossas Paróquias, com uma coordenação regional constituída de jovens leigos e assistida por um religioso dehoniano. Assim Paróquias com mais dificuldades na organização dos jovens dehonianos ou jovens de paróquias seculares serão incentivadas pelas realidades circunvizinhas.
NOVO PROJETO MDJ
MEMÓRIA MDJ
A Missão Dehoniana Juvenil da BRM
teve presença nas seguintes cidades:
1991-1993
– Mondaí – SC
1994-1996
– Corupá – SC
1997-1999
– Cruzeiro – Santa Rosa – RS
2000 – Jubileu – visita as primeiras comunidades missionadas (Mondaí e Corupá) e celebração dos dez anos no Seminário de Corupá. 2001 - 2003 – Armazém – SC.
2004 - 2006
- Boa Vista do Buricá – RS.
2007 – 2008
– Botuverá- SC.
2009
– Ano de avaliação e revisão
2010 – Celebração dos 20 anos da MDJ em Rio Negrinho.
2011 - 2012
– Volta Grande/Rio Negrinho.
2013 - 2014
– Independência – RS.


MEMÓRIA MDJ
Geral: Favorecer uma experiência intensa de comunidade, partilha, serviço e testemunho a exemplo da primeira comunidade cristã. (At 2,42-47)

Específicos
Conhecer uma nova realidade eclesial e viver um intercâmbio recíproco de experiências de fé e vida.
Vivenciar o mandato missionário de Jesus Cristo: Ide e fazei discípulos.
Colocar em prática a expressão missionária do carisma dehoniano.

OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS
EJD - COR UNUM

Curitiba
São Bento do Sul
Rio Negrinho
Palmas


EJD - ECCE ANCILLA

Jaraguá do Sul
Joinville
Corupá


EJD - ECCE VENIO

Rio do Sul
Vidal Ramos
Armazém
São Martinho.

EJD - ADVENIAT REGNUM TUUM
Brusque
Itajaí
Guabiruba
Botuverá
Nova Trento

EJD - SINT UNUM

Crissiumal
Nova Candelária
Boa Vista do Buricá
Independência Tuparendi.






Os regionais assumem a pré-missão, escolhendo uma realidade local para realização da mesma, preferencialmente no mês do Outubro.
A pré-missão deve abordar realidades como a visitação das famílias, realização de um trabalho social, encontro com grupos pastorais ou da sociedade, além de se viver em comunidade e rezar juntos.
Cada regional organizará o envio dos missionários, os custos e a logística para cada fase da MDJ ou outras atividades.
A província continuará custeando a fase da Missão na Paróquia onde se realizará a MDJ, bem como auxiliará nos custos de viagem dos regionais mais distantes.
Cada regional organizará um retiro anual para os jovens dehonianos.
A idade mínima para participar da MDJ será de 17 anos e a máxima de 29 anos. E para a coordenação dos regionais de 23 a 29 anos.
A coordenação provincial da MDJ será composta pelos coordenadores regionais e pelos delegados do governo provincial.
Os grupos no período da missão serão os próprios regionais.
A MDJ será somente com os jovens.
O projeto piloto será realizado em três fases, uma fase a cada ano.
A participação dos fratres e seminaristas será muito importante sendo um testemunho da vivência dehoniana. Assim, estes devem ser conhecedores do Projeto e participar por ato de vontade própria.
Os padres serão convidados a participar, se possível, nos seus respectivos regionais. Caberá ao Provincial articular o período de férias do padre. Assim, o período de missão deve ser um trabalho realizado na Província.


ORIENTAÇÕES
O período de cada fase da missão deverá priorizar a vivência do Carisma Dehoniano nos respectivos grupos. A missão quer ser expressão do que já se vive nas paróquias e/ou comunidades religiosas.
Será um período de quinze dias onde os jovens dehonianos visitarão todas as famílias da comunidade paroquial, muito semelhante com o que já vinha acontecendo. Esta fase terá a seguinte programação:
Missa de abertura, retiro inicial de dois dias, visitas abordando o anúncio de Jesus Cristo (Kerigma) e vivência nos respectivos regionais, na metade da missão um dia de convivência entre os grupos (passeio, esporte, chinfrim) e no final a Missa de encerramento.

Será um período de dez dias e a ênfase desta fase estará na Doutrina Social da Igreja. Será uma fase de visitas temáticas: escolas, empresas, hospitais, realidades necessitadas. Contará com ações concretas junto à comunidade, serviços, trabalhos voluntários, etc...
Os mesmos serão organizados durante o ano na vivência junto aos regionais. Esta fase terá a seguinte programação: Missa de abertura, um dia de formação, missão e serviço e a Missa de encerramento.

Será um período de quinze dias onde a ênfase estará na Igreja discípula-missionária. Nesta fase se fará a visita às famílias junto com missionários locais, para que assim a comunidade paroquial se torne protagonista da missão, dando continuidade ao projeto de ser uma Igreja em estado permanente de missão.
Além disso, se deve dar continuidade aos trabalhos sociais iniciados na fase anterior. A programação desta fase será a seguinte: Missa de abertura, dois dias de retiro, visita às famílias com os jovens da MDJ e os missionários da comunidade. Na metade da missão um dia de convivência entre os grupos (passeio, esporte, chinfrim) e no final a Missa de encerramento.

A eleição da comunidade paroquial a ser missionada ficará a cargo do governo provincial. Bem como a eleição e o convite para os religiosos e padres que irão participar do projeto.
Os grupos de missionários no período da missão serão estabelecidos a partir dos regionais.
O coordenador(a) do grupo de missão será o mesmo do regional de origem.
Cada grupo deverá ser acompanhado por um religioso dehoniano. Não necessariamente um sacerdote.
A pobreza deve ser um forte exercício da missão. Só se usará carro em caso de extrema necessidade e se viverá com o que a comunidade prover.
Ao final de cada fase se fará uma avaliação com os jovens missionários que participaram. Assim, se renovará o projeto MDJ a partir do que foi vivido como fortaleza e debilidade.
Promover um encontro da juventude dehoniana anual, em nível provincial e em uma data significativa dehoniana.
PLANO DE AÇÃO
PRIMEIRA FASE
SEGUNDA FASE
TERCEIRA FASE
QUESTÕES PRÁTICAS
JUVENTUDE DEHONIANA
Novo projeto da Missão Dehoniana Juvenil BRM
Full transcript