Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Norma ISO/IEC 25000 - SQuaRE

No description
by

Giovanni Tonello

on 17 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Norma ISO/IEC 25000 - SQuaRE

Norma ISO/IEC 25000 - SQuaRE
A norma SQuaRE
A definição da arquitetura de normas SQuaRE teve início em 1999 e vem orientando a revisão das normas já publicadas pela ISO, bem como a criação de novas normas que atendem aos requisitos do mercado e a evolução da Engenharia de Software, é umas das normas mais importantes a respeito de caracterização e medição de qualidade de produto de software.
Ela é a reformulação das normas ISO/IEC 9126 (Características de qualidade de software) + ISO/IEC 14598 (Guias para Avaliação de Produto de Software)
A norma SQuaRE é dividida em cinco divisões de normas:
Divisões
Gerenciamento da Qualidade (ISO/IEC 2500n)
Os documentos desta divisão estão voltados a todos possíveis usuários, como gerente, programadores, avaliadores, compradores. Aqui são definidos os termos utilizados em todos os demais documentos e são feitas recomendações e sugestões de caráter geral sobre como utilizar o SQuaRE. Possui dois documentos:
ISO/IEC 25000 – Guia para o SQUARE: define a estrutura, terminologias, visão geral, modelos de referências e público-alvo;
ISO/IEC 250001 – Planejamento e Gestão: fornece os requisitos e orientações para o planejamento e gestão do processo de avaliação de produto de software
Modelo de Qualidade
(ISO/IEC 2501n)
Define um modelo hierárquico de características de qualidade, descrevendo o que se espera de um produto. São definidos também os conceitos de qualidade externa, interna e em uso, que permitem orientar diferentes perspectivas de avaliação. Possui dois documentos:
ISO/IEC 25010 – Guia de modelo de qualidade – determina um modelo e características para a qualidade interna, externa e de uso para o produto de software
ISO/IEC 25012 – Guia de modelo de qualidade de dados – define um padrão para o uso de dados tanto por pessoas quanto sistemas
Define a padronização matemática das métricas de qualidade internas, externas e de uso, junto a um modelo de qualidade e também é um guia prático para implementação do modelo. Possui cinco documentos:
Requisitos de Qualidade
(ISO/IEC 2503n)
Abrange as normas destinadas a especificação de requisitos de qualidade, que podem ser orientados tanto para um produto de software que será desenvolvido, quanto para um produto final. Possui um documento:
ISO/IEC 25030 – Guia de requisitos de qualidade – destinado a especificação dos requisitos de qualidade.
Avaliação (ISO/IEC 2504n)
Incluem os requisitos, recomendações e diretrizes para a avaliação da qualidade de um produto de software para clientes e desenvolvedores: Possui dois documentos:
ISO/IEC 25040 – Guia e modelo de referência para avaliação de qualidade – fornece uma estrutura destinada a identificação dos requisitos gerais e conceitos para especificação e avaliação
ISO/IEC 25041 – Documentação para o módulo de avaliação – define um módulo de avaliação capaz de avaliar erros induzidos e detectados e a maneira como o sistema trata e recupera estes eventos
Objetivo Geral
O objetivo geral é melhorar e unificar os três principais processos pertinentes a qualidade de software:

Especificação de requisitos
Medições de qualidade
Avaliação
A norma SQuaRE
A norma SQuaRE foi construída com base nas seguintes premissas:

a) Unir as normas ISO/EIC 9126 e ISO/EIC 14598 em uma única estrutura de normas;
b) Introduzir uma nova organização de normas;
c) Apresentar um novo modelo de referência geral de qualidade;
d) Padronizar guias de qualidade detalhados;
e) Introduzir um padrão de primitivas de medição;
f) Normalizar os requisitos de qualidade;
g) Apresentar um guia prático de uso de normas com exemplos normas;
Medição (ISO/IEC 2502n)
ISO/IEC 25020 – Guia e modelo de referência – contém as explicações, modelo de referência e definições comuns para as primitivas todas as medições.
ISO/IEC 25021 – Medição de primitivas – define um conjunto de medidas para a construção de métricas das características internas, externas e de uso.
ISO/IEC 25022 – Métricas para a qualidade interna – define uma série de métricas internas para medir as características de qualidade interna.
ISO/IEC 25023 – Métricas para a qualidade externa – define uma série de métricas externas para medir as características de qualidade externa.
ISO/IEC 25024 – Métricas para a qualidade em uso – define uma série de qualidade em uso para medir as características de qualidade em uso.
Conclusão
Por que é difícil identificar
empresas certificadas no Brasil?
Concluímos que a dificuldade para identificar "certificação" SQuaRE no Brasill se dá pelo fato desta família de normas estar relacionada ao produto de software. Deste modo, a avaliação não ocorre numa organização e sim sobre produtos específicos.
Full transcript