Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

CIÊNCIAS HUMANAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

No description
by

Carla Duzzi

on 12 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of CIÊNCIAS HUMANAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

CIÊNCIAS HUMANAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
PARA REFLETIR ...

1) O que difere o ensino de Ciências Naturais do ensino de Ciências Humanas?

2) Qual a importância do ensino da Ciências
Humanas no ciclo de alfabetização?

Ciências Humanas
A área das Ciências Humanas corresponde a um campo de conhecimentos formado pelas várias ciências que tem como objetivo de estudo as relações entre os seres humanos e destes com a natureza, em determinado tempo e espaço.

O ensino das Ciências Humanas foi proposto há pouco tempo, pois parecia excêntrico sugerir um trabalho incluindo conceitos tão profundos para crianças que ainda não dominam uma leitura fluente e compreensiva.
No entanto, a convivência social contemporânea supõe a formação de um outro perfil de cidadão, comprometidos com a mudança social.
Durante muitos anos acreditou-se na legitimidade das atividades envolvendo datas comemorativas para substituir os conhecimentos sociais, políticos, históricos, geográficos e culturais. Isso faz com que o professor sinta-se hesitante para selecionar os saberes da área a serem ensinados.

O ensino das Ciências Humanas no ciclo de alfabetização está ancorado na compreensão de que a relação tempo/espaço é mediada pela cultura e que esta se constitui como processo histórico de (re)criação dos modos de vida em uma sociedade.

Como conceituar o tempo para crianças pequenas?
Para as crianças pequenas o conceito de tempo mostra-se complexo e desafiador, uma vez que desde muito cedo elas vivenciam o tempo, lidam com o tempo vivido, mas não tem consciência da sua existência. Nesse sentido, entendemos que a escola está entre os ambientes mais propícios para a aprendizagem das crianças sobre o tempo.

A aprendizagem sobre as noções de tempo se dá de forma processual e não basta a vivência das rotinas escolares para que as crianças cheguem à compreensão sobre o tempo histórico.
É essencial a elaboração de propostas didáticas que propiciem o entendimento sobre relações temporais: ordem ou sucessão, duração e simultaneidade.
Full transcript