Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Identificação profissional

No description
by

cristina freitas

on 21 November 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Identificação profissional

Relátorio de Campo
AS PERGUNTAS

1.

Como são identificadas e selecionadas as crianças/adolescentes que apresentam casos de vulnerabilidade sócios econômica nas cidades onde atua a Instituição Piamarta para participarem do Proejto: Sociedade Justa e segura?

R. As demandas que chegam a instituição se dá por demanda espontânea e Encaminhamentos dos Conselhos Tutelares (Crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidades sócio econômica ou risco pessoal é social);
Demandas encaminhadas pelos CREAS (adolescentes do meio aberto que estão em cumprimento de medidas sócio educativa / Liberdade Assistida -L.A)
Demandas encaminhadas pela Superintendência Estadual Atendimento Sócio educativo -SEAS (Adolescentes egressos dos Centros Socioeducativo);
Mesmo todas essas demandas sendo encaminhadas por cada equipamento citado acima, todas as famílias preenchem em questionário sócio econômico onde é verificado a condição financeira de cada família e em seguida a visita domiciliar, Só depois dessa investigação social que é divulgado se a família está dentro do perfil da instituição .

2.

Quando a Instituição Piamarta vai ao encontro da Sociedade civil apresentando esse Projetos, como é a recepção da comunidade?

R. As comunidades são bem receptiva, Pois conhecem o trabalho sério que a instituição desenvolve há mais de 44 anos só em Fortaleza. Porém algumas vezes somos impedidas de desenvolver o trabalho, pois as comunidades que são dominadas pelo tráfico de drogas. Muitos traficantes não permitem que haja um resgate desses adolescentes que já são reféns em sujas mãos. Nessas condições algumas vezes traficantes é quem determina se podemos entrar na comunidade ou não.

3.

Durante o tempo em q a criança/adolescente permanece no Piamarta realizando atividades oferecida pelo Projeto, acontece alguma atividade paralela com a família ou região? De onde foram selecionados? Quais são essas atividades?

R. Sim. São realizadas encontros mensais com as famílias (chamadas rodas de conversas e oficinas temática );
Visitas domiciliares para o fortalecimento de vínculos;
Articulação com a rede existente na comunidade, na perspectiva de mediar o acesso dos usuários aos direitos sociais.

4.

A parceria que a Instituição matem como Governo do Estado do Ceara é satisfatória para a manutenção do Projeto Sociedade Justa e Segura?

R. Não. Além da parceria com o Estado, existem outras parcerias: O movimento Amigo do Piamarta e a Associacione Lieta (Itália) de onde vem o recurso maior para manutenção da instituição.

5.

Em quais atividades dos cursos profissionalizantes, as crianças/adolescentes mais se destacam?

R. O Piamarta se destaca nos Cursos de Mecânica de Usinagem, Eletrônica a Banda de música Juvenil.
As crianças se destacam no Coral infantil e artes plástica.

6.
A seleção destas crianças/adolescentes é sempre preenchida no período de matriculas? Existem desistências do decorrer do aprendizado?

R. Sim.
As desistências se dá muito mais com os adolescentes que estão em cumprimento de medidas, os que são encaminhados pelos CREAS.



Concluímos que o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, desenvolve um papel muito importante na educação e no desenvolvimento profissional das crianças/adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e social da periferia de Fortaleza e de vários municípios cearenses, com o apoio do Governo Estadual.

Mas para a instituição ter êxito na aprendizagem do público-alvo, é preciso envolvimento e comprometimento da Assistente Social, pois é através desse profissional que acontece o acompanhamento direto entre família/aluno/governo; e são elaborados planejamento e metas, para que o projeto alcance os seus objetivos.


IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL

Nome:
Maria do Socorro Martins
Profissão:
Assistente Social
Tempo de Trabalho na Instituição Piamarta:
14 anos
Funções e Atribuições:
Função :
Assistente Social / Coordenadora da Assistência Social do Piamarta
Atribuições:
• As minhas atribuições são orientadas e mostradas por direitos e deveres constantes no código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão.
• Diante da demanda que são encaminhadas para participar do Projeto na instituição:
• 1- realizo uma análise crítica ( preenchimento de um cadastro sócio econômico e visita domiciliar )da realidade de cada usuário, a partir dessa análise estabeleço uma estrutura com atribuições específicas e necessárias ao enfrentamento das situações e demandas sociais.
• 2- Dimensões interventivas, com abordagens individuais, familiares e grupais na perspectiva de atendimento as necessidades básicas e acesso aos direitos, como apresentar e encaminhar para os equipamentos públicos.
• 3- As demandas (adolescentes em cumprimento de medidas L.A) que são encaminhadas pelos Creas, semanalmente são feitos relatórios de evolução de cada adolescentes e encaminhados para o equipamento que o acompanha.

7.

Como é a relação destas crianças/adolescente beneficiários com as crianças/adolescentes pagantes?

R. Não existem diferenças, todos são inseridos na mesma sala de aula e nos cursos.
Porém, quase todos os dias enfrentamos situações diversas por parte das famílias que pagam (os preconceitos os rótulos, etc)

8.
Nas estatísticas da Instituição os resultados esperados de acordo com o Projeto, Sociedade Justa e Segura, são sempre alcançados?

R. Em 90%, Sim.

9.

Alem do Piamarta, existem outras instituições que também trabalham com Projetos semelhantes?

R. O projeto Sociedade Justa e Segura é um projeto piloto do Estado do Ceará. O Piamarta é a primeira instituição no Estado a trabalhar com a ressocialização de forma completa (Educação Básica, Profissionalização, Assistência Social)
Já o trabalho de prevenção que realizamos com as crianças em situação de vulnerabilidade, acredito que existem outras instituições que realizam algo semelhante, porém, não sei falar se na mesma proporção.

10.

Quando os adolescentes completam seus ciclos no Piamarta e saem a exercer uma atividade profissional na sociedade, a Instituição, ainda por um determinado tempo, faz um acompanhamento dos mesmo? De que forma?

R. Sim, alguns adolescentes saem depois de concluir o 3 ano médio, uns encaminhados para o mercado de trabalho outro trilham o próprio caminho. O Piamarta tem o programa de Acompanhamento de Egressos que acompanha o adolescente durante 1 ano.

Conheça um pouco

CENTRO EDUCACIONAL DA JUVENTUDE PADRE JOÃO PIAMARTA
Educação transforma

O Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta é uma associação sem fins lucrativos, que tem como finalidade a prestação de Serviços Educacionais e Serviço Socioassistenciais. Fundado em 1966, tendo iniciado as atividades educativas em 1972, é reconhecido como Entidade de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº. 87.122 de 26 de abril de 1982. Desenvolve atividades inerentes à: educação básica, educação profissional e assistência social para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Busca proporcionar o desenvolvimento integral de seu público-alvo, preparando-o para uma convivência sadia e um satisfatório desempenho na vida escolar, profissional e social, através de ações educativas e socioassistenciais que os tornem sujeitos emancipados, ou seja, pessoas participativas, responsáveis, autônomas e socializadas.
Continuando a paixão pela educação da juventude vulnerabilizada do Pe. João Piamarta, o Centro Educacional oferece Serviços Educacionais divididos em três diferentes tipologias de atendimento:

1° Educação Básica
2° Ação socioeducativa

3° Educação Básica em Unidades Especificas que abrange os serviços oferecidos nas Unidades do Município de Itaitinga, a Casa da Criança e o Lar Nazaré, e a Escola Agrícola Padre Lino Gottardi no Município de Limoeiro do Norte. As crianças e adolescentes atendidas por essas unidades são alunos de escola pública que no extraescolar, participam, de forma totalmente gratuita, dos diversos serviços oferecidos entre os quais o reforço escolar, atividades artísticas, lúdicas, esportivas, culturais, visando sempre o desenvolvimento integral da pessoa humana. A esses alunos também são oferecidos almoço e lanches.

Outra atividade é o Serviço Socioassistencial, direcionado às crianças, adolescentes e jovens de todas as Unidades que se encontram em situação de risco pessoal e social e cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, estas espontaneamente procuram o Centro Educacional para que seus filhos permaneçam, durantes os dias úteis, no serviço de acolhimento institucional. Esse tipo de atendimento proporciona, de forma totalmente gratuita, um espaço que garante condições de proteção, de estar e convívio, tudo dentro os padrões de qualidade quanto à higiene, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto. Os atendidos recebem também café da manhã, almoço e jantar. O Serviço Socioassistencial proporciona acolhida/recepção, escuta, fortalecimento do convívio familiar, grupal e social, apoio à família na sua função protetiva, cuidados pessoais, avaliação periódica do plano individual e familiar de volta ao próprio lar.
Missão
Oferecer serviços de educação básica, formação profissional e apoio socioassistencial de qualidade às crianças, adolescentes e jovens, preferencialmente aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade econômica, social e risco pessoal.
Visão
Ser referência em ações de promoção humana, social e garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens.
Valores
Espírito cristão, confiança na Providência, amor à família, gratidão, cidadania, ética.
Público alvo
O público alvo beneficiado pela Instituição são crianças, adolescentes e jovens provenientes da população que vive em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social, evitando quaisquer discriminações etárias, étnicas, de gênero, por deficiência, entre outras.
Objetivo
Prestar serviços educacionais e assistenciais a jovens, adolescentes e crianças, na faixa etária a partir de 06 anos em situação de vulnerabilidade social, econômica e risco pessoal no que concerne à educação básica, educação profissional, programas de apoio e ações socioassistenciais.
"A obra nasce da necessidade que o Pe. Luiz Rebuffini sente de expandir a ajuda que os padres piamartinos dão às crianças e jovens: "É preciso vê-los de forma mais integral, mais diária". Assim, em 1972 funda o Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta na Avenida Aguanambi, escola de educação formal e profissionalizante; em regime normal e internato para aquelas crianças e jovens órfãos ou filhos de lares desajustados."
PROCEDIMENTO
Visita in Loco, a uma instituição educacional da Preifeitura ou do Estado, e entrevistar a ASSISTENTE SOCIAL responsável.
METODOLOGIA
PROJETO: SOCIEDADE JUSTA E SEGURA.


O Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta é uma instituição localizada em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, com atuação também nos municípios de Itaitinga e Limoeiro do Norte. Há 42 anos oferece as condições básicas de sobrevivência e desenvolvimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e social da periferia de Fortaleza e de vários municípios cearenses. As condições básicas são a proteção social especial de média e alta complexidade, a educação básica (ensino fundamental e médio) e educação para a qualificação profissional do nível básico ao técnico, além da incorporação em seu quadro de funcionários de alguns alunos com reconhecida aprendizagem e amadurecimento, oportunizando a aquisição da primeira experiência de trabalho.

Ao longo de quatro décadas sempre buscou inovar na prestação de serviços relevantes aos mais jovens, impactando fortemente não apenas nos setores da economia (educação, metalmecânica, informática, agrozootecnia, música, etc.), mas principalmente, nas regiões de intervenção. Incontáveis são as áreas de atividade produtiva e as localidades nas quais é possível encontrar ex-alunos que iniciaram, desenvolveram-se e se formaram profissionais qualificados no Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta. O diferencial do trabalho realizado pelo Piamarta é a dedicação prioritária aos mais vulneráveis socialmente e economicamente – contingente de maior expressão e com o qual, desde que incluídos ao invés de excluídos, espera-se um desenvolvimento ainda maior da atividade econômica –, e a certeza de que todos tem potencial para desenvolver capacidades e habilidades.

É com esse espírito de trabalho e compromisso social que o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta busca estabelecer uma parceria estratégica com o Governo do Estado do Ceará, através do Pacto por um Ceará Pacífico –, a fim de conseguir apoio para impactar positivamente a realidade do município de Fortaleza, através da educação, qualificação profissional e efetivação de Direitos, visando a melhoria dos indicadores sociais.

O presente projeto intervirá no município de Fortaleza e Região Metropolitana com elevados índices de pobreza e criminalidade, apresentando ações educativas e sociais como medida de prevenção à violência. A população de Fortaleza vivencia contextos de violência e pobreza interligados e no centro desta problemática estão adolescentes e jovens com precárias condições de desenvolvimento.



Realizado uma entrevista com Maria do Socorro Martins, Assistente Social, do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, a respeito do Projeto: Sociedade Justa e Segura.

FACULDADE RATIO
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

EQUIPE:
Antônia Maria
Cristina Freitas
Francisca de Sousa
Gerlândia Evangelista
Lucineide Alves
Cleide Jane

Prof. Roberta Albuquerque
Introdução a Psicologia

Projeto: Sociedade Justa e Segura
Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta


Levar os alunos a conhecer o Projeto: Sociedade Justa e Segura, do Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta, através de uma entrevista com a Assistente Social, Maria do Socorro Martins.

A ENTREVISTADA
CONCLUSÃO
OBJETIVO
FONTE DE PESQUISA

http://www.piamartaaguanambi.org.br/
Full transcript