Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Hardware

Aula Profa. Márcia Santos
by

Márcia Hellen Santos

on 11 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Hardware

O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros). BLU-RAY Discos Ópticos UEPA Profa. Márcia Santos também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.
Sua capacidade varia de 25 (um lado) a 50 (dois lados) Gigabytes. BLU-RAY Discos Ópticos UEPA Profa. Márcia Santos CD-R (Compact Disk-Recordable)‏
As unidades de CD-R podem ler discos de CD-ROM e também gravar em discos cobertos por uma tinta sensível à temperatura. A tecnologia de CD-R não permite regravação. CD-RW (Compact Disc-Rewritable)‏
Oferece ampla capacidade de leitura e gravação, utilizando-se de discos de CD-RW apagáveis. As unidades de CD-RW podem gravar também em discos CD-R. Discos Ópticos UEPA Profa. Márcia Santos Os CD-ROMs prestam-se ao armazenamento de grandes volumes de informação, tais como enciclopédias e programas em geral. Discos Ópticos UEPA Profa. Márcia Santos CD-ROM ( Compact Disk read-Only Memory)‏ É chamado de disco rígido (em inglês, Hard Disk) por ter a sua superfície de gravação metálica e dura, ao contrários dos disquetes. Normalmente referenciado como unidade de disco C:, encontra-se dentro do gabinete da CPU; portanto, não é visível nem transportável. Permite um acesso rápido e o armazenamento de uma grande quantidade de informações. Discos magnéticos UEPA Profa. Márcia Santos HD (Hard Disk ou disco rígido, de material metálico): Discos magnéticos Formatação : Floppy UEPA Profa. Márcia Santos Tipos:
• Flexíveis (disquete, floppy disk);
• Rígidos (Hard Disk - HD); Segundo a tecnologia podem ser:
• magnéticos;
• ópticos.
1 .Discos magnéticos
Disco plástico ou metálico recoberto com material magnetizável. Permite acesso direto (randômico) à informação. UEPA Profa. Márcia Santos Particularidades sobre Discos: Dispositivo
É o equipamento ou dispositivo que manipula um meio.
Ex.: drive de disco; unidade de fita; impressora. Meio
É onde a informação está efetivamente armazenada ou registrada.
Ex.: disco; fita; papel. UEPA Profa. Márcia Santos Meios e dispositivos para armazenamento e registro da informação : ROM (Bios)‏ RAM UEPA Profa. Márcia Santos Memória Principal: UEPA Profa. Márcia Santos O processador ou CPU ou “cérebro” de nosso computador é o responsável em processar instruções e também realizar todo o controle das demais partes do computador. CPU: O Mac Mini-> conta com processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz, até 2 GB de memória RAM (upgrade para 4 GB), HD SATA de 320 GB, Placa de vídeo é uma nVidia GeForce 9400M 256 MB . CD/DVD , 05 portas USB, conexão FireWire 800, porta mini-DV e conexão para telas de LED e HD. UEPA Profa. Márcia Santos Nettop O computador é formado por um grupo de unidades ou equipamentos conectados entre si ! Basicamente formado de acordo com a figura abaixo(desktop): HARDWARE é a parte física do computador. O Hardware Introdução à Informática marciasantos@uepa.br Profa. Márcia Hellen Santos Informática aplicada ao Secretariado I Assim como o CD (áudio) e o CD-ROM, o sistema DVD é composto de um CD player para ser ligado a TV, ou um DVD-ROM drive para uso em computadores. Além dos discos terem o mesmo tamanho e espessura dos atuais CDs, o DVD mais simples terá capacidade para 4,7 Gb ~ 7 CD-ROMs, que é suficiente para conter mais de 2 horas de filme com alta qualidade de som e de imagem. DVD - Digital Versatile (Video) Disc Discos Ópticos UEPA Profa. Márcia Santos Dado a grande quantidade de informações que são armazenadas em um disco rígido, e considerando-se que, devido a desgastes naturais durante o funcionamento, é inevitável que ocorra uma avaria algum dia, é importantíssimo prevenir-se quanto à perda dessas informações realizando-se periodicamente cópias de segurança de seus arquivos, o que é conhecido tecnicamente como back-up. Discos magnéticos UEPA Profa. Márcia Santos HD (Hard Disk ou disco rígido, de material metálico): Placa metálica deslizante
que protege a abertura
magnética Local para a etiqueta de
identificação. Furo com lingüeta deslizante:
• Fechado —› grava
• Aberto —› não-grava Disquete de 3 ½”, com 1,44Mb de capacidade. Discos magnéticos UEPA Profa. Márcia Santos Ex: Flexível (já superado) PROTOCOLO:
Um protocolo é um conjunto de regras que deve ser obedecido para iniciar, manter e terminar uma comunicação. INTERFACE:
Interface é a parte física da comunicação, ou seja, aquela parte do hardware necessária à conexão entre as partes de um sistema, como impressora e microcomputador, ou entre dois sistemas (dois microcomputadores, por exemplo). INTERFACES E PROTOCOLOS UEPA Profa. Márcia Santos Apresentam os resultados finais do processamento, ou seja, a saída de dados.


Os mais comuns são: Dispositivos de Saída: UEPA Profa. Márcia Santos É toda e qualquer unidade do computador que utilizamos para entrar com dados.

As mais comuns são: Dispositivos de Entrada: Dispositivos de entrada
Processamento
Dispositivos de Saída
Armazenamento UEPA Profa. Márcia Santos Componentes Básicos do Computador: Seria um “notebook fininho”. Como não é um nome muito comercial e nem a Apple licenciaria o nome “Macbook AIr”, então a Intel criou uma nova categoria e investiu em uma certificação, registrou o nome “Ultrabook” e definiu características BEM interessantes. Um Ultrabook deve ter:

Bateria com mínimo de 5h de autonomia
Preço na faixa de US$1000,00
Armazenamento SSD
Menos de 20mm de espessura
Processador core i5 de 1.6GHz ou superior

Segundo o site MeioBit.com os Ultrabooks:
“Não são notebooks top de linha mas dão banho em qualquer netbook, e são competitivos em relação ao Macbook Air, que tirando as paixões envolvidas se torna apenas mais um Ultrabook, em uma rara reversão da Indústria.” UEPA Profa. Márcia Santos Ultrabook O termo nettop vem da junção das palavras internet e desktop, de maneira semelhante à composição da palavra netbook (internet e notebook).
São versões compactas de desktops para execução de tarefas básicas centralizadas na internet. UEPA Profa. Márcia Santos Nettop UEPA Profa. Márcia Santos É o conjunto de componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos com os quais são construídos os computadores e equipamentos periféricos. ...Hardware ? Discos magnéticos Os discos são divididos em trilhas concêntricas, subdivididas por setores radiais. Esta divisão pode ser feita por hardware ou por software (forma mais usual) e chama-se Formatação ou Inicialização. A formatação apaga o conteúdo anterior do disco.
Formatação: HD UEPA Profa. Márcia Santos MODEM Unidades de
Fita DATA e Meio Pendrive Flash Memory Drive e Meio
CD-ROM, DVD, HD-DVD e
BD (Blu-ray)‏ Drive e o Meio
Disquete HD UEPA Profa. Márcia Santos Memória : Secundária e unidades I/O Curiosidade... Curiosidade... A imagem, de 1956, mostra um disco rígido da IBM que pesava mais de 1 tonelada e tinha capacidade para 5 Mb. Atualmente... By Profa.Márcia Santos
Bye!!!
Full transcript