Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Hospital Pêro da Covilhã

No description
by

Augusto Domingues

on 4 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Hospital Pêro da Covilhã

Assessoria de media Gestão e realização de eventos Relações com a comunidade Comunicação interna Comunicação interpessoal
e espaço de trabalho Para os recém contratados: - Plano de integração;

- Visita ao hospital;

- Conferência em todos os serviços;

- Apresentação, normalmente dirigida por um elemento do conselho de administração: O Centro Hospitalar considera como fundamental a comunicação. A comunicação interna é fundamental entre os serviços e entre os serviços e os utentes; bem como a comunicação exterior, isto é, a relação do hospital com os utentes e os parceiros.


Há uma tentativa no sentido de que a comunicação seja fluida quer internamente quer externamente, daí se ter estruturado um próprio serviço de comunicação e marketing, que organiza toda a comunicação interna e a relação exterior. Comunicação interna e externa do HPC O Centro Hospitalar está a tentar criar espaços de confluência de colaboradores, no sentido de permitir acomunicação, visto que considera que a arquitectura é um patamar importantíssimo para que as pessoas comuniquem.

"É algo que está a ser feito aos poucos". Organização do próprio espaço físico # mensagem de boas-vindas a todos os colaboradores

# esclarecimento de dúvidas mais práticas. Criaram-se então:

- zonas e espaços comuns,

- open spaces e salas de reuniões;

- copas para o almoço e jantar de colaboradores.

- abertura de esplanada no verão para os colaboradores. Material impresso O Hospital dá muita importância ao site e o facebook, que considera as ferranemtas fundamentais para a comunicação externa. Usam ainda com alguma frequência o twitter e o linked in. Usam-nos "sobretudo para algum publico que nos procura para trabalhar, portanto alguns colaboradores, nomeadamente médicos e enfermeiros, eles fazem-nos muitas questões através dessas novas ferramentas de comunicação". Como meios impressos utilizam folhetos e alguns desdobráveis com maior criatividade para comunicações mais momentâneas, por exemplo, no caso da higienização das mãos ou um folheto apropriado para o caso do falecimento de um familiar. Comunicação: feed-back Além das plataformas de comunicação online, que permitem receber e emitir comentários, o Hospital tem distribuídas por todos os pisos e entradas principais do hospital Caixas de Sugestões que são tratadas pelo Gabinete de Utentes.


Nestas caixas são recebidas, em média, 40 sugestões mensais, face às quais o Departamento de Comunicação e Marketing afirma: "... estamos constantemente abertos a sugestões. Temos por politica responder aquelas que temos possibilidade de responder de imediato, porque há questões clinicas que nós efectivamente não respondemos nem o podemos fazer nas plataformas". Domínio do audiovisual Como meio de comunicação interna, utilizam a Intranet, que é uma ferramenta utilizada para comunicação entre as três unidades hospitalares do Centro Hospitalar da Cova da Beira, onde todos os serviços podem comunicar.

Existe uma newsletter que é distribuída a colaboradores e terceiros (com uma tiragem de cerca de 5 000 exemplares por ano).

Está-se a tentar criar também uma revista que deverá servir como ponte de informação para o exterior. que se prevê ter uma tiragem de 2 exemplares por ano. O hospital dispõe de um vídeo institucional que reconhece "antigo" mas nota também não ter meios para a produção de um novo. https://www.facebook.com/photo.php?v=467027170046156&set=vb.311907355558139&type=3&theater Noutros suportes, investem na gravação de Cd's com informação importante para entregar a colaboadores, como médicos estagiários. Hospital Pêro da Covilhã Nova era, novas tecnologias O Serviço de Comunicação e Marketing tem uma conta de e-mail própria para as sugestões. Utiliza também como plataformas online o twitter e o facebook,

Quem mais utiliza a intranet são os colaboradores.


A página do facebook do CHCB conta já com mais de 2000 amigos. O Facebook tem mais utilização que o site e este é frequentemente actualizado com informação sobre os serviços internos e actividades da instituição. Eventos organizados pela entidade É organizado mensalmente um congresso, proposto pelo gabinete de eventos, com uma temática relacionada com algumas áreas ou serviços hospitalares ou relacionada com um dia mundial (como por exemplo, o dia mundial do AVC).

Cada congresso conta, em média, com 100 a 200 congressistas por sessão. Há um esforço para que se associe o Hospital à imagem de um hospital universitário, visto que este é muitas vezes procurado pelas investigações nele realizadas. Gabinete de imprensa O Assessor do Conselho de Administração acumula o cargo de Director do Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos, que lida directamente com tudo o que envolve a comunicação no centro hospitalar. Há, no entanto, um Gabinete de eventos que organiza os eventos, seminários, concertos, entre outros.


A informação passada em assessoria de imprensa ou pelo gabinete de Comunicação passa sempre pelo Presidente do Conselho de Administração. Em casos de emergência todos os membros do Gabinete sabem que normas seguir. A formação de grande parte dos colaboradores já lhe confere preparação, sendo que se tentam realizar na mesma algumas formações de media training. Suportes de comunicação O Serviço de Comunicação dispõe de uma base de dados sobre a comunicação social organizada e actualizada.

Frequentemente são emititdos pelo gabinete comunicados ou notas de imprensa e, em caso de crise, é convocada uma conferência de imprensa, pela voz do Director do Conselho. Este evidência que as instalações do hospital são frequentemente utilizadas pelos media para tratar ou enviar informação. Situação de crise Existe um Dossier de Crise, que regulamenta o procedimento a por em pática em situações problemáticas, pelo que todos os colaboradores sabem como proceder.


Segundo o Director do SCME, os resultados da acessoria de media são controlados pela resposta dada pelos meios de comunicação social, pelo impacto que o hospital tem na sociedade, nos momentos de crise e pela presença continuamente positiva da instituição nos media. Meios internos Os colaboradores conhecem estes resultados pela Newsletter, sendo enunciado aquilo que o Gabinete de Comunicação coloca no exterior. Gestão e realização de eventos
Quando há necessidade de realizar algum congresso sobre um assunto especifico, a organizaçao deste fica a cargo do Gabinente de Eventos.


Os membros deste organizam tudo desde a angariação de patrocínios à realização dos convites às pessoas a quem o evento é direcionado, e tratam ainda dos protocolos (dependendo do tipo de público os protocolos diferem). Gestão e realização de eventos Divulgação de eventos: meios envolvidos Além das plataforma on-line, são utilizados cartazes, folhetos informativos, inscrições on-line, Tentando adaptar-se os meios que disponiveis às necessidades. “Fazer um congresso num hospital publico é totalmente diferente de fazer um congresso num hospital privado”, salienta o director do SCM. O Gabinete de comunicação avalia cada evento, tentando sempre perceber quais foram as vantagens para o hospital, não tanto em termos de receitas mas sim em termos de relações, de ganhos operacionais. Serviço de informação ao público O Hospital dispõe de uma linha directa de atendimento ao público. Nesta entre 50 reclamações/sugestões mensais "possivelmente 10% são reclamações directas, mas tentamos sempre justificar essas reclamações", defende o Director. Financiamento: patrocínios e mecenato
Quando em situações de ausência de financoamento directo, a instituição recorrer ao mecenato ou patrocinio e desenvolve programas que passam desde a recoperação de algumas áreas hospitalares, um patrocínio directo para congresso ou seminários, a aquisição de determinados bens para o hospital e até a entrega de prémios de mérito é, por norma, patrocinada.



O Departamento de Comunicação e Marketing é resPonsável por estas actividades. Estratégias de responsabilidade social Para os seus eventos e acitivades, o Hospital Pêro da Covilhã, convida sempre instituições de solidariedade social, tentando sempre que os seus eventos também tenham uma marca das associações que servem.


Como notam haver já um conjunto de instituições parceiras que lidam com a casa com muita frequencia verificam que a mensagem passada é muitas vezes levada por essas mesmas instituições para o exterior. Augusto Domingues, 28 375 Luís Felicio, 29 059 Vanessa Santos, 29 436 Unidade Curricular:

Docente: Relações Públicas Gisela Gonçalves Trabalho de
Investigação
de Campo O que estará incorrecto
ou em falta neste plano?
Full transcript