Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Recursos de Busca da Internet: Google e seu Universo

No description
by

Bruna da Costa

on 20 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Recursos de Busca da Internet: Google e seu Universo

Recursos de Busca na Internet
Existem tipos básicos de ferramentas de busca na web:os motores de busca e os diretórios .

Os diretórios foram a primeira solução proposta para organizar e localizar os recursos da web,tendo precedido os motores de busca por palavras-chave. Eles organizam os sites que compõem sua base de dados,em categorias,as quais podem conter subcategorias ,ou seja,os sites que recebem uma organização hierárquica de assunto e permitem aos usuários localizar informações, navegando progressivamente ,para as subcategorias.

Como são ferramentas genéricas, voltadas a um público variado,procuram incluir em suas árvores hierárquicas de assunto ,tópicos que são de interesse amplo,desde educação até compras ou informática.



Problemas Relacionados aos Diretórios:
1)O fato dos diretórios retornarem poucos documentos,é vantajoso em algumas situações mas não em outras,pois muita informação importante pesquisada por um usuário pode ficar de fora de uma busca.

2)Existe ainda a possibilidade de erro humano na tarefa de busca e indexação (classificação por categorias) de sites, uma vez que ela é realizada manualmente. Além disso, este processo é considerado lento, justamente por ser manual.

3)A informação obtida nas páginas rastreadas pode não ser completa, porque a indexação de sites está apoiada em fichas construídas a partir das suas próprias páginas, e não sobre o seu conteúdo original.



Buscadores
Ao contrário dos diretórios, os buscadores ou motores de busca não organizam hierarquicamente as páginas que colecionam.Como suas bases de dados são extremamente grandes,podendo alcançar centenas de milhares de itens,permitem aos usuários localizar os itens desejados mediante palavras-chave ou às vezes, em linguagem natural.

Os motores de busca começaram a surgir quando o número de recursos na web adquiriu proporções tais que impediam a sua coleta por meios manuais e a busca apenas através da navegação.

Eles são conjuntos organizados de robôs que rastreiam a Internet em busca de páginas; índices e bases de dados que organizam e armazenam as páginas encontradas; e algoritmos para tratamento e recuperação das páginas. Eles permitem que seus usuários realizem buscas na Internet, principalmente através de palavras-chave.

O grande numero de usuários dos mecanismos de busca,se comparados aos diretórios pode ser explicado principalmente pelo fato dessas ferramentas serem fáceis de usar(consulta por palavra-chave) e serem geralmente rápidas no tempo de resposta ,apesar de consultar milhões de páginas em seu banco de dados para selecionar um resultado.

Como esses mecanismos de busca realizam rastreamento e indexação de forma automática, conseguem armazenar grande quantidade de páginas . Isto, na maioria das vezes, significa mais informações sobre as quais seus usuários realizam pesquisas. A atualização das informações no seu banco de dados também é considerada mais eficiente.







Os mesmos robôs que fazem o processo de rastreamento também fazem a indexação. Indexação é o tratamento dado a uma página rastreada, antes que esta seja armazenada. Este tratamento irá auxiliar na futura localização desta página pelo mecanismo de busca.À medida que os robôs vão rastreando a Internet,as páginas encontradas vão sendo armazenadas em seus discos rígidos.

O armazenamento por sua vez ocorre por meio de um banco de dados que o mecanismo de busca utiliza para guardar os sites rastreados e indexados. Observe abaixo uma visão geral dos mecanismos de busca.










Rastreamento
Metamotores
Os metamotores de busca são motores que pesquisam a informação de
vários motores de busca simultâneamente, isto é, ao realizar uma
pesquisa sobre um determinado assunto, o metamotor de busca irá mostrar os resultados de todo o conjunto de motores de busca como o Google, Yahoo, Bing, Ask, entre outros.

Contrariamente aos motores de busca tradicionais como o e
,os metamotores de busca não possuem a sua própria base de dados, apenas recolhem os resultados de outros motores de busca e fundem-nos. A sua grande vantagem é a supressão de links repetidos, por se encontrarem armazenados em mais que um motor de busca, no entanto existem outros que ordenam os resultados de forma a apresentarem o os que melhor se adequam aos termos de pesquisa usados, ou organizam-nos por categorias.


Embora possam parecer muito interessantes para obter respostas
aindamais completas, a verdade é que, porque os motores de pesquisa
têm sintaxes de interrogação específicas e discrepantes, os
metamotorestendem a escolher o máximo denominador comum em
termos de sintaxe, o que lhes faz perder muita informação e
especificidade. 

Mesmo assim, a sintaxe de interrogação dos metamotores é
frequentemente algo mais complexa do que a dos motores simples.
Além disso, podem não dispor de funções sintácticas de interrogação de
que apenas dispõem alguns motores de pesquisa, pelo que não é possível interrogá-los tão especificamente.

As páginas são rastreadas (visitadas ) e organizadas(indexadas e armazenadas) por assunto. A pesquisa também é realizada por assunto.Ao realizar uma pesquisa, o usuário escolhe uma categoria de seu interesse ,e faz o mesmo nas subcategorias que encontrar, até chegar a uma lista de documentos relacionados aos assuntos que procura.

Este tipo de ferramenta é mais eficiente que os mecanismos de busca em duas situações:

1)Quando seu usuário não tem certeza do que exatamente procura ou busca por palavras com múltiplos significados.Neste caso,os diretórios possuem categorias e subcategorias a partir de sinônimos,referências cruzadas e relações entre os assuntos.

2)Quando seu usuário pesquisa por termos muito comuns,isto é,que normalmente estão associados a um grande número de páginas da Web.Neste caso, a localização dos resultados em uma pesquisa normalmente é mais fácil,porque o número de links para documentos que o usuário normalmente encontra, após percorrer várias subcategorias, é menor, se comparado aos resultados dos mecanismos de busca.O diretório mais conhecido da Internet era o ( http://br.cade.yahoo.com), no entanto, tal serviço não é mais disponibilizado.

Exemplos de Diretórios
http://www.dmoz.org/docs/en/about.html

http://www.artigos.com/artigos/#.U3Q5-PldUgV

Alguns Metamotores de Busca...
Metacrawler

ixquick

Findloo

Dogpile


Kartoo
: Seus Fundadores
Nasceu em 26 Março de 1973, na cidade Lansing, Michigan.

O pai de Lawrence Edward Page recebeu em 1965 o diploma de Ph. D em ciência da computação, sua mãe possuía mestrado em ciência da computação e era consultora de banco de dados. Seu irmão mais velho Carl Jr. viveu e trabalhou no Vale do Silício, estudou na Universidade de Michigan também se tornou um empresário de Internet.

Larry em 1995 se graduou em engenharia da computação na Universidade de Michigan.

Larry é um membro do comitê da consulta nacional (NAC) para a Universidade de Engenharia de Michigan, foi reconhecido como o inovador do ano pela revista Research and Development Magazine, e foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia Norte Americana.

Em 2002, foi nomeado Líder Global para o Amanhã pelo Fórum Econômico Mundial.

Segundo a revista Forbes, em 2005, e com apenas 32 anos, Larry Page já tinha uma riqueza estimada em 10,2 bilhões de dólares, tornando-se o 4º homem mais rico do mundo. Em 2010, de acordo com a mesma fonte, o diretor, com 36,5 bilhões, já assume a 24ª posição do ranking, juntamente com Sergey Brin.

Larry é um agente fiduciário da diretoria do X PRIZE e em 2004, ao lado de Sergey, recebeu o Prêmio Marconi.

Em 2012 a Revista Forbes classificou Larry Page como a 3° pessoa mais rica do mundo, com 55,7 bilhões de dólares.
Nasceu em 21 de Agosto de 1973, em Moscou, Rússia.

Sergey Mihailovich Brin chegou aos EUA quando tinha apenas 6 anos de idade, sua família estava se refugiando do anti-semitismo na União Soviética em procura de oportunidades e liberdade. Freqüentou a escola pública Eleanos Roosevelt, na periferia de Washiton, DC. Ele era um “gênio da matemática, completou seus estudos do curso superior aos 19 anos, gabaritou todos os dez exames necessários para o doutorado na primeira.

O pai Michael Brin foi professor de matemática na Universidade de Maryland. A mãe de Sergey também tinha uma formação superior ela foi cientista do Centro Goddard de Vôo Espacial da NASA.

Brin, se graduou ano no de 1993 em Matemática e Ciência da Computação com mérito na Universidade de Maryland, seguindo para a pós-graduação em Stranford, Sergey aproveitou para conhecer uma diversidade de matérias que o interessavam.

Atualmente está afastado do programa de doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Stanford, onde obteve seu título de mestre.

Em 2012 a Revista Forbes classificou Sergey Brin como a 24° pessoa mais rica do mundo, com 18,7 bilhões de dólares.2
Em 1995-1996 Larry e Sergey iniciaram uma parceria para o desenvolvimento de um mecanismo de pesquisa chamado Backrub. Este passou a operar na Universidade de Stanford durante mais de um ano, porém acabava por usar uma largura de banda excessiva à qual possuía a Universidade

Em 1996 Larry e Sergey se mudaram para o prédio que Gates da Microsoft ajudou a construir com uma doação 6 milhões de dólares o CENTRO DE COMPUTAÇÃO WILLIAM GATES dentro da Universidade de Stanford.

Em 1997 a dupla renomeou o mecanismo de busca para Google - um trocadilho com a palavra "googol", de 10 elevado a 100, o que reflete a missão da dupla em organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações.

O prédio testemunhou o trabalho árduo da dupla que passava horas e dias a fio trabalhando no escritório Gates 360 em projetos em comum como a construção de um rack de computador com peças de lego, discussões desafiadoras sobre filosofia e computadores.

Assim como Brin e Page, John Hennessy - Presidente da Universidade de Stanford, andava frustrado com o AltaVista, a melhor ferramenta de busca até então. Enquanto o AltaVista fazia um bom trabalho vasculhando toda a Internet, não funcionava bem na hora de ordenar os resultados. Hennessy recorda ter ouvido que criadores de uma nova ferramenta de busca dentro do campus conseguiram, através de uma nova fórmula matemática conhecida como PageRank, chegar a uma maneira de mostrar aos usuários os resultados mais importantes de uma busca quase que instantaneamente.
Trabalho Árduo em Stanford
Hennessy digitou seu próprio nome na caixa de busca do Google para ver o que aconteceria. O primeiro resultado que apareceu foi a Universidade de Stanford [...] Isso não aconteceu com as outras ferramentas de busca, como o Altavista.

Para aprimorar os serviços de busca e outros relacionados, o Google executa programas patenteados e personalizados em centenas de milhares de máquinas que ele também vende. Não existe palavra que descreva essa junção entre hardware e software em uma escala tão grande; por isso, foi batizado "Googleware".

Trabalhando juntos, esses computadores personalizados conduzem rapidamente as buscas, partindo as perguntas em pedacinhos. Esses pedacinhos são processados simultaneamente, comparando-os a cópias da Internet que foram pré-listadas e organizadas.

O hardware seria o fator-chave para que se fosse possível fazer buscas com eficiência.

Oferta do Google...
O Yahoo!, o AltaVista e outras empresas foram abordadas pela Universidade de Stranford, mas nenhuma se interessou pela ferramenta Google, na época a oferta era de US$1 milhão. Com isso, Larry e Page, deixaram o doutorado e abriram a empresa. No ano de 2004, por meio de uma oferta pública o Google deixou de ser particular, o valor inicial das ações eram de US$ 85.
Os Segredos do Google...
Propaganda e o Sistema de Leilões
O Google exibe somente anúncios de texto direcionados por palavras-chave. Isso significa que você não verá o anúncio a não ser que esteja buscando por informações sobre aquele tópico específico. E por não existirem banners animados competindo pela sua atenção, os anúncios de texto são lidos com cuidado pelos usuários, que, com freqüência, acham que eles são tão valiosos quanto os próprios resultados de busca
Polêmicas...
Invenção da empresa Overture (comprada pela Yahoo! e rival do Google)

A empresa Yahoo! entra com um processo judicial contra o Google por causa do sistema de leilões.

Os lances são feitos por palavras-chave

O sistema do Google era hierarquizar os anúncios baseados em lances dos anunciantes e a freqüência que um anúncio é clicado pelos usuários.

A Yahoo!, Por outro lado, garantia que as empresas com os lances mais altos para um determinado termo ficariam no topo da lista de anúncios patrocinados.

Melhorias no Serviço de Busca
Você quis dizer "XXX"?
Encontrar números de telefones a partir do nome da pessoa e do CEP

O Filtro SafeSearch foi desenvolvido por Matt Cutts, que lutava contra pornografia indesejada no Google. Em oposição a isso está o lucro do Google com a venda de anúncios relacionados a conteúdo sexual. Pornografia, dentro de certos limites, é protegida pela Primeira Emenda nos Estados Unidos. Em países onde a pornografia online é banida, incluindo Alemanha e Índia, o Google e a Yahoo! Obedecem às regras locais.

Digitar certas expressões como "Pornô” e “XXX” mostrarão sites e imagens com conteúdo pornográfico, porém ativando o SafeSearch, resultará em nenhum documento existente.
Sem Filtro
Com Filtro
A Polêmica do Gmail...
O Google queria criar um e-mail com um grande espaço de armazenamento e com um sistema de buscas integrado.

O Gmail surgiu de experimentos que envolviam o uso de anúncios para o público-alvo.

O Gmail gerou ataques ao Google, pela invasão de privacidade, a idéia de o eles colocariam anúncios baseados no conteúdo de cada mensagem aterrorizou muita gente nos EUA.
Trecho do Documentário sobre a História do Google
: Produtos e Serviços
Existentes até agora...
www.google.com/adsense/
adwords.google.com/
google.com/analytics/
answers.google.com/
base.google.com/
blogsearch.google.com/
books.google.com/
www.google.com/bookmarks/
google.com/calendar/
catalogs.google.com/
code.google.com/
deskbar.google.com/
desktop.google.com/
www.google.com/dirhp
earth.google.com/
finance.google.com/
groups.google.com/
images.google.com/
labs.google.com/
local.google.com/
maps.google.com/
www.google.com/mars/
mobile.google.com/
moon.google.com/
www.google.com/movies?q
news.google.com/
pages.google.com/
www.google.com/reader/
scholar.google.com/
www.google.com/sms/
talk.google.com/
www.google.com/transit
toolbar.google.com/
www.google.com/translate_t
www.google.com/trends
video.google.com/
webaccelerator.google.com/
www.google.com/alerts/
www.google.com.br/blogsearch
https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR
checkout.google.com/?hl=pt-BR
www.google.com/doodles/
www.google.com.br/shopping
https://mail.google.com/?hl=pt-BR
www.google.com/googlenotebook/
Disponível para Download
www.orkut.com/?hl=pt-BR
www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt
O Google na Prática...
Buscadores da Internet: Breve Histórico
1990 - Anteriores à World Wide Web

Archie

WAIS ( Wide Area Information Server)

Gopher

1994- 1996

ALIWEB ( Archie Like Indexing for the Web) - 1993

Web Crawler - 1994

Lycos - 1995

Excite - 1994

Altavista - 1996

Google - 1996

...Calma, nós iremos demonstrar!!
UFA!!! Agora Acabou!!!
E...Por hoje é só, pessoal!!
O Time Agradece a sua Googol paciência!!!
Time :

Bruna da Costa

Priscila Galdino

Yara Cristina Pereira
Agora, um pequeno resumo de tudo o que foi falado até agora!!!
e seu universo
Recursos de Busca da Internet:
Esse é Larry Page
Esse é Sergey Brin
Disponível para Download.
play.google.com
Vincuilado ao Google Maps
Vinculado ao Google Maps
Vinculado ao Google Earth
Vinculado ao Google Earth
Alguns preferem o Youtube...
Alguém AINDA usa o Orkut?
É o Google Shopping, Gente!!
Alguns ainda preferem o Yahoo! Answers...
Vinculado ao Google Shopping
Para publicar um anúncio com o Adsense, é preciso se cadastrar no Adwords
Disponível para Download
Disponível para Download
O site foi descontinuado em 15/10/2011
Vinculado ao Orkut
Em julho de 2012, o Google Notas foi descontinuado, e todos os dados de notas foram para o Google Docs
docs.google.com/?hl=pt-BR
Vinculado ao Gmail
Disponível para Download.
Full transcript