Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

radio

@
by

Wellington Amorim Teotonio

on 5 September 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of radio

Evolução das Tecnologias:
Camila Alves de Alcantara,
Antonio Fernandes Junior,
Wellington de Amorim Teotonio.
Sabemos que o Radio é um sistema de comunicação usando ondas electromagnéticas que se propagam pelo espaço. Usam-se ondas radiofónicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para diferentes finalidades. O Rádio de inicio foi usado na Primeira Guerra Mundial e depois foi comercializado e ganhou o gosto do povo.
A TV surgiu melhorando a forma de transmissão de conteudo, foi muito bem recebida pela população que adorou ver pessoas atraves de uma caixa, logo depois veio a TV em cores e estamos atualmente na era digital. Atraves de satélites podemos assistir a televisão sem aqueles chuviscos.
Apesar dos russos terem sido os primeiros a lançarem um satélite espacial, durante a história vemos que eles foram deixados para tras pelos EUA que usaram toda a sua influencia e recursos para dominarem o espaço.
HISTORIA DO RÁDIO. Disponível em: http://www.microfone.jor.br/historia.htm. Acesso em 29/06/2013.

Fernando Rebouças. HISTORIA DO RÁDIO NO BRASIL. Disponivel em: http://www.infoescola.com/comunicacao/historia-do-radio-no-brasil/. Acesso em: 28/06/2013.

HISTORIA DO RÁDIO. Disponivel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-radio/historia-do-radio.php. Acesso em: 30/06/2013.

HISTORIA DO RÁDIO. 2006. Disponivel em: http://srhistoria.blogspot.com.br/. Acesso em: 30/06/2013.

RÁDIO (COMUNICAÇÃO). Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_%28comunica %C3%A7%C3%A3o%29.Acesso em: 30/06/2013.

HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA. Disponivel em: http://www.microfone.jor.br/ historiadaTV.htm.Acesso em: 30/06/2013.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
TELEVISÃO. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o. Acesso em: 30/06/2013. Acesso em: 29/06/2013.

HISTÓRIA DA TELEVISÃO. Disponivel em: http://www.tecmundo.com.br/projetor/2397-historia-da-televisao.htm. Acesso em: 29/06/2013.

SATELITES ARTIFICIAIS. Disponivel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_artificial. Acesso em: 29/06/2013.

VSAT. HISTÓTIA DOS SATELITES. 2002. Disponivel em: http://www.gta.ufrj.br/grad/02_2/vsat/historia.htm. Acesso em: 29/06/2013.
Considerações finais
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Introdução
Rádios, Televisões e Satélites
ROTEIRO
INTRODUÇÃO
EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS:
RÁDIO,
TELEVISÃO,
SATÉLITE
CONCIDERAÇÕES FINAIS
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1863 Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas.

1887 O princípio da propagação radiofônica veio através de Hertz. Ele fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".

A industrialização de equipamentos ocorreu com a criação da primeira companhia de rádio, fundada em Londres por Guglielmo Marconi.

Roberto Landell de Moura - Um Padre-cientista gaúcho nascido em 1861, construiu diversos aparelhos importantes para a história do rádio.
Até então o rádio usava exclusivamente "telegrafia sem fio";

Já em 1890 o padre-cientista Landell de Moura previa em suas teses a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser".

1893 - Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas.

Em 1896 Marconi já havia demonstrado o funcionamento de seus aparelhos e percebeu a importância comercial da telegrafia.

1897 Oliver Lodge inventou o circuito elétrico sintonizado, que possibilitava a mudança de sintonia selecionando a freqüência desejada.
Teleauxiofono ----------------- (telefonia com fio)
Caleofono ---------------------- (telefonia com fio)
Anematófono ------------------ (telefonia sem fio)
Teletiton ----------------------- (telegrafia fonética, sem fio)
Edífono ------------------------- (destinado a decificar e depurar
as vibrações parasitas da voz
fonografada, reproduzindo-a ao
natural.
1916 - Lee Forest instalar a primeira "estação-estúdio" de radiodifusão, em Nova Iorque.

1919 - Inicio da "era do rádio".

Após a Primeira Guerra Mundial sobrou um grande estoque de rádios.

1921 - Nos EUA eram 4 emissoras, mas no final de 1922, os americanos contavam 382 emissoras.

1922 - A primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, foi o dircurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, em 7 de setembro de 1922.
RADIO
TELEVISÃO
SATELITES
O "pai do rádio brasileiro" foi Edgard Roquete Pinto. Ele e Henry Morize fundaram em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

No dia 30 de novembro 1923 é criada a Sociedade Rádio Educadora Paulista - PRA-E.

1931 - É fundada a PRB 9 - Rádio Record de São Paulo.

No início dos anos 30 o Brasil já tinha 29 emissoras de rádio, transmitindo óperas, músicas e textos instrutivos.
1932 - O Governo de Getúlio Vargas autoriza a publicidade em rádio.
Ademar Casé estreia seu programa na Rádio Philips.

1933 - O americano Edwing Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da RCA.

1934 - Criada a Rádio Difusora, apelidada de "Som de Cristal", onde surge o termo "radialista", inventado por Nicolau Tuma.

1939 - O americano Edwin Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, New Jersey.
1939 - O americano Edwin Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, New Jersey.

Henrique Foréis Domingues. Fez sucesso nas décadas de 30 e 40 com o primeiro programa de auditório do rádio barsileiro, chamado "Caixa de Perguntas".

Na década de 40:
"Grande Jornal Falado Tupi", de São Paulo.
O humorista Chico Anysio começou no rádio, produzindo e apresentando programas, entre eles a "Rua da Alegria", na Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

1941 - transmissão da primeira rádio novela do País, era a novela "Em Busca da Felicidade" . Depois veio "O Direito de Nascer".

1942 - Abelardo Barbosa na Rádio Difusora Fluminense. A partir de então ficou conhecido como Chacrinha, pois a emissora ficava numa chácara em Niterói.
1946 - Surgem os gravadores de fita magnética, dando maior agilidade ao rádio.

1948 - Na Rádio Nacional faz sucesso o programa "Balança mas não cai".

No dia 1º de abril, em algum ano próximo à Copa de 1950, o locutor esportivo Geraldo José de Almeida, da Rádio Record, irradia um jogo inteiro do time do São Paulo, que estava excursionando pela Europa. No final da partida um resultado que chocou os torcedores: o São Paulo havia perdido por 7 X 0. No dia seguinte a Rádio Record anuncia que tudo não passou de uma farsa. O jogo nem tinha acontecido. Era brincadeira do dia da mentira.

1953 - A cantora Emilinha Borba, que começou na Rádio Cruzeiro do Sul, foi consagrada a "Rainha do Rádio", na Rádio Nacional, em 1953.

1967 - Criado no dia 25 de fevereiro o Ministério das Comunicações.
Hoje veremos a história da comunicação elevisão e Satélite:
O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radiorreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM.
A evolução da televisão se deu devido ao surgimento do satelite que permitiu a transmissao de noticias, novelas, filmes e desenhos para todo o mundo.
A idéia dos satélites de telecomunicação apareceu pouco depois da segunda guerra mundial pelo então oficial de radar Arthur C. Clarke, mais tarde conhecido por seus livros de ficção científica. A idéia original propunha no seu artigo enviado à revista Wireless World a colocação em órbita de três repetidores separados de 120o sob a linha do equador a 36000 Km de altitude (geoestacionário). Estes repetidores teriam a finalidade de realizar a comunicação de rádio e televisão a toda parte do globo. Apesar de Clarke ter formalizado a idéia sugerindo o seu uso na área das comunicações, Newton já havia sugerido em seu livro ‘Philosophie naturalis principia mathematica’ o lançamento de um satélite artificial através de um canhão.
Radiotelegrafia, bastante utilizada por volta dos anos de 1975. Após o advento da digitalização, a transcepção via código morse caiu em desuso comercialmente e militarmente, embora ainda existam utilizadores da radiotelegrafia.

Radiotelefonia ainda utilizada, porém em outros modos, por exemplo, os telefones celulares são modos de radiotelefonia.

Radioemissora não é necessariamente radiodifusão, ou radiocomunicação. Uma radioemissora pode emitir sinais de rádio para os mais diversos fins, desde militares até industriais.

Radiocomunicação é a modalidade mais utilizada.

Radiogoniometria é uma modalidade de radiolocalização. Um radiogoniômetro localiza uma emissão de radiofrequência de qualquer modalidade.

Radiolocalização é uma forma de radiogoniometria. Um radiofarol, por exemplo, sendo um radioemissor, emite sinais que são recebidos por um radiogoniômetro, que tendo um sistema monodirecional de recepção, faz a triangulação da emissora, localizando-a com precisão.
1935 - Acontece na Alemanha, a primeira emissão oficial de TV.

1936 - Em Londres é inaugurada a estação de TV da BBC.

1938 - Início da televisão na Rússia.

Em 1959 estréia na Televisão. É criado o "Cassino do Chacrinha".

1950 - A TV BBC de Londres realiza a primeira transmissão de imagens para além do Canal da Mancha.

É inaugurada oficialmente a primeira emissora de televisão brasileira: TV Tupi de São Paulo, no dia 18 de setembro 1950.

1951 - É inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro.
1951 - É inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro.

1954 - Inventada em 1940 por Peter Goldmark a TV a cores entra em funcionamento.

1965 - Inauguração do MIS - Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro

1951 Já no ano seguinte a inauguração existiam, aproximadamente, 7 mil aparelhos de televisão entre São Paulo e Rio de Janeiro.
20 de Janeiro a TV Tupi do Rio de Janeiro inicia suas operações.
"Sua vida me pertence", a primeira telenovela brasileira, vai ao ar.

14 de Março 1952 a TV Paulista, canal 5 de São Paulo, pertencente as Organizações Victor Costa, é inaugurada.
"TV de Vanguarda", o primeiro e mais importante teleteatro da TV brasileira,
"Clube dos Artistas", único dos programas pioneiros a ficar no ar até 1980
"Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Monteiro Lobato, escrita por Tatiana Belinky e dirigida por Júlio Gouveia.
1953 Na TV Paulista vai ao ar o primeiro "circo" na TV: "Circo do Arrelia", que depois foi apresentado pela TV Record; e "A Praça da Alegria", apresentada por Manoel de Nóbrega.

1954 O primeiro seriado produzido no Brasil vai ao ar o "Capitão 7".

Em 18 de Setembro de 1955, marco importante para a TV Brasileira, primeira transmissão do jogo Santos X Palmeiras, na Vila Belmiro, pela TV Record.

"O Céu é o Limite", de J. Silvestre, precursor de todos os programas de perguntas e respostas da TV brasileira.

TV Record a "Grande Gincana Kibon", em 17 de Abril 1950, ficando no ar por 16 anos.

No dia 15 de julho foi inaugurada a TV Rio, de João Batista do Amaral e Paulo Machado. Em 8 de setembro é inalgurada a TV Itacolomy de Belo Horizonte.
A TV no Brasil crescia muito já em 1956 as três emissoras de TV de São Paulo arrecadavam mais que as treze emissoras de rádio. E ja atingia a cerca de um milhão e meio de telespectadores em todo o Brasil.

"Poliana", a primeira telenovela infantil;

Transmissão interestadual do jogo Brasil x Itália, direto do Maracanã no Rio de Janeiro para São Paulo.

Em 11 de dezembro 1957, começam as transmissões para o interior de São Paulo.

1958 Pela primeira vez no Brasil é usado o videoteipe. Os capítulos das telenovelas podiam ser gravados, diminuindo erros de texto, menor custo e possibilitando a exibição de capítulos diários.
Em 1960 já existiam 200 mil aparelhos receptores de televisão.

Com a inauguração de Brasília, o governo começa a investir nas transmissões à distância,

Transmitindo 1.200 km, com 7 torres de transmissão.

A TV Cultura junto com a Secretaria de Educação de São Paulo colocam no ar o primeiro Telecurso, preparando candidatos para o exame de admissão ao ginásio.

É criado o Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL).

É inaugurada a TV Gaúcha, em Porto Alegre.

Na TV Paulista, Sílvio Santos faz sua estréia com o programa dominical "Vamos Brincar de Forca ?",
Com a Ditadura de 64 vieram a censura e os seriados americanos: "Batmasterson", "Bonanza", "A Feiticeira", "Perdidos no Espaço", "Papai sabe tudo" etc.

A TV Excelsior do Rio é inaugurada, criando a linha de shows.

"1º Festival da Música Popular Brasileira" - 1965
"2º Festival de Música Popular Brasileira" - 1966

Silvio Santos passa a ter seis horas de duração.

1968 O lançamento da nave espacial Apollo IX é transmitido, via satélite pela TV Globo.
1969 A TV Cultura passa ao controle da Fundação Padre Anchieta, Centro de Rádio e TV Educativa do Estado de São Paulo.

O Brasil inaugura a Estação Terrena de Tanguá e a Estação Rastreadora de Itaboraí. Através delas foi possível a transmissão da chegada do homem à Lua pela TV Globo.

1º de Setembro 1969, estréia o "Jornal Nacional", da Rede Globo,

Após 16 pedidos de falência, em 1969, a TV Excelsior e a emissora é extinta, depois de 10 anos no ar.

Censo de 1970 aponta o número de aparelhos de televisão chegou a 4 milhões de lares, atingindo, aproximadamente, a 25 milhões de telespectadores.

1971 Começa a preparação para a implantação da Tv a cores.

Em 31 de Março 1972 acontece a primeira transmissão a cores da TV brasileira: a Festa da Uva de Caxias do Sul / RS.
A TV Globo é a mais adiantada na implantação das imagens coloridas.
1973 ao ar pela primeira vez o programa "Fantástico",

"O Bem Amado" da TV Globo foi a primeira novela colorida.

1974 "João da Silva", a primeira telenovela educativa, vai ao ar. Ela foi realizada pela TV Cultura de São Paulo.

1976 Inaugurada em janeiro a TV Studios (TVS), posteriormente (SBT), de propriedade de Sílvio Santos.
"Programa Silvio Santos" deixa a Rede Globo, em Agosto, e passa a ser transmitido pela Rede Tupi e TVS.
Roberto Marinho recebe o prêmio internacional Emmy, como Homem Destaque da Televisão.

1977 "Sitio do Pica-Pau Amarelo", telenovela infantil da Globo.

1978 Telecurso 2º grau, produzido pela Fundação Roberto Marinho e Fundação Padre Anchieta, vai ao ar é torna-se o programa educativo de maior sucesso na TV brasileira.
1980 Final da censura oficial ao telejornalismo (3 de fevereiro).

Em 14 de Julho, sai do ar a primeira emissora inaugurada no país: a TV Tupi.

Início das operações do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão.

1982 A Rede Globo possui 42 estações afiliadas e 5.500 funcionários. O SBT com 22 emissoras afiliadas e 2.500 funcionários.

1983 Inaugurada a Rede Manchete, com equipamentos de última geração, apresentando filmes e séries premiadas, numa programação voltada para as classes mais altas.

A TV Digital, implantada há pouco tempo, difere em vários aspectos da analógica, utilizada desde 1920. A principal diferença está na qualidade da imagem, som e interatividade
Por ser transmitida via satélite, as ondas que seu televisor recebe dificilmente sofrem interferências, desta forma os famosos chuviscos e “fantasmas” viraram coisa do passado.
Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro corpo celeste.

Até hoje já foram efetuados milhares de lançamentos desses corpos ao espaço, mas a maioria já está desativada.

As primeiras ideias sobre satélites surgiram no século XVIII com as teorias sobre gravitação de Isaac Newton.

Com base em diversos estudos e testes, foi lançado pelos soviéticos em 1957 o primeiro satélite artificial da história, o Sputnik 1.

A principal vantagem da utilização dos satélites é a cobertura global que podem oferecer.
Grande parte dos satélites operacionais em órbita são destinados a telecomunicações, por meio da transmissão de sinal de TV, rádio, ligações telefônicas e outros serviços.

Dependendo da função, os satélites são colocados em órbitas de diferentes altitudes e formatos.

Os satélites de comunicação, por exemplo, encontram-se principalmente na órbita geoestacionária, a uma altitude de cerca de trinta e seis mil quilômetros,

satélites que fotografam a superfície do planeta ficam entre cem e duzentos quilômetros acima da superfície.

Por vezes é possível observar um satélite a olho nu quando este reflete a luz solar, o que faz com que pareça uma estrela vista da Terra.

A lua e outros planetas do sistema solar possuem satélites artificiais em órbita, enviados para estudar as características físicas desses.
Um exemplo importante é o subsistema de energia, responsável por distribuir a energia captada nos painéis solares e transformada em energia elétrica para todos os outros sistemas.

Geralmente os foguetes possuem três estágios:
1º estágio o foguete e o satélite, que pesam centenas de toneladas.
2ª estágio, que é um foguete menor, queima seu combustível para que se chegue à órbita desejada
3º estágio contém uma espécie de cápsula onde está o satélite.

O local de lançamento é um fator essencial. Quanto mais próximo o centro de lançamento estiver da linha do Equador, maior será o "impulso" para o foguete.

Mais de 40 países possuírem satélites em órbita, mas somente oito deles possuem capacidade de lançamento. Rússia, Estados Unidos, China, França, Índia, Japão, Israel e Irã.

Em 1958, o satélite americano SCORE (Equipamento de Retransmissão do Sinal de Comunicação) foi o primeiro a transmitir uma mensagem de volta para a Terra,
Em 1960, a empresa estadunidense AT&T pediu permissão para lançar um satélite experimental

A Radio Corporation of America (RCA) também tinha projetos para colocar satélites em órbita.

AT&T saiu-se na frente e lançou, com o apoio da NASA, o Telstar 1 em 1962, que permitiu a transmissão de ligações telefônicas e de dados entre a Europa e a América do Norte.

1962, o primeiro satélite feito com uma cooperação internacional entre Reino Unido e Estados Unidos (o Ariel 1) foi colocado em órbita. No mesmo ano, ainda, foi lançado o primeiro satélite canadense, o Alouette 1.
Em 1963 foi criada pelo congresso americano a COMSAT (Corporação de Satélites de Comunicação) que visava fornecer serviços internacionais por meio de satélites e gerenciar os satélites americanos.

Somente em 1964 foi colocado o promeiro satélite em órbita geoestacionária, o Syncon 3.

No mesmo ano, ainda, foi criada a Intelsat, um consórcio entre quinze países para utilização de satélites para comunicação,

O Intelsat I foi o primeiro satélite de comunicação em órbita geossícrona,

Em 1965 A União Soviética, colocou o satélite Molniya,

Intelsat aumentava sua rede de satélites, o que possibilitou a transmissão no dia 20 de julho de 1969 da Apollo 11 com três astronautas.

No ano de 1985 foi lançado o primeiro satélite brasileiro e latino americano, o BrasilSat A1, que foi feito para durar oito anos, mas permaneceu em serviço por dezessete.
Desde então o lançamento de satélites ao espaço continua crescendo e países de todos os continentes possuem satélites artificiais em órbita, o que impulsiona o mercado de comunicações global.

A Intelsat, que já possuía representantes de 143 países, foi privatizada numa votação unânime.

Em 2009 ocorreu a primeira colisão registrada entre dois satélites (o russo Kosmos-2251 e o americano Iridium 33) que aconteceu a cerca de 800 quilômetros sobre a Sibéria, na Rússia.

Até 2009 já foram mais de 4 900 lançamentos e somente seis por cento dos satélites que continuam em órbita estão em funcionamento.

Os satélites de comunicação são utilizados para a transmissão do sinal de rádio, televisão e telefone, além da comunicação entre aviões e navios por todo o mundo.

Como as ondas eletromagnéticas viajam em linha reta, a curvatura da Terra não permite que duas regiões distantes do globo se comuniquem diretamente. Por isso, é usado o satélite que o redireciona para outras regiões,
Geralmente esse tipo de satélite se encontra em órbita geoestacionária, a uma altitude de 35 700 quilômetros, o que permite que um mesmo satélite fique sobre uma mesma região durante o dia todo.

O TerreStar-1 foi lançado com sucesso em julho de 2009 na Guiana Francesa por um foguete Ariane V, fabricado pela EADS (European Aeronautic Defence and Space Company).

Com uma vida útil de 15 anos, o TerreStar-1 proporcionará comunicações seguras a governos em casos de emergência, comunidades rurais e a empresas, utilizando um espectro de rádio a 2 GHz (S-Band) para transmitir voz, dados e vídeo a terminais satélites terrestres do tamanho de um telefone móvel.
Profº: Aludson
Full transcript