Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

BATERIA DE ALUMINIO

No description
by

Carolina Bittencourt

on 6 June 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of BATERIA DE ALUMINIO

A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos. A energia gerada em uma reação química pode ser convertida em energia elétrica. No caso de nossa experiência a reação ocorre entre o alumínio da lata, o oxigênio do ar e a água, onde o sal e cobre são catalisadores, ou seja, ajudam no processo, mas não participam da reação. Os metais mais reativos (com maior tendência em ceder elétrons) doam elétrons para os menos reativos (com menor tendência em ceder elétrons) de forma espontânea.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de integrar os conhecimentos adquiridos durante o semestre. Neste trabalho aprendemos como produzir energia a partir de uma reação química. A experiência serve para demonstrar a energia produzida com materiais simples, para assim entender este processo que ocorre durante a reação química. Analisando as reações químicas que envolvem eletricidade e a reatividade química de alguns metais.
JUSTIFICATIVA
O que ocorre é uma reação química entre o alumínio da lata e o oxigênio do ar e aguá. O sal e o cobre não fazem parte dessa reação, mais ajudam. O sal torna a água boa condutora de energia. Quando o sal é dissolvido na água os íons esentes são separados. O oxigênio do ar estimula os elétrons a se movimentarem gerando uma corrente elétrica. Então no alumínio ocorre a oxidação ( perda de elétrons) e no cobre ocorre a redução (ganho de elétrons). O cobre serve como condutor de corrente elétrica que vai passando de bateria em bateria até formar uma corrente elétrica forte para ligar algo.
Quando a água sanitária é adicionada, a bateria passa a usar principalmente o oxigenio da agua sanitária um constituinte menor,são reduzidos. Com o uso do oxigênio a água sanitária processa-se mais rapidamente, gerando mais elétrons por unidade de tempo e, portanto, maiores correntes.
COMO GERA A ENERGIA
Junto com o aumento da população mundial e com o crescimento da indústria, aumenta também a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido a grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.
Desta forma estudamos um projeto onde desenvolveríamos algo importante e eficaz, utilizando o método de reciclagem, e contribuindo com o meio ambiente, assim foi encontrado uma forma de produzir a mesma energia gerada em pilhas e baterias, com materiais reciclados.
É VANTAJOSO RECICLAR?
BATERIA DE ALUMINIO
OBJETIVO GERAL
Mostrar uma forma de produzir energia elétrica, de modo que pudéssemos reaproveitar resíduos deixados pela ação do homem, como o alumínio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Aprimorar os conhecimentos sobre este assunto;
• Produzir energia elétrica a partir de materiais que usamos no nosso dia a dia;
• Aprender os processos de produção de energia e como ela se forma durante uma reação química;
• Demonstrar esta energia ligando uma cata vento.

OBJETIVOS
Ausência de gases poluidores.
Elementos com baixo impacto ambiental.
Vida útil é um fator positivo. A bateria ira manter uma tensão enquanto houver reagentes, nesse caso alumínio e cobre.
O custo beneficio da bateria e seu funcionamento mostrou-se positivo tanto no aspecto econômico(materiais simples) como do ponto de vista físico-químico (altos valores obtidos, portabilidade, e durabilidade). Alem de ser feito com materiais caseiros, que são frenquentimentes utilizados por nos e que ao final são descartados.
PROCEDIMENTO
VANTAGENS
• Colocar de forma linear as cinco latinhas de alumínio;
• Enrolar um metro de fio de cobre desencapado no papel toalha e depois enrolar o papel toalha para que o cobre não encoste no alumínio, deixando a ponta para cima;
• Furar as latas onde ficará enrolado o fio de cobre;
• Acrescentar dentro da lata de alumínio o sal, a água e a água sanitária;
• Misturar a solução;
• Colocar o fio de cobre enrolado no papel toalha dentro da lata, cuidando para não encostar no alumínio;
• Conectar as latas com um fio de cobre encapado em série, ou seja, o polo positivo (cobre) de uma com o polo negativo (latinha de alumínio) da outra;
• Adicionar um pouco de água sanitária;
• Ligar o catavento no polo positivo e negativo.
Full transcript