Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Idolatria - EDS

No description
by

Ana Carolina Rodrigues

on 13 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Idolatria - EDS

Estrutura Dinâmica Social Idolatria Etimologia Tópicos do tema História Adoração a ídolo: junção de ídolo, mais latria (adoração).

A idolatria é usualmente definida como a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração a um Deus. É dar atributos de Divino a qualquer objeto, coisa ou pessoa como se tais fossem Deus e adorá-los como tal.

Um termo originalmente de cunho religioso, a idolatria foi duramente condenada por certas religiões cujos ritos não incluíam imagens de ídolos. Abordagem ao tema Os teólogos têm alargado o conceito, para incluir aspectos não-religiosos da vida em geral, sem envolvimento de imagens especificamente. Por exemplo, o Catecismo da Igreja Católica afirma: "Idolatria não se refere apenas aos falsos cultos do paganismo. Idolatria também é quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, raça, prazer, antepassados, do Estado, dinheiro, etc.

Nesse trabalho iremos falar da Idolatria em geral, não só no sentido religioso, mas em como esse fenômeno afeta a sociedade. História;
Religião;
Dinheiro/poder/status;
Beleza;
Personalidades;
Futebol
Efeitos da prática da idolatria (prós e contras);
Debate. x Religião Igreja Católica Beleza Prof. José Blanes UFABC GRUPO: Ana Carolina
Hevelin Karine
Rafaela Silva
Diego Leivas
Fernanda Massaro
Isadora Rodrigues
Tamara Santos
Tarso Rodrigues Os povos da Antiguidade possuiam objetos representativos de suas divindades, como um ponto focal de adoração. Em geral, o deus maior nessas crenças idolátricas era o sol.

Os ingleses no ano 1000 ainda sacrificavam o Rei ano no Solstício do verão para que a colheita fosse farta e os camponeses não passassem fome no último mês do inverno. Os gregos adoravam a deuses concebidos segundo o caráter humano, tendo um para cada situação, como Zeus, Poseidon, Hera e muitos outros.

Os primitivos "americanos" também adoravam um conjunto de deuses, onde o sol se elevava muito acima de qualquer outro deus. Prova é que sacrificavam milhares de pessoas nos festivais anuais no Templo do Sol. Número de seguidores: ~ 1 bilhão e meio;
A Igreja Católica Apostólica Romana (segundo a Bíblia) ensina: "Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás" (Dt 6,13) Símbolos A doutrina católica prega a adoração às imagens? O que acontece quando:
Um médico erra? Um advogado erra? Um católico erra? Falta de respeito? Casos de depredação à imagens: Imagem de santa é destruída e deixa população indignada em Mococa, SP. Vandalismo: Símbolos de fé católica são destruídos em São Julião. “Mais importante do que o culto exagerado ao corpo é o "o culto à inteligência" . Ivo Pitanguy Pessoas buscam as cirurgias plásticas como soluções para suas vidas.
Possibilita a resolução de uma porção de problemas estéticos que incomodam as pessoas
Busca excessiva de perfeição.
Falta de limites para atingir os padrões estéticos. Cirurgias Plásticas Geisy Arruda Cirurgias Plásticas Donatella Versace Michael Jackson Joan Von Ark Jocelyn Wildstein Cirurgias Plásticas


A modelo Pamela Baris Nascimento, 27, que já trabalhou como assistente de palco em programas de televisão, morreu durante uma lipoaspiração em uma clínica no Ipiranga (na zona sul de São Paulo).
O caso ocorreu no último dia 19, mas a polícia só foi informada ontem pela manhã.
De acordo com a investigação, o fígado de Pamela acabou perfurado durante a cirurgia. Ela perdeu muito sangue, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
O corpo já havia sido removido para São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde foi enterrado, quando a polícia soube do ocorrido.
Segundo Nelson Junior, advogado do hospital Green Hill, onde o procedimento foi feito, foi opção da família enviar o corpo para a cidade natal e não comunicar primeiro as autoridades.
Foi a tia da vítima, Enedida Nascimento, 61, quem decidiu procurar a polícia. A mãe biológica da modelo morreu quando ela tinha apenas seis anos.
Modelo morre durante cirurgia de lipoaspiração em clínica de SP Bulimia
Anorexia
Obesidade Distúrbios Alimentares Quem os toma terá aumento no tamanho dos músculos, força física e aumento da resistência
Podem também ser usados no tratamento de pacientes com algumas disfunções hormonais ou desgaste muscular Anabolizantes
Fábricas de imagens como o cinema, televisão, publicidade, revistas Mídia Crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias. Mídia Comércio tenta convencer o ingênuo consumidor a comprar o que não está disponível nas vitrines: saúde, juventude, sucesso e felicidade  Indústrias e a TV que vendem resultados milagrosos e corpos “maravilhosos” Mídia O culto do corpo de maneira obsessiva é vazio, faz com que as pessoas busquem “coisa nenhuma”, pois a perfeição não é possível de ser alcançada. (Christiane Lima) “Ficarão de fora(do céu) os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.”Apocalipse 22:15

Mas por que os santos também estão incluídos? Porque na visão desta os demônios enganam até os religiosos através da idolatria, e prova disso é o sincretismo, ou seja, na igreja católica o santo tem um nome e nas religiões afros (candomblé, umbanda, quimbanda) tem outro
• Exu - Santo Antonio
• Ogum - São Jorge
• Iemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes
• Oxum - Nossa Senhora da Conceição;
• Yansan - Santa Bárbara;
Obá - Santa Rita de Cássia, Santa Joana DArc
• Obaluaê - São Lázaro;
• Nanã - SantaAnna;
• Oxalá - Divino Jesus Cristo, o Ser Cristalino.
• Ewá – Santa Luzia;
• Oxumaré – São Bartolomeu;
• Ibeji – Santos Cosme e Damião.
E outros.... O que acontecerá com os idólatras? Mas o que é considerado idolatria para essas religiões? No Brasil existe um costume de associar a Igreja Protestante e a Igreja Evangélica como se fossem a mesma.Mas, a Igreja Protestante na verdade “não existe”, este termo se refere a todas as religiões (Presbiteriana, a Luterana,  Anglicana e Batista ) que discordam de alguns pontos da Igreja Católica, e a Igreja Evangélica inclui os pentecostais e os neopentecostais, que possuem ideias bem diferentes. Qual a diferença entre protestante e evangélico? E na Igreja Prostestante? -->Culto ao corpo;
-->Culto a uma pessoa (cantor, ator, pessoa comum, lideres de paz – Gandhi, pessoas que já morreram, ou seja, qualquer um);
-->Culto ao dinheiro;
-->Culto a animais, ao sol, a lua;
-->E por ultimo, mas o mais importante, culto a imagens, um dos motivos para a separação com a Igreja Católica, pois inclui os santos desta. Já que Deus diz na Bíblia para não fazer escultura( ícones/ estatua/ imagens) de nada, nem ninguém. E muito menos adorá-las e pedir coisas a elas, seja ela deus, santo ou qualquer outro. Os dois grupos não aceitam a idolatria, pois na Bíblia, Deus condena várias vezes esta.
“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 
Êxodo 20:3-4” - No antigo testamento é só uma dessas vezes. MAS... “O que mais vale hoje é fama, glamour, status...” Idolatria ao Status ‘Os “menos beneficiados” ajudam os mais gananciosos através da cultura idólatra inserida na sua educação doméstica e escolar; adultos doentes geram e educam crianças doentes...’ Futebol Nação: reunião de pessoas, geralmente do mesmo grupo étnico, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando um povo, que trazem consigo as mesmas características étnicas e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional.

Nacionalismo: Sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação. Nação / Nacionalismo Antigamente o futebol era elitista e racista.

Povo assistia de forma precárias às partidas e praticavam entre si.

Mídia jornalística: tinham mercado, faltava o produto -> Colunas de futebol

A mídia atraiu mais leitores, vendeu mais exemplares e ajudou a POPULARIZAR o esporte, ampliando torcedores Como o futebol virou paixão nacional? Ausência de envolvimento brasileiro em guerras -> falta de matéria prima para construção da identidade nacional.

FUTEBOL: possibilitou canalizar emoções e construir sentidos de pertencimento nacional

CAMPEONATOS MUNDIAIS = GUERRAS, JOGADORES = SOLDADOS (defesa da nação) Como o futebol virou paixão nacional? Governo Vargas (1930 – 1945): Profissionalização do jogador de futebol (junção de elite e povo = começo de identidade nacional) e criação de um Conselho Nacional Desportivo.

Estado traz para si o controle do esporte, num programa de intervenção e controle pertencente a um movimento autoritário, vista a incapacidade de fundar uma verdadeira identidade nacional brasileira. Como o futebol virou paixão nacional? Como o futebol virou paixão nacional? Assim, se o futebol já era popular e mobilizador, à partir dos anos 30, passa a ser utilizado de modo sistemático pelos governantes como forma rápida de atingir “as massas”.
Fazer parte de um time = entrar num grupo social

Brigas = mostrar superioridade da sua “nação”, como numa guerra, ganha o país soberano. Torcidas de Futebol CONTRAS DEBATE – Loucuras Pelo Seu Time O que leva uma pessoa a fazer uma loucura pelo seu time de futebol? E Debate Até que ponto uma pessoa cega pelo seu ídolo pode chegar? A idolatria surge como uma forma de alienação? Poder Efeito da prática da idolatria PRÓS A idolatria estética é produto midiático? DEBATE - Copa do Mundo 2014: Pão e Circo? Visto o que foi planejado pelo governo Vargas, um controle das massas através do futebol (objeto de identificação nacional), a Copa do Mundo de 2014 no Brasil não seria mais uma tentativa de agradar as massas, fazendo com que esqueçam os problemas do país? A doutrina católica prega a adoração às imagens? O que acontece quando:
um médico erra?
um advogado erra?
Um seguir católico erra? O errado não é criar as imagens, errado é idolatrá-las O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento que proíbe ídolos. De fato 'a honra prestada a uma imagem é prestada na verdade a pessoa a ela representada'" (São Basílio).

"O culto da religião não se dirige as imagens em si mesmas como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem, enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é a imagem." (São Thomás de Aquino) Visões sobre as imagens[1]: O que faz alguém idolatrar um time?
Por que há briga entre torcidas?

Resposta: Sentimento de Nação Mesmo chamada de idolatria moderna a idolatria ao poder existe desde o início dos tempos, quando o medo de ser humilhado perante a sociedade fez com que as pessoas priorizassem o culto ao ter. Essa ganância levou a igreja católica na “Idade das Trevas” ser a entidade com mais acúmulo de bens do período.
Em 726, o imperador bizantino Leão III, continuado pelo seu sucessor Constantino V, alegou que as imagens de santos nada mais eram do que ídolos, iniciando a iconoclastia na parte oriental da Igreja Católica, pois desejava controlar o poder econômico dos mosteiros, que confeccionavam imagens, proibindo sua fabricação e veneração.
Mesmo depois do surgimento de outros eixos religiosos o culto ao poder continuou normalmente como o Calvinismo, que afirma q o sucesso no trabalho e a conseqüente riqueza poderá ser um dos sinais de que está entre os escolhidos de Deus. Histórico “Toda prática que reduz as pessoas a serem meios que têm em vista o lucro conduz a idolatria do dinheiro” Personalidades Qual é o seu ídolo? Por que os fatos históricos são sempre
protagonizados por uma pessoa? Você acha que a sociedade tem necessidade de ter ídolos? Até que ponto ter um ídolo é saudável? Ídolos Atuais Ídolos: Formadores de opinião? Recorrência Histórica
Full transcript