Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Capítulo 13 - O Ímpeto

No description
by

João Ferreira

on 3 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Capítulo 13 - O Ímpeto

Capítulo 13 - O Ímpeto Este capítulo trata de questões relativas a aplicação dos princípios do livro "A Quinta Disciplina" na rotina das pessoas. O aprendizado requer trabalho duro, que nos desdobremos, que nos esforcemos ao nosso máximo. E isso nem sempre é fácil e está na nossa zona de conforto.
A grande vantagem de aprender a fazer algo de uma maneira nova é conseguir encontrar uma forma diferente de fazer o trabalho que apresente ganhos significativos de desempenho.
Muitas vezes as pessoas permanecem na sua zona de conforto e deixam de vivenciar experiências ricas que poderiam ser proporcionadas por uma postura ativa em relação ao aprender. A Barreira da Zona de Conforto A seguir seguem alguns exemplos bem sucedidos de organizações que se beneficiaram de uma postura mais ativa de aprendizagem. Isso levou essas organizações a atuarem de uma maneira diferente, e a colherem resultados diferentes, e melhores. Exemplos O Banco Mundial teve durante grande parte da sua história dificuldades em se comunicar eficientemente com os seus clientes e assim conseguir perceber as reais necessidades deles.
Uma pequena equipe no México se comprometeu a aprender e praticar recursos como diálogo, pensamento sistêmico, e domínio pessoal com o objetivo de ajudar os clientes a esclarecerem as suas aspirações.
O resultado foi excelente, os projetos realizados por essa equipe começaram a fluir muito melhor. Outras equipes na mesma área começaram a se capacitar nessas habilidades e a gerar resultados para si próprias.
A diretoria em questão dobrou o seu faturamento em um período de seis anos e bateu consecutivas vezes o lucro e crescimento recordes. Banco Mundial Os profissionais de TI da For começaram a utilizar ferramentas de pensamento sistêmico para ajudar as pessoas a visualizarem padrões sistêmicos e saírem da teoria das ideias complexas para formular opções de mudanças estratégicas, como criar padronizações e novos padrões de interação.
Por causa de problemas no sistema financeiro, como por exemplo a fraude da Enron, foi criada a certificação Sarbanes-Oxley. A Ford não estava preparada para se enquadrar nos padrões exigidos. Se acreditava que era impossível conseguir a certificação Sarbanes-Oxley logo no primeiro ano, o que seria um desastre para a empresa em sua relação com os investidores.
Graças a mudanças na estrutura de aprendizado que levaram as pessoas a aprender quais eram os padrões de vulnerabilidades que a empresa possuia, se conseguiu alcançar o resultado que antes era impossível. Polícia de Cingapura A Polícia de Cingapura adota uma abordagem onde busca identificar os problemas antes mesmo que eles aconteçam e atrapalhem as pessoas.
Para conseguir realizar isso é necessário uma postura de aprendizagem ativa, já que se tratam de vários problemas novos, onde tem que ser coletadas novas informações para identifica-los e resolve-los.
Além disso, foram necessárias outras mudanças, como dar mais poder a pessoas e ter uma maior sinceridade e clareza na comunicação. "À medida que se fortalece a qualidade dos relacionamentos, melhora a qualidade do pensamento."
O percentual de crimes solucionados quase dobrou com a aplicação dos princípios de aprendizagem ativa, passando de 32% para 60%. Ford Um chefe de projeto da Intel chamado Dave Marsing sofreu um ataque cardíaco enquanto trabalhava em um empreendimento extremamente desafiador e estressante.
Após esse incidente, ele resolveu mudar os paradigmas de trabalho de sua equipe. Começaram a ser feitas mais conversar e reflexões mais profundas sobre as questões do projeto, o que é uma excelente maneira de aprender a tomar as decisões estratégicas de uma forma mais acertada.
O resultado disso foi um produto que quebrou todos os recordes de venda da Intel.
HP Exemplo do rankeamento no Google do site. Nós não tínhamos muita certeza de como fazer isso de maneira eficiente. Pesquisamos, tentamos diversas estratégias, e chegamos ao sucesso.
Pessoas que assumem demandas as quais são necessárias o aprendizado para que possam ser realizadas. Exemplo, alguém que aprende a sincronizar as legendas de vídeos a fim de cumprir uma demanda.
Aprendizado contínuo e ativo. Exemplo dos DVDs, que cada vez ficam com qualidade e recursos mais aprimorados. Relação com o Nosso Grupo Felicidade A felicidade que as pessoas procura não significa uma vida sem desafios ou dificuldades. Na verdade, quando as pessoas se tornam mais engajadas e comprometidas com o seu trabalho, elas geralmente estão mais propensas a enfrentar questões mais difíceis. Estão dispostas a fracassar na tentativa de alcançar as coisas que realmente são importantes para elas.
Uma possível definição de felicidade é "o sentimento geral de que a sua vida está indo na direção certa e que você tem a chance de fazer uma diferença."
As pessoas que trabalham para serem felizes normalmente não conseguem alcançar a felicidade. Já as pessoas que vivem em busca do que é importante para elas, e trabalham com pessoas com quem apreciam a amizade, tem toda a felicidade que precisam. A felicidade é apenas um subproduto de uma vida bem vivida, e é isso que motiva os praticantes da aprendizagem organizacional.
Full transcript