Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Revolução Industrial

No description
by

on 19 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revolução Industrial

Revolução Industrial
A Revolução Industrial ocorreu entre o século XVIII e o século XIX na Inglaterra. Duas características importantes dessa Revolução foram: 1- a substituição do trabalho manual pelo uso das máquinas e 2- o patrão da a menor importância ao conhecimento técnico do trabalhador.
Mudanças trazidas pela Revolução Industrial
Econômicas -> surgimento do trabalho assalariado; fortalecimento do capitalismo; crescimento econômico; mudança do centro econômico.
Culturais -> exploração do trabalho infantil e feminino; doenças como a varíola, peste bubônica...
Sociais -> urbanização (êxodo rural); más habitações para trabalhadores (cortiço); escassez de saneamento, saúde e higiêne; e altas jornadas de trabalho com baixo salário.
Pioneirismo Inglês
A Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra, pois haviam muitas jazidas de carvão, que era a principal fonte de energia utilizada para as máquinas. Outra razão para que ocorresse o pioneirismo foi : o país tinha grandes reservas de capitais oriundos da exploração colonial. Encontrava-se com todo o ambiente favorável à industrialização. Era a grande soberana dos mares, portanto dominava o comércio com praticamente todos os países europeus, tinha uma quantidade excelente de capital para investir no processo e mão-de-obra em excesso devido à política de cercamentos e ao crescimento populacional.
Por que a Revolução Industrial foi um fato histórico?
Sem a Revolução Industrial, o mundo atual seria completamente diferente. Não haveriam industrias fabris, locomotivas (como carros), poluição, trabalho infantil. Inventos como o comptador, a televisão, e o telefone, por exemplo, não existiriam e não seriam tão comuns como hoje em dia.
Trabalho infantil
O trabalho infantil na Revolução era comum. As crianças costumavam começar a trabalhar com seis anos de idade, ganhavam salários correspondentes à quinta parte dos salários dos homens e, além disso, estavam expostos a graves doenças e acidentes fatais. A carga horária das crianças era de 14 horas por dia, da 5 da manhã, às 7 da noite, e elas não tinham o direito de estudar.
O pensamento liberal originou-se no século XVII, pelos trabalhos sobre política publicados por John Locke, filósofo inglês . Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as idéias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith. O liberalismo defendia a igualdade de toda a burguesia quanto à polìtica e o governo. Participação do governo quanto ao estado econômico da população.


O que foi a Revolução Industrial?
Principais
invenções
Lançadeira volante
A lançadeira volante foi uma invenção de John Key e produzia peças maiores em menos tempo que uma máquina de tear.
Spinnining Jenny
Invenção de James Hargreaves, a spinning Jenny poia ser instalada em casas, e surgiu 3 anos depois que a lançadeira volante.
Water-frame
Cinco anos depois do surgimento da spinning jenny, o inventor Richard Arkwright criou a water-frame. Era uma máquina movida pela força da água e nao podia ser instalada em uma casa, pois necessitava-se que fosse perto de um rio para acoleta de água.
Fontes:
*Estudar História - Das origens do homem à era digital (8º ano)
* Sua Pesquisa (http://www.suapesquisa.com/industrial/consequencias.htm)
*http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-geral/revolucao-industrial-do-seculo-18-consolida-capitalismo.htm
*http://www.infoescola.com/historia/consequencias-da-revolucao-industrial/
*http://www.suapesquisa.com/o_que_e/liberalismo.htm
Manifestações :
Enquanto os burgueses faziam grandes festas comemorando os lucros, os trabalhadores chegavam à conclusão que teriam que começar a lutar pelos seus direitos.
O Ludismo foi uma das primeiras formas de mamifestação dos trabalhadores. O também chamado movimento ludita era formado por grupos de trabalhadores que invadiam as fábricas e destruíam as máquinas.
Os ludistas conseguiram algumas vitórias, por exemplo, alguns patrões não reduziram os salários com medo de uma maior resposta sobre.
Movimento Cartista
Ludismo
Em 1830, iniciou-se na Inglaterra o movimento cartista. Os cartistas escreveram um documento chamado “Carta do Povo” e o mandaram ao parlamento inglês. A principal reivindicação era o direito do voto para todos os homens, mas somente em 1867 esse direito foi aceito e conquistado.
John Locke: um dos principais ideólogos do liberalismo
Adam Smith: filósofo e economista escocês.
Liberalismo
Full transcript