Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Pedagogias Akatu

No description
by

Equipe Edukatu

on 22 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Pedagogias Akatu

Entenda melhor os fundamentos que orientam nossos projetos de educação para o consumo consciente Pedagogias Akatu Relevância Cotidiano Por que educamos através das pedagogias: Interdependência “Os meus atos de consumo impactam a todos e esses impactos retornam a mim mesmo” “Mesmo os meus pequenos atos de consumo, ou de um pequeno grupo de pessoas, repetidos por um longo período de tempo, causam muito impacto” Exemplaridade “Meu exemplo, por si só, influencia outras pessoas” Multiplicação “Posso e devo ser um mobilizador de outras pessoas para o consumo consciente, pois, quando adotado por muita gente, resulta em enormes impactos rapidamente” Pertencimento “Eu posso tomar parte em um movimento transformador para um futuro sustentável, que me acolhe e me fortalece para continuar consumindo conscientemente” “Os problemas gerados pelos meus atos de consumo impactam a minha vida, o meio ambiente, a sociedade e a economia” Porque acreditamos que, para alcançarmos maneiras de viver mais sustentáveis, devemos começar com a conscientização de todo indivíduo. 1. 2. 3. 4. Porque, ao perceber que por meio de nosso ato de consumo podemos contribuir para a mudança, nos tornamos autores da transformação que desejamos ver no mundo. Porque ao compreender o consumo consciente, percebemos que não estamos falando de não consumir, mas consumir diferente. É consumir com a consciência dos impactos sociais, ambientais e econômicos. Pode parecer complicado num primeiro momento, mas o mais importante é dar o primeiro passo. Os seis princípios pedagógicos contribuem para essa sensibilização, mobilização e capacitação das pessoas para a prática do consumo consciente. Por exemplo: se comprarmos alimentos produzidos próximos de nossas casas, reduziremos o gasto de gasolina com o transporte e ainda vou consumir produtos mais frescos. Todo processo de consumo tem impacto. Como consumidor podemos escolher produtos e serviços que gerem menos impacto negativo e sejam social e ambientalmente sustentáveis. Os alimentos também vão precisar de menos embalagem (já que não precisam ser protegidos para viajar), o que vai gerar menos lixo para sua cidade e ainda você vai ajudar a economia local, fazendo com que os produtores consigam vender sua produção por um preço justo. $$ Todos os impactos gerados pelo consumo, de alguma forma retornam para nós já que afetam o ambiente em que vivemos. Veja como o ciclo muda de acordo com suas atitudes: Se compramos alimentos além do que precisamos, alguns podem estragar. Muito lixo pode gerar sobrecarga nos aterros sanitários e lixões O acúmulo de lixo em local inadequado pode gerar:

Como isso volta pra você?

Ciclo vicioso do desperdício doenças que afetam os serviços de saúde pública.
entopem bueiros e deixam as ruas sujas. Você poderá ter um serviço de saúde com menor qualidade ou levar mais tempo para ser atendido. No período de chuvas, você pode sofrer com as enchentes. Compramos alimentos de maneira planejada, para não desperdiçar. Uma quantidade menor de lixo
é mais fácil de se administrar e depositar corretamente nos aterros sanitários que terão capacidade de armazenamento por mais tempo. Sem lixo em lugar inadequado: Como isso volta pra você? temos menos sujeira e uma chance menor de gerar doenças. as ruas ficam limpas e mais bonitas. Você poderá ter um serviço de saúde de melhor qualidade. No período de chuvas, as águas conseguem escoar e a cidade não corre risco de enchentes. Ciclo virtuoso do consumo consciente É isso mesmo, com as ações do cotidiano fazemos diferença, veja só: Feche a torneira para escovar os dentes e economize um dia e meio das Cataratas do Iguaçu.
Se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um único mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu!
Quem trabalha com educação sabe o quanto o exemplo é um bom mestre.

Com bons exemplos e práticas de consumo consciente podemos influenciar positivamente o comportamento das crianças, de nossos familiares e colegas de trabalho, sem nenhum esforço. Quando aprendemos algo novo e acreditamos que isso tem valor é comum querer compartilhar com outros, não é mesmo?

É assim com o consumo consciente,
se mais e mais pessoas
estiverem envolvidas
com a prática do consumo
consciente, poderemos
gerar impactos muito
maiores e mais rapidamente. Quando encontramos muitas pessoas com o mesmo ideal que o nosso, fica mais fácil continuar a busca por hábitos mais conscientes de consumo no dia a dia e exigir dos governos e das empresas atitudes e políticas social e ambientalmente responsáveis.

Em grupo nos sentimos mais fortes e nosso movimento pode ser ainda mais transformador.

É importante saber que a mudança de comportamento não acontece ao mesmo tempo para todo mundo.

As crianças e jovens de uma mesma sala de aula aprendem em tempo e ritmos diferentes. Os filhos de um mesmo casal podem ter atitudes diferentes frente à mesma situação.

Cada indivíduo é impar, mas o importante é saber que juntos podemos fazer a diferença! Cada um a seu tempo!
Full transcript