Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ILHA DOS AMORES: CANTO IX

No description
by

Eduardo Augusto

on 11 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ILHA DOS AMORES: CANTO IX

ILHA DOS AMORES: CANTO IX
INFORTÚNIOS EM CALECUT
Em Calecut dois feitores lusos, encarregados de venderem algumas mercadorias em terra firme, foram detidos pelos Mouros, cujo intento era atravancar a saída das Naus Portuguesas pois uma armada Muçulmana vinha de Meca e iria destroçar as embarcações Lusitanas.
Vasco da Gama fica sabendo dessa manobra, por meio de Moçaide, e logo dá ordem para se aparelhar a partida, mandando dizer para o povo em terra que do seu navio não sairia um só dos mercadores, que lá tinham ido vender as suas mercadorias, enquanto os portugueses não fossem restituídos. Logo os dois portugueses, com todas as suas coisas, voltaram à bordo, dessa forma, Gama partia deixando nada para trás.

RETORNO DOS LUSÍADAS
Com todos esses problemas resolvidos, a frota pôde então levantar âncoras e partir. Iam todos contentes, pois tinham conseguido o que desejavam: descobrir a Índia - do que levavam para o reino mostras certas, como o eram alguns malabares que eles haviam tomado à força e produtos da região, como pimenta, noz-moscada, cravo e canela.

A RECOMPENSA DE VÊNUS
Após tantas intempéries da viagem às Índias e com um resultado sumamente positivo em relação à mesma, Vênus decide recompensar os navegantes lusos com uma ilha encantada onde as ninfas os esperam entre frondosos e frescos arvoredos, relvas macias, flores, frutos delicados e murmurantes regatos. Aí aportaram e foram recebidos pelas ninfas com grandes festejos e banquetes; e assim se julgavam bem recompensados de todas as agruras sofridas.
TÉTIS E VASCO DA GAMA
A mais qualificada das ninfas, a deusa Tétis, levou Vasco da Gama ao seu palácio de cristal e ouro, no alto de um monte, dizendo que lhe mostraria o mundo inteiro.
A Ilha simboliza a glória que espera os verdadeiros heróis no fim das suas grandes empresas. Não a alcançarão aqueles que se vendem por dinheiro, e os que se entregam à preguiça e aos vícios, mas sim os que, desprezando os perigos, seguem a linha reta do dever e da honra.
E por fim, Camões faz uma exortação acerca da imortalidade, dizendo que os deuses da antiguidade não eram mais que simples mortais, que alcançaram a veneração e a fama em virtude de seu valor e seu esforço.
ESTROFES 1-17
ESTROFES 18-50
ESTROFES 51-92
ESTROFES 93-95
Vasco da Gama se aprazendo na Ilha dos Amores.
Full transcript