Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÌSICA SOBRE AS TIC´s NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ: QUAIS AS INFLUÊNCIAS APARENTES DAS AULAS.

Trabalho de Formação e Desenvolvimento Profissional.
by

Ângelo Luiz Brüggemann

on 23 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÌSICA SOBRE AS TIC´s NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ: QUAIS AS INFLUÊNCIAS APARENTES DAS AULAS.

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÌSICA SOBRE AS TIC´s NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ: QUAIS AS INFLUÊNCIAS APARENTES DAS AULAS. Ângelo Luiz Brüggemann Descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa

Questionário

Análise do Conteúdo. (BARDIN, 2009)
a) Pré-Análise;
b) A exploração do material; e
c) O tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação


Questionário i)Como você se tornou professor de Educação Física?

ii)Os alunos utilizam durante as aulas de Educação Física algum tipo de tecnologia digital? Se sim qual a forma de mediação que você estabelece com os conteúdos transmitidos ou veiculados por essa mídia.

iii)Na sua opinião as notícias veiculadas pelos meios de comunicação exercem algum tipo de interferência nas aulas de educação física? Qual o assunto mais recorrente entre os alunos? De exemplos.

iv)Você acha que dentro do conteúdo da educação física escolar tem espaço para discutir sobre o que é veiculado pelos meios de comunicação? Você já planejou alguma de suas aulas a partir de algum conteúdo veiculado pela mídia? Explique.

v)Na formação inicial você foi preparado para tratar com as novas tecnologias? Você acha que esse assunto deve ser contemplado na formação inicial e/ou formação continuada do professor de educação física?

vi)Como você se informa para o planejamento de suas aulas?
Abordagem qualitativa "universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis" (Minayo et al., 1994:22). objetivo de observar como as TIC´s tem influenciado nas aulas de Educação Física dos colégio municipais de Santo Amaro da Imperatriz e de que maneira os professores observam e agem com relação a esse tema. Introdução Metodologia Sujeitos da Pesquisa Objetivo Evolução das TIC´s entre os Jovens

Programas de inclusão digital
Problemas
Avanços

Pesquisas sobre as TIC´s na Escola
Bianchi & Hatje ( 2007)

Mídia-educação Bianchi (2008) define que as TIC´s são compostas por tecnologias analógicas, eletrônicas e digitais capazes de processar, armazenar, reproduzir, compartilhar e veicular informações diversas, assim cartas, televisão, rádio, jornal, revistas, internet, telefone são componentes principais das TIC´s É necessário ressignificar o ensino de crianças, jovens e adultos para avançar na reforma das políticas da educação básica, a fim de sintonizá-las com as formas contemporâneas de conviver, relacionar-se com a natureza, construir e reconstruir as instituições sociais, produzir e distribuir bens, serviços, informações e conhecimentos e tecnologias, sintonizando-o com as formas contemporâneas de conviver e de ser. (PARECER CNE/CP 9/2001. p.7) Integração dessas tecnologias de modo criativo, inteligente e distanciado, no sentido de desenvolver a autonomia e a competência do estudante e do educador enquanto “usuários” e criadores das TIC e não meros receptores (BELLONI, 2009) Professores da Rede Municipal de
Santo Amaro da Imperatriz
[...] visando obter por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens. (BARDIN, 2009, p. 44) OBRIGADO!
Ângelo Luiz Brüggemann
Full transcript