Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Capítulo 18 - Melhoramento da Produção

No description
by

italo luciano

on 1 December 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Capítulo 18 - Melhoramento da Produção

Capítulo 18 - Melhoramento da Produção
Benchmarking
Benchmarking é “o processo de aprender com os outros’’ e envolve a comparação do seu próprio desempenho ou método com o de outras operações comparáveis”.
Melhoramento Revolucionário
O melhoramento revolucionário (ou melhoramento baseado em “inovação”, como algumas vezes é chamado) presume que o principal veículo para melhoramento é uma mudança grande e dramática na forma como a operação trabalha. A introdução de uma máquina nova, mais eficiente, na fábrica, ou o total reprojeto de um sistema computadorizado. Esses melhoramentos são raramente baratos, usualmente demandam grandes investimentos de capital, e com frequência interrompem ou perturbam os trabalhos em curso na operação; frequentemente, envolvem mudanças nos produtos/serviços ou na tecnologia do processo.
Introdução
Antes que os gerentes de produção possam idealizar sua abordagem para o melhoramento de suas operações, eles precisam saber o quanto ela já é boa.
Que Fatores devem Ser Incluídos como Medidas de Desempenho?
Benchmarking como Ferramenta de Melhoramento
Embora o benchmarking tenha se tronado popular, alguns negócios fracassaram em obter o máximo benefício dele. Em parte, isso acorreu porque existe certa falta de entendimento sobre o que o benchmarking de fato representa.

Primeiro, ele não é um projeto “isolado”;
Segundo não oferece “Soluções”.
Terceiro não consiste em simplesmente copiar ou imitar outras operações.

Prioridade de Melhoramento
Quando discutimos a perspectiva dos “requisitos do mercado”, identificamos duas importantes influências na maneira com que as operações decidem a respeito de suas prioridades de melhoramento:
• Necessidades e preferências de consumidores;
• Desempenho e atividade dos concorrentes.

Estabelecer metas de desempenho transforma medidas de desempenho em “julgamentos” de desempenho. Várias abordagens para estabelecer metas podem ser usadas, incluindo as seguintes:
• Metas Históricas – metas que comparam o desempenho atual com desempenhos anteriores;
• Metas Estratégicas – metas estabelecidas para refletir o nível de desempenho que é visto como apropriado para alcançar os objetivos estratégicos;
• Metas Baseadas em Desempenho Externo – metas estabelecidas para refletir o desempenho que é alcançado por operações externas, similares ou concorrentes;
• Metas de Desempenho Absoluto – metas baseadas nos limites teóricos superiores do desempenho.


Mesmo quando uma operação produtiva é projetada e suas atividades planejadas e controladas, a tarefa do gerente de operação não está acabada. Todas as operações não importa quão bem gerenciadas sejam, podem ser melhoradas.

Ítalo luciano
Medida e Melhoramento do Desempenho
Os cinco objetivos de desempenho- qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo-podem ser desmembrados em muitas medidas detalhadas ou podem ser agregadas em medidas “compostas”, como “satisfação do consumidor”, “nível de serviço geral” ou “agilidade da operação”.
Que Medidas Detalhadas Usar?
Estabelecendo Metas de Desempenho
Tipos de benchmarking
Há muitos tipos diferentes de benchmarking, alguns dos quais são listados abaixo:
• Benchmarking Interno
• Benchmarking Externo
• Benchmarking Não Competitivo
• Benchmarking Competitivo
• Benchmarking De Desempenho

De fato, existem vantagens ao organizar equipes de todos os níveis para investigar e coletar informações sobre metas de benchmarking. Existem, também, regras básicas sobre como o benchmarking deve ser organizado;
• Entenda seus processos;
• Informação disponível no domínio público;
• Pequenas peças;
• Perguntas sensatas.

Abordagens de Melhoramento
Uma vez que a prioridade de melhoramento tenha sido determinada, uma operação precisa considerar a abordagem ou estratégia que deseja usar para executar o processo de melhoramento. Duas estratégias particulares representam filosofias diferentes e, em alguma medida, opostas. Essas duas estratégias são melhoramento revolucionário e melhoramento contínuo.
Melhoramento Contínuo
Melhoramento contínuo, como o nome indica, adota uma abordagem de melhoramento de desempenho que presume mais e menores passos de melhoramento incremental. Por exemplo, modificar a forma com que um produto é fixo a uma máquina, para reduzir o tempo de mudança. No melhoramento contínuo, não é a taxa de melhoramento que é importante, é o momentum de melhoramento. Não importa se melhoramentos sucessivos são pequenos, o que de fato importa é que cada mês (ou semana, ou trimestre, ou qualquer que seja o período adequado) algum melhoramento tenha de fato ocorrido.
Diferenças entre Melhoramento Revolucionário e melhoramento Contínuo
O melhoramento revolucionário dá grande valor para soluções criativas. Ele incentiva o pensamento livre e a iniciativa individual.
O melhoramento contínuo, por outro lado, é menos ambicioso, pelo menos a curto prazo. Ele favorece a adaptabilidade, o trabalho em grupo e a atenção a detalhes.

Mapas de Processos (fluxogramas)
Os mapas de processo poder ser usados para obter um entendimento detalhado antes do melhoramento. O ato de registrar cada estágio do processo rapidamente faz aflorar fluxos mal organizados. Os mapas de processo também podem tornar claras as oportunidades de melhoramento e esclarecimento interna ou a forma de trabalhar de uma operação. Finalmente, e provavelmente o mais importante, podem destacar áreas problemáticas, em que não existe nenhum procedimento para lidar com um conjunto particular de circunstâncias.
Obrigado!
“Até a melhor operação necessitará melhorar com o tempo, dado que as operações de seus concorrentes também estarão melhorando”.
Full transcript