Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Comunicabilidade dos Espíritos/ 2013

Aula de Evangelização do Ciclo 1 da Juventude do Grupo Espírita Porta de Damasco - Camaquã-RS - 14/07/2012
by

Marcia Albuquerque

on 8 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comunicabilidade dos Espíritos/ 2013

Evangelização de Juventude GEPD / 2013 INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS EM NOSSA VIDA Questão 459 de "O Livro dos Espíritos": "Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?" OBSSESSÃO É o domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticada senão pelos Espíritos inferiores, que procuram dominar. Se agarram àqueles de quem podem fazer suas presas. Se chegam a dominar algum, identificam-se com o Espírito deste e o conduzem como se fora verdadeira criança. COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS Onde quer que haja uma reunião de homens, há igualmente em torno deles uma assembléia oculta, que simpatiza com suas qualidades ou com seus defeitos. INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NAS COMUNICAÇÕES DOS ESPÍRITOS A reunião caracterizada pela presença de pessoas levianas, inconseqüentes, ocupadas com seus próprios prazeres, é ambiente favorável, propicio à manifestação de Espíritos do mesmo padrão vibratório.
Médium
O que é? Intermediário entre o
Espírito desencarnado
e os homens.
Mediunidade Não é sinal de santificação, nem representa característica divinatória.

Médiuns: mais responsáveis do que as demais pessoas, por possuírem a prova da sobrevivência do Espírito.

Resgatar os débitos adquiridos em encarnações anteriores.
PERISPÍRITO
O que é? Envoltório fluídico do Espírito sendo de natureza semimaterial.

Pertence à matéria pela sua origem e à espiritualidade pela sua natureza etérea.
É extraído do fluido cósmico universal.

A natureza do perispírito está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito.

Por meio de seu perispírito é que o Espírito atua sobre o seu corpo vivo;
A substância do perispirito é extremamente sutil, suas vibrações, seus movimentos, ultrapassam em rapidez e penetração as mais ativas substâncias.

Daí a facilidade de os Espíritos atravessarem os obstáculos materiais e transporem consideráveis distâncias com a rapidez do pensamento.
É o modelo invisível (...) necessário para manter a forma humana em meio das constantes modificações e da renovação dos átomos.

É ele, o perispírito, e não o corpo material, que representa o tipo primordial e persistente da forma humana.
O perispirito é um foco de energias. A força magnética, por certos homens projetada em abundância, e que pode, de perto ou de longe, fazer sentir sua influência, aliviar, curar.
Registro vivo em que se imprimem as imagens e lembranças: sensações, impressões e fatos, tudo aí se grava e fixa.

Fatos relativos às nossas anteriores existências.

Conforme a sua natureza, inferior ou elevada, purificam ou tornam grosseira a sua substância.
Assim cria o homem para si mesmo o bem ou o mal, a alegria ou o sofrimento. Dia a dia, lentamente, edifica ele seu destino.

Em si mesmo está gravada sua obra, visível para todos no Além.

Por esse admirável mecanismo das coisas, simples e grandioso ao mesmo tempo, que se executa a lei de causa e efeito ou de consequência dos atos.
R. "Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem."
Os Espíritos povoam o espaço; estão incessantemente em torno de nós, ao nosso lado, vendo-nos, observando-nos, intervindo em nossas reuniões, seguindo-nos, ou evitando-nos, conforme os atraímos ou repelimos.
Ao pensar, o ser humano emite ondas mentais que lhe caracterizam o grau evolutivo e que são propagadas pelo FCU. Essas ondas são avaliadas segundo o comprimento e frequência de tempo (número de vibrações por segundo).
Relacionando com a prática mediúnica:

1- A mente do Espírito emite ondas mentais (ideias), que são captadas pelo cérebro do médium e transmitidas sob a forma de palavras escritas ou verbalizadas ou imagens de vidência.

2- Captado o pensamento do Espírito comunicante pelo médium devido à sintonia fluídica e mental estabelecida entre ambos inicia-se a comunicação mediúnica.
Ao pensar, o ser humano emite ondas mentais que lhe caracterizam o grau evolutivo e que são propagadas pelo FCU. Essas ondas são avaliadas segundo o comprimento e frequência de tempo (número de vibrações por segundo).
As qualidades morais do médium exercem influencia capital sobre a natureza dos Espíritos que por ele se comunicam.
OBSSESSOR

Em geral não é um ser estranho a nós. Pelo contrário, por vezes tem estreitos laços afetivos.

É alguém, talvez, a quem amamos outrora. Ou um ser desesperado pelas crueldades que recebeu de nós.

Outras vezes porém pode não possuir vínculos cármicos com o encarnado e no entanto pode causar-lhe grandes transtornos. São espíritos inferiores que podem interferir na vida dos encarnados, prejudicando-os e até levando-os aos estados alucinatórios, ou mesmo ao estado de obsessão, pelo simples prazer de praticar o mal, divertindo-se.

Nem todo obssessor tem consciência do mal que está praticando. Existem aqueles que agem por amor, por zelo, pensando ajudar ou querendo apenas ficar junto do ser querido.

São pessoas mais desajustadas em termos afetivos. Amam egoisticamente, exigem exclusividade nas relações afetivas.

Outras vezes amam de forma deturpada, com excessivo apego. É uma mãe ou um pai fortemente vinculados a um filho. Éum esposo ou esposa ciumentos, que mantém controle do cônjuge.
Essas são características do obsessor vinculado ao egoísmo, ao ciúme e ao sentimento de posse.
OBSIDIADO
Antes de tudo é vítima de si mesmo.
O PROCESSO OBSSESSIVO

Chama-se obsessão à ação persistente que um Espírito exerce sobre um indivíduo. É o domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas.

No início, o espírito perseguidor localiza sua vítima, os condicionamentos, a predisposição e as defesas desguarnecidas, o obsessor instala a sua onda mental na mente da pessoa visada.

A interferência se dá por processo análogo ao que acontece no rádio, quando uma emissora clandestina passa a utilizar determinada frequência operada por outra, prejudicando-lhe a transmissão.
O perseguidor age persistentemente para que se efetue a ligação, a “sintonia mental”, enviando os seus pensamentos, numa repetição constante, hipnótica, à mente da vítima que, incauta, invigilante, assimila-os, deixando-se dominar pelas ideias intrusas.”.

O espírito perseguidor atua exteriormente, por intermédio do seu perispírito, que se identifica com o do encarnado, ficando este enlaçado por uma teia e constrangido a proceder contra a sua vontade.
O obssessor não dá trégua ao obsidiado. Durante o sono, sobretudo, age com mais intensidade. A pessoa afina-se com o caráter deste e recebe as suas ordens ou sugestões.

Ao despertar, reproduz mais tarde, em ações da sua vida prática as ordens então recebidas, as quais poderão leva-lo até mesmo ao crime ou suicídio.
COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS Assim também na vida comum, a alma entra em ressonância com as correntes mentais das almas que se lhe assemelham. É que sentindo, mentalizando, falando, agindo ou pensando, sintonizamos com as emoções e idéias de todas as pessoas, encarnadas ou desencarnadas, da nossa faixa de simpatia.
Orai e Vigiai!!!
Full transcript