Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Coordenação de Tecnologia

Coordenação de Tecnologia
by

Ricardo Gomes

on 11 May 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Coordenação de Tecnologia

DIRETORIA
DE
OpERAÇÕES Produtividade e Controle
das Classes Implementadas Desafios:
Assegurar o patrimônio intelectual adquirido pela empresa
Entender as solicitações
Acelerar o desenvolvimento para atender a demanda
Utilizar componentes
Controlar os componentes gerados
Utilizando Padrões de Projetos Hoje o grande desafio não é o entendimento da demanda, mas sim facilitar o entendimento das classes geradas, tendo em vista o grande número de métodos, dependências, coleções, constantes, etc. Que compõem o Máximo.
Porém, devido o advento da simplificação do entendimento das classes implementadas, surge o problema da preservação do conhecimento adquirido.

Facade Padrões de apoio ao Facade A intenção do padrão Facade é fornecer uma interface unificada e simplificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. O padrão Facade descreve uma interface de nível mais alto que torna o(s) subsistema(s) mais fácil de usar. Algumas vantagens do padrão: Fornecer uma interface mais simples para a implementação das classes sem reduzir as opções fornecidas pelo Máximo.
Proteger os clientes da complexibilidade dos componentes do Máximo.
Promover o agrupamento mais livre entre o Máximo e seus clientes.
Reduzir o agrupamento entre o cliente e o Máximo. A vantagens acima descritas proporcionaria no nosso cenário atual: Fornecer uma interface mais simples para a implementação das funcionalidades requisitadas.
Facilitar a implementação das funcionaliades uma vez que existem várias dependências entre as classes de implementação de uma abstração.
Possibilitar a dividisão das classes em camadas, gerando assim níveis de entendimento da arquiterura do Máximo
Embora o Facade seja um excelente padrão de projeto estrutural e aparentemente a solução ideal para o nosso contexto, acredito que o ideal, seria lançar mão de alguns outros padrões não apenas para apoiá-lo, mas também garantir a reutlização de código, controlar as implementações e reservar o entendimento mais avançado das classes do máximo.

Para isso adotaríamos os padrões: Adapter
Strategy
Decorator Padrão Adapter O padrão Adapter converte a interface de uma classe para uma interface que um cliente exige. Age como um intermediário e permite que as classes trabalhem juntas, especialmente quando a classe cliente tem uma interface incompatível ou não conhecida. Benefícios: Permite que dois ou mais objetos imcompatíveis interajam.
Permite a reutilização da funcionalidade existemte. Utilização: Quando um objeto precisa utilizar uma classe existente com uma interface incompatível.
Quando se deseja criar uma classe reutilizável que coopere com as classes que não necessariamente têm interfaces incompatíveis.
Quando é necessário utilizar várias subclasses existentes, mas não se deseja adaptar suas interfaces subclassificando cada uma. Strategy A intenção do padrão Strategy é definir uma família de funcionalidades, encapsular cada uma e torná-las trocáveis. O padrão Strategy permite que a funcionalidade varie independentemente dos clientes que a utilizam.

Benefícios: Fornecer um substituto para classificação
Definir cada comportamento dentro de suas própria classe, eliminando a necessidade de afirmações condicionais
Facilitar a extenção e incorporação de novo comportamento sem alterar o aplicativo. Aplicações: Quando várias classes diferem somente em seus comportamentos.
Quando são necessárias diferentes variações de um algorítimo
Quando um algoritmo utiliza dados que são desconhecidos para o cliente. Decorator Uma alternativa para a subclassificação para estender a funcionalidade, a intenção do padrão Decorator é anexar responsabilidades adicionais flexíveis a um objeto dinamicamente. O Padrão Decorator utiliza a composição em vez da herança para estender a funcionalidade de um objeto no tempo de execução.


Benefícios: Fornecer maior flexibilidade do que herança estática
Evitar a necessidade de colocar classes carregadas de recursos em posições mais altas de hierarquia.
Simplificar a codificação, permitindo o desenvolvimento de uma série de classes voltadas para a funcionalidade, em vez de codificar todo o comportamento para o objeto
Aprimorar a capacidade de extensão do objeto porque as alterações são feitas pela codificação de novas classes Aplicação: Adicionar responsabilidades de modo transparente e dinâmico aos objetos sem afetar outros objetos
Adicionar responsabilidades a um objeto que você pode desejar alterar no futuro Resumo
Com a utilização dos padrões propostos teriamos mais agilidade e controle dos recursos no núcleo de tecnologia para a implementação das classes. Pois uma implementação poderia ser realizada em conjunto com outros integrantes, permitindo assim uma compressão de cronograma (Fast Traking). (Ex: Facade e Decorator).
Possibilitaria também um melhor aproveitamento de pessoal, pois a implementação das classes teria degraus de dificudades, a saber:










Facade: Permitiria utilizar melhor os recursos (desenvolvedores), devido ao escalonamento da complexibilidade .

Adapter: Permitiria encapsular os resultados dos esforços de P&D na plataforma Máximo sendo a ligação entre os Facades e o Strategy.

Strategy: Permitiria gerenciar melhor as políticas de funcionalidades, sendo o principal responsável pelo encapsulamento dos esforços de P&D.

Decorator: Permitiria o desenvolvimento de classes voltadas a funcionalidades sem comprometer o encapsulamento dos esforços de P&D.

Facade Adapter Strategy Decorator Integrando Tecnologia
Gerando Conhecimento
Gerência DE sOLUÇÕES MÁXIMO gERÊNCIA DE aNÁLISE gERÊNCIA DE tECNOLOGIA rerers
Full transcript