Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Gêneros textuais X Tipos textuais

No description
by

ruben reginaldo

on 27 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Gêneros textuais X Tipos textuais

Cada gênero possui sua característica. Entretanto, é importante destacar que não existe um texto que seja, por exemplo, exclusivamente argumentativo. Ao afirmar que a carta de leitor é argumentativa, as características dominantes são levadas em consideração. Para facilitar a aprendizagem, entenda que o gênero textual é a parte concreta, prática, enquanto a tipologia textual integra um campo mais teórico, mais formal.
Gêneros textuais
Os textos, embora diferentes entre si, possuem pontos em comum, pois podem se repetir no conteúdo, no tipo de linguagem, na estrutura. Quando eles apresentam um conjunto de características semelhantes, seja na estrutura, conteúdo ou tipo de linguagem, configura-se o gênero textual.
Gêneros textuais
Não podemos definir a quantidade de gêneros textuais existentes. Por que isso acontece? Graças à sua natureza. Com que objetivo eles foram criados? Para satisfazer a determinadas necessidades de comunicação. Assim sendo, podem aparecer ou desaparecer de acordo com a época ou as necessidades dos povos. Por isso, podemos afirmar que gênero textual é uma questão de uso.
Tipos textuais
É a forma como um texto se apresenta.
O modo de organização e estrutura
Tipos textuais
As tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação ou exposição, informação e injunção. É importante que não se confunda tipo textual com gênero textual.
Gêneros textuais X Tipos textuais
Há também os tipos textuais que não devem ser confundidos com os gêneros
Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa. sociedade.
Que tipo textual é este?
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles
Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:
_ Veja! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte, a galinha tinha posto outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço.E assim aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria.
Até que pensou:
"Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e ficou admirado pois, por dentro, a galinha era igual a qualquer outra.

Quem tudo quer tudo perde.
As drogas ao longo dos anos vêm causando um certo desconforto para a família brasileira .Com o desinteresse familiar a falta de conscientização dos jovens e o policiamento nas cidades . elas vêm se inserindo em todas as classes sociais .
Nas famílias ,o trabalho na correria do dia , muitas vezes têm interferindo no ambiente familiar , fazendo com que os pais sejam os últimos a saber ,a perceber o envolvimento dos filhos com as drogas . Os mesmos culpam as escolas , a policia , o estado sem ao menos tentar entender que a culpa pode não ser só dos filhos.
Para a grande maioria dos jovens as drogas podem não ser tão devastadoras ,pode ser algo relaxante ,levando-os a querer experimentar .Por isso é preciso a conscientização da parte deles ,de modo que o estado interfira com propagandas ,palestras e cartilhas em todos os ambientes que os jovens circulam.
Percebe-se que no Brasil, festas e mais festas acontecem quase todos os dias sem nem uma ou qualquer fiscalização por parte da policia. São jovens , adolescentes e até mesmo crianças se envolvendo com as drogas , seja vendendo ou fazendo o próprio uso da mesma .Observa-se que cerca de mais da metade dos jovens tiveram o primeiro contato com as drogas dentro das escolas ,faculdades ou cursinhos .
Full transcript