Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

No description
by

Camila Schlemmer

on 5 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of FUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO

Solidificação:
A solidificação parte do exterior da peça em direção ao seu interior. A solidificação é condicionada por inúmeros fatores.

Materiais usados:
Praticamente qualquer liga metálica que possa ser fundida pode ser também processada por centrifugação. As exceções compreendem as ligas cujos elementos constituintes apresentem diferenças significativas de densidade entre si.
Temperatura:
Na realização de uma peça, a temperatura é mantida o mais baixo possível.

Derramamento do metal:
Pode ser efetuado por um ou pelos dois topos ou ainda por um canal de espessura variável.

Velocidade de rotação do molde:




N – R.P.M D – diâmetro interno do molde em mm E – espessura da peça em mm C – comprimento do molde em mm K – fator de ajuste da velocidade para mais ou para menos (determinado na fabricação) Revestimento dos moldes:
Obter peças com bom acabamento, garantir uma maior vida útil dos moldes, facilitar a extração das peças, aumentar a produtividade do processo de fundição e evitar reações do metal líquido com o molde. Aspectos operacionais A flexibilidade do processo permite um vasto leque de aplicações a nível industrial, em que se destacam tubos, cilindros hidráulicos, condutas para transporte de materiais abrasivos, colunas de edifícios, rodas, êmbolos, corpos de válvulas e impulsores. Aplicações Possibilidade de utilização de uma grande variedade de ligas metálicas;
Solidificação direcional das peças conferindo-lhes ótimas propriedades mecânicas;
Minimização ou eliminação dos sistemas de agitagem e alimentação com o conseqüente aumento no rendimento de utilização do metal fundido;
Bom acabamento superficial das peças. Vantagens específicas Fundição sob pressão devida à centrifugação:
distingue-se dos outros dois tipos pelo fato de o eixo de rotação ser exterior à peça. Fundição por Centrifugação Vertical Fundição semi-centrifugada:
A forma do fundido é dada essencialmente pela moldação e a centrifugação destina-se apenas a assegurar uma pressão superior do que a pressão devida à altura da coluna líquida estática. Fundição por Centrifugação Vertical Fundição centrifugada propriamente dita:
a forma da superfície da peça deriva da própria centrifugação, sendo portanto cilíndrica e de espessura determinada pela quantidade de material vazado. Fundição por Centrifugação Vertical É usado para produzir peças que não são simétricas e/ou cilíndricas. Fundição por Centrifugação Vertical É usado para produzir peças que possuem um eixo de revolução horizontal.
Era usado inicialmente para a produção de ferro fundido cinzento de paredes finas, ferro fundido maleável e tubos de ligas de cobre.
Mais recentemente este processo é aplicado em todo o tipo de peças cilíndricas usadas em inúmeras indústrias. Fundição por Centrifugação Horizontal A fundição por centrifugação pode ser dividida em dois tipos:
Fundição por centrifugação horizontal;
Fundição por centrifugação vertical;
Fundição centrifugada propriamente dita;
Fundição semi-centrifugada;
Fundição sob pressão devida à centrifugação; Tipos de fundição por centrifugação Baseia-se na aplicação de força centrífuga;
É feita com molde giratório;
Assim o metal é forçado contra as paredes do mesmo, solidificando-se sob pressões homogêneas obtendo-se excelentes características mecânicas, formando um perfeito acomodamento dos cristais e livrando-se de gases, impurezas (óxidos) nocivas ao desgaste;
Esta aplicação da força centrífuga na produção de peças, reduz o custo e simplifica a fabricação. O que é fundição por centrifugação e seu processo Alunos: Camila Regina Schlemmer
Lucas Vaz Ribeiro
Naiara Aline Finkler
Ronie de Assis Rossato Fundição por centrifugação
Full transcript