Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

OXIDAÇÃO rEDUÇÃO

No description
by

Ariana Sardinha

on 22 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of OXIDAÇÃO rEDUÇÃO

Introdução
Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Física e Química, do curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos. Neste trabalho vou enumerar vários tópicos, tais como:
- Reações de oxidação: redução na natureza, no quotidiano, na indústria, a corrosão a fotoxidação, os tratamentos Fisíca e Química na água e os diversos branqueadores na indústria e explicar as reações de oxidação redução no metabolismo, na respiração e na fotossintese.
Reações de oxidação redução no quotidiano
As reações de oxidação redução são bastante comuns no nosso quotidiano, como por exemplo um prego enferrujar. O prego é feito de ferro, e com o tempo oxida-se em contato com o oxigênio e com a água, formando o Fe2O3 . 3H2O, que é a ferrugem:
Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)
O2 + 2H2O + 4e- → 4OH- (redução do oxigênio)
2Fe + O2 + 2H2O → 2Fe(OH)2 ou Fe2O3 . 3H2O (equação geral da formação da ferrugem)
Portanto, nesta reação, o ferro sofre oxidação, sendo o agente redutor e o oxigênio sofre redução, sendo o agente oxidante.
Imagens
Reação de oxidação redução na indústria
Estas reações são muito úteis na indústria. Como já disse anteriormente a ferrugem é um dos resultados de uma reação redox, na qual o ferro se oxida e forma o óxido de ferro e o oxigénio reduz-se.
A corrosão, a fotoxidação, os tratamentos fisíca e química na água e os diversos branqueadores
A corrosão do meio ambiente afeta a existência, a evolução, a sustentabilidade e o bem estar dos seres vivos devido aos impactos ambientais que são sempre causados por agentes químicos, fisícos e biológicos. Os agentes gasosos são os gases formadores do efeito estufa. Os agentes líquidos agressivos são líquidos contaminados por metais pesados, resíduos não tratados, oléos e graxas, inseticidas e alguns derivados do petróleo.
Reações de Oxidação redução na natureza, no quotidiano na indústria
Reações de oxidação redução na natureza

OXIDAÇÃO rEDUÇÃO
Escola Profissional Abreu Callado
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Trabalho Elaborado por: Ariana Rosa

Na Natureza, todos os seres vivos dependem de reações de oxidação redução, para viverem. Quer na síntese de compostos ricos em energia, na fotosíntese, quer na obtenção da energia necessária para o metabolismo do organismo, na respiração celular decorre um complexo conjunto de reações que envolvem a tranferência de eletrões entre diversos compostos intermédios, que alternam entre uma forma oxidada e uma forma reduzida. Esta cadeia de transporte de eletrões termina no oxigénio, que tem uma grande importância como aceitador final dos eletrões , no caso dos microrganismos anaeróbios, no enxofre ou noutros compostos que tomam o papel do oxigénio.
As reações de oxidação redução no metabolismo, na respiração e na fotosíntese
A importância da fotosíntese para o nosso planeta é bastante grande, a fotosíntese é o principal processo de transformação de energia na biosfera. Na nossa alimentação grande parte das substâncias orgânicas produzidas graças à fotosintese, entram na nossa constituição celular, enquanto outras fornecem a energia necessária às nossa funçãos vitais, tais como a reprodução e o crescimento. E a coisa mais importante ela fornece-nos o oxigénio.
Conclusão
Com este trabalho consegui perceber e aprofundar os meus conhecimentos sobre as reações redox e a importância delas na nossa vida e na Natureza.
Full transcript