Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Revolução Industrial e Máquinas Térmicas

No description
by

micaela silva

on 24 June 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Revolução Industrial e Máquinas Térmicas

Revolução Industrial e Máquinas Térmicas
A Primeira Revolução Industrial foi um período onde a ciência entrou em um constante processo de evolução, proporcionando para as pessoas da época novas tecnologias que aceleraram os meios de produção, facilitando assim a vida do homem.
Ela foi muito importante também para desenvolver e acelerar o sistema capitalista. Antes dessa revolução grande parte dos produtos eram feitos artesanalmente e manualmente, alguns eram feitos com máquinas simples que operavam de maneira manual.


O QUE FOI ?
Máquina térmica:Basicamente, uma máquina térmica é constituída por doia reservatórios, como mostra a figura. O calor flui do reservatório à temperatura elevada (fonte quente) para o reservatório à temperatura mais baixa (fonte fria), obrdecendo a Segunda Lei da Termodinâmica e transformado parte do calor que sai da fonte quente em trabalho.
TIPOS DE MÁQUINAS TÉRMICA MAIS UTILIZADAS:
A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial. Essa revolução ficou caracterizada por duas importantes invenções que propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes: a ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva. Ambos foram determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e distribuição de mercadorias, dando um novo panorama aos meios de se locomover e produzir. Um dos primeiros ramos industriais a usufruir a nova tecnologia da máquina a vapor foi a produção têxtil, que antes da revolução era desenvolvida de forma artesanal.
Qual foi seu contexto histórico-social?
Máquinas Térmicas
 A busca por novas áreas para colonizar e descarregar os produtos maciçamente produzidos pela Revolução Industrial produziu uma acirrada disputa entre as potências industrializadas, causando diversos conflitos e um crescente espírito armamentista que culminou, mais tarde, na eclosão, da Primeira Guerra Mundial (1914).  Na esfera social, o principal desdobramento da revolução foi a transformação nas condições de vida nos países industriais em relação aos outros países da época, havendo uma mudança progressiva das necessidades de consumo da população conforme novas mercadorias foram sendo produzidas. 

Algumas dessas máquinas ainda são utilizadas :
Qual foi a grande dificuldade técnica da época
Máquina à vapor: Uma máquina à vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível em trabalho. Uma máquina à vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvão , óleo, madeira ou algum outro combustível para produzir energia calorífica. O calor proveniente da queima de combustível leva a água a transformar-se, e ocupa um espaço muitas vezes maior que o ocupado pela água.
A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades. Criando enormes concentrações urbanas. Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte. Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas por semana. O salário era medíocre (em torno de 2.5 vezes o nível de subsistência) e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor.
No Brasil ainda temos exemplos de máquinas à vapor em funcionamento. No rio São Francisco ( Nordeste ) e no rio Amazonas ( Norte ) há embarcações à vapor fazendo transporte de pessoas e de carga de uma cidade a outra, pois nessas regiões o povo é muito pobre, logo, muitas vezes os marinheiros não tem acesso às embarcações mais modernas. Em Tiradentes ( Minas gerais ) há um trem à vapor, que já serviu para o transporte de carga, mas hoje é só uma atração turística. Os trens à vapor ficaram, no Brasil, popularmente conhecidos como Maria Fumaça. Sobre a geladeira: A geladeira é uma máquina térmica. Ao expandirmos um gás, a pressão diminui e com isso sua temperatura também. Em um cano fino que passa dentro da geladeira, um gás é solto, que se expande e abaixa a pressão. O gás tira o calor do interior da geladeira e um compressor, que está atrás dela, comprime o gás que se encontra numa câmara. Atrás da geladeira há um cano, por onde passa o gás que está saindo de dela, ele libera o calor para a atmosfera, e assim começa o processo todo outra vez. Elas são máquinas térmicas que transferem calor de um sistema em menor temperatura para o meio exterior, que se encontra a uma temperatura mais alta. A eficiência desta máquina é expressa pela relação entre a quantidade de calor retirada da fonte fria (Q2) e o trabalho externo envolvido numa transferência (ð), o resultado é adimensional.
Full transcript