Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Desmineralização das águas do mar

No description
by

Francisca Santos

on 4 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Desmineralização das águas do mar

Processos de desmineralização Objetivo da desmineralização Para superar a escassez de água potável e responder às crescentes necessidades mundiais, é importante recorrer a processos de dessalinização da água, para reaproveitar o máximo de água possível. Sendo a água o solvente de grande número de substâncias, o mar é uma solução aquosa extremamente complexa, pois contém numerosos sais inorgânicos, substâncias gasosas e espécies orgânicas lá dissolvidas.
A Destilação Osmose inversa Aquecendo a água a uma temperatura de 110ºC, a água evapora separando-se dos sais e das impurezas. Seguidamente, esta aatravessa um circuito, sob a forma de vapor, sendo posteriormente condensada e recolhida, sem quase nenhuma impureza.

Conhecido por ser o mais antigo e o mais utilizado, este processo é endotérmico, requerendo uma grande quantidade de energia, o que torna o processo de destilação dispendioso. Na osmose inversa, a água é bombeada a alta pressão através de membranas semi-permeáveis. As moléculas de água podem passar, no entanto, os solutos nela contidos não. Isto contraria o processo de osmose habitual, pois a água da solução mais concentrada é forçada, por pressão, a passar pelas membranas da solução mais concentrada para a solução menos concentrada, diminuindo a concentração dos sais e originando a água dessalinizada. Desmineralização das águas do mar Desmineralização Definição: Processo de obtenção de água potável através da remoção de sais da águas dos oceanos ou de águas salobras.

O grande problema da desmineralização é o elevado custo dos processos envolvidos, devido ao grande gasto de energia envolvido no processo.

Os processos mais comuns são a destilação, a osmose inversa e a filtração.


Osmose inversa (continuação) No entanto, a água tem de sofrer um pré-tratamento, e posteriormente, a água doce obtida por dessalinização da água do mar será sujeita a tratamentos de correção para a adequar aos VMR (Valores Médio Recomendados) estabelecidos para uma água potável. Filtração A filtração é um processo de purificação de águas, que ocorre devido à diferença de pressão. O tamanho das partículas também diferencia o tipo de filtração: Microfiltração (retendo bactérias, coloides e algumas macromoléculas); Ultrafiltração (que retém vírus) e Nanofiltração (impede a passagem de alguns dos sais dissolvidos e compostos orgânicos). Vantagens da destilação Uma estação de tratamento da água do mar por destilação apresenta vantagens, pois tem de ser fechada menos vezes do que uma estação de osmose reversa, para manutenção;
A osmose inversa necessita de mais tratamentos primários do que a destilação;
à tecnologia usada na destilação é menos cara do que a que é usada na osmose. E cuidado com os pirolitos!
Full transcript