Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Fatores Críticos da Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho

No description
by

TST CMS

on 22 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Fatores Críticos da Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho

Conceito de QVT
Fernandes e Gutierres relatam a experiência brasileira em QVT e experiências inovadoras realizadas em vários países desenvolvidos. A melhoria da saúde por meio de novas formas publicadas sob a denominação de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). No Brasil o tema tem despertado o interesse de empresários e administradores pela contribuição que pode oferecer para a satisfação do empregado e produtividade empresarial.
A produtividade tem sido definida como o grau de aproveitamento dos meios utilizados para produzir bens e serviços. Em geral, a perspectiva é aproveitar ao máximo os recursos disponíveis parar chegar a resultados cada vez mais competitivos.
O desafio é reconstruir, com bem-estar, o ambiente competitivo, altamente tecnólogico, de alta produtividade do trabalho, e garantir ritmos e situações ecologicamente corretas. O bem-estar considera, no referente à QVT, a dimensões biológica, psicológica, social e organizacional de cada pessoa e não, simplismente, o atendimento a doenças e outros sintomas de stress que emergem ou potencializam-se no trabalho.
Pode ser definida como qualidade ou caráter do que é legítimo. Em estudo sobre o termo, Gasaprine (1999) descreve que, na linguagem comum, legitimidade possui dois significados: um genérico e um específico. No genérico significado tem o sentido de justiça ou de nacionalidade.
Assim, legitimidade envolve a noção de que, além de os direitos e deveres serem respeitados, as decisões, os comportamentos e as atitudes individuais ou específicos são aceitos e respeitados.
O ambiente de gestão empresarial vem-se modificando profundamente, como foi analisado nas seções anteriores. A competitividade acompanha o fenômeno da globalização. A competitividade é o coração do sucesso ou do fracasso das organizações empresariais.

Nova competência
Fatores Críticos da Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho : Retrospectiva Concentual
Produtividade
Legitimidade
Perfil do gestor
Na idealização de um novo modelo conceitual de Nova Competência foram considerados os elementos por disciplinas, valores e práticas queque tratam de aspectos socioeconômicos organizacionais e da condição da pessoa no trabalho. Na atividade produtiva tem-se como escopo de análise o surgimento de novos serviços ligados a lazer, turismo, educação e responsabilidade social nos negócios. Quanto às questões organizacionais, são consideradas relevantes as mudanças nas políticas administrativas. Analisando ideias, estudos e publicações diversas, observa-se a popularização dos conceitos de gestão estratégica em todos os níveis organizacionais.
Full transcript