Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Alfred D. Chandler, Jr

No description
by

Bárbara Kelly

on 6 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Alfred D. Chandler, Jr

Alfred D. Chandler, Jr
Estratégia e Estrutura

Fez pesquisas exaustivas das empresas norte-americanas em atividade no período entre 1850 e 1920, que foram a base da maior parte do seu trabalho posterior e deram origem a uma nova forma de ver a gestão - a abordagem contingencial. Depois de se licenciar em Harvard, tornou-se um historiador no MIT.
Mais tarde, foi professor de História na Johns Hopkins University e, a partir de 1971, professor de História Economica na Universidade de Harvard. Chandler foi o primeiro teórico a defender a criação de um plano estratégico antes da elaboração de uma estrutura organizacional, ou seja, a estratégia deve preceder a estrutura.
Teorizou também o conceito de descentralização nas grandes empresas, enfoga nos anos 1960 e 70, defendendo que a vantagem das empresas multidivisionais era o fato de estas permitirem que os executivos no topo deixassem de ser os únicos responsáveis pelo destino de uma empresa e passassem a ter responsabilidades mais rotineiras, ganhando tempo para se dedicarem a outras tarefas e passando a assumir o compromisso de um planeamento a longo prazo.
Defendeu também a necessidade de coordenar o planejamento estratégico das sedes com as políticas das unidades de negócio. Chandler estudou meticulosamente o surgimento de estruturas organizacionais mais elaboradas em seu livro The Visible Hand.

Chandler faleceu em Massachusetts aos 88 anos de idade.


Foi um professor de Administração e História Economica na Harvard Business School. A estrutura organizacional corresponde ao desenho da organização e sua sinergia a que envolve 4 fases:

• Acumulação de recursos;
• Racionalização do uso de recursos;
• Continuação do crescimento;
• Racionalização do uso dos recursos em expansão.
Pesquisa de Chandler sobre
Estratégia e Estrutura

Alfred Chandler realizou uma investigação histórica sobre as mudanças estruturais de grandes organizações relacionando-as com a estratégia de negócios. O autor estuda a experiência de quatro grandes empresas americanas e examina comparativamente essas corporações americanas demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada a sua estratégia.
Biografia
Em 1962 Alfred Chandler, conduziu um estudo sobre estratégia e estrutura das empresas Dupont, GM, Standar Oil e Sears-Roebuck, os dados foram coletados de documentos internos das empresas e através das entrevistas com os executivos.
A conclusão de Chandler é que a estrutura organizacional das grandes empresas americanas foi sendo gradativamente determinada pela sua estratégia mercadológica. A estrutura organizacional corresponde ao desenho da organização, isto é, a forma organizacional que ela assumiu para integrar seus recursos, enquanto a estratégia corresponde ao plano global de alocação de recursos para atender as demandas do ambiente.
A Dupont passou de uma estrutura centralizada para uma descentralizada, mudança esta motivada pela estratégia da empresa. A GM também por questões estratégicas estabeleceu controles centralizados em operações descentralizadas. Já a Standard Oil, movimentou-se em direção à descentralização sobre uma base não-sistemática.
E a Sears-Roebuck, experimentou um modelo descentralizado, porém sem êxito, partindo então para uma estrutura altamente centralizadora e novamente, não obteve êxito, sendo que partir de forma gradativa para uma estrutura descentralizada, na qual obteve êxito.


Curiosidade
As más línguas afirmam que Alfred Chandler "perdeu" a corrida para o Nobel da Economia porque resolveu tocar na «vaca mais sagrada» da economia clássica - Adam Smith. Chandler, em 1977, escreveu "A Mão Visível", onde explicou que a revolução da gestão nos negócios americanos tinha revelado que era a gestão, os gestores e as corporações que mandavam, e não mais o mercado, a tal "mão invisível".
Em 1990 publicou «Escala e Diversificação», a obra que muitos consideram fechar esta trilogia de livros em trinta anos.

Video
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_D._Chandler

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pesquisa-De-Chandler-Sobre-Estrat%C3%A9gia-e/676532.html

http://www.gurusonline.tv/pt/conteudos/chandler.asp
Full transcript