Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A História da Internet

Internet: Uma história que começou por causa da guerra e virou sucesso mundial.
by

Yasmin Bonifácio

on 13 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A História da Internet

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli Internet: Uma história que começou por causa da guerra e virou sucesso mundial. A História da Internet O Inicio de tudo A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Pesquisadores e historiados afirmam que a internet nasceu em 1969, no Estados Unidos. Era o tempo que a guerra fria se destacava, e cientista e militares queriam uma rede que continuasse de pé no caso de um bombardeio, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.
Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Dai surgiu então o conceito central da internet Inicialmente interligava originalmente laboratórios de pesquisas. Então surgiu a ARPAnet. O surgimento da World Wide Web Em meados dos anos 80 a invenção de Berners-Lee nada mais foi do que o WWW, ou seja, World Wide Web. Este sistema nasceu para ligar as universidades entre si para que os trabalhos e pesquisas acadêmicos fossem utilizados mutuamente em um ambiente de contribuição dos lados envolvidos. Este cientista também é responsável pelo desenvolvimento de duas ferramentas indispensáveis para a Internet: o código HTML e o protocolo HTTP. ARPA: Advanced Research Projects Agency. É uma rede em que todos os pontos se equivalem e há uma rede central, na qual interligada todas as redes. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar. A Internet foi desenvolvida pela ARPA, em 1969 com o objetivo de conectar bases militares e os departamentos de pesquisado governo americano.
E tinham como objetivo desenvolver uma rede de comunicação que não os deixassem vulneráveis, caso houvesse algum ataque ao Pentáguno. Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidades militares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los. Houve uma época nos Estados Unidos em que sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.
Um sistema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permitia que o tráfego de informações fosse encaminhado de uma rede para outra. Todas as redes conectadas pelo endereço IP na Internet comunicam-se para que todas possam trocar mensagens. Através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (que significa espinha dorsal, em português), que são poderosos computadores conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Além desses backbones, existem os criados por empresas particulares. A elas são conectadas redes menores, de forma mais ou menos anárquica. É basicamente isto que consiste a Internet, que não tem um dono específico. Guerra dos navegadores Em 1993, Marc Andreessen e Rob McCool inventaram o primeiro navegador livre e gráfico, o Mosaic. Por dois anos, o navegador Mosaic foi o principal meio de explorar a Internet fora das universidades e centros de pesquisa. O objetivo da dupla McCool e Andreessen era transformar a Internet em algo prático também para as outras pessoas. Por isso, em 1995 nasce o Netscape, primeiro navegador comercial da Internet. Alguns usuários com mais tempo de experiência na Internet devem se lembrar da interface deste programa. * Com toda essa evolução a Microsoft percebeu que seria deixada para trás, então criou o Internet Explorer foi desenvolvido a pariti dai o navegadpr da Microsoft ficou conhecido e passou a ser incluso no Windows. Como um sistema operacioanal.
Assim o Internet Explores assumiu a liderança no mercado, liderança a qual não durou muiito tempo. DISPUTA ENTRE NAVEGADORES E GRANDES EMPRESAS Depois de anos ultilizando o Intermet Explores, surge então o Mozilla Firefox o 'salvador' pena que ainda não era tão bom quanto hoje. Lançado em 2004, pode ser chamado de ano da ''Segunda Guerra dos Navegadores'', e o mais incrivel é que em menos de 3 meses o Firefox teve 25 MILHÕES de downloads. Apartir daí Surgiram então mais navegadores como: o Google Chorme; o Mozila se aprimorou; o Opera usado geralemente para a navegação de celulares e o 'antigo' Explores que vem lutando para se manter no mercado, mas não se compara ao Gooogle Chrome REVOLUÇÃO DA INTERNET 1999 1969 • 1969: Em 2 de setembro, dois computadores na UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) trocam dados sem sentido no primeiro teste da Arpanet, uma rede militar experimental. A primeira conexão entre dois locais --a UCLA e a Stanford Research Institute, também na Califórnia-- acontece em 29 de outubro, apesar de a rede ser interrompida após digitarem as duas primeiras letras da palavra "logon". 1970 • 1970: A Arpanet chega à sua primeira ligação na costa leste dos Estados Unidos, 1972 Ray Tomlinson traz também o e-mail à rede. 1974 Vint Cerf e Bob Kahn desenvolvem a técnica de comunicações TCP, permitindo que múltiplas redes se compreendam, criando a verdadeira internet. Posteriormente, o conceito se divide em TCP/IP antes de sua adoção formal, em 1º de janeiro de 1983. 1983 : O DNS (Domain Name System) é proposto.
criação de sufixos como ".com", ".gov" e ".edu" chega um ano depois. 1988 Um dos primeiros worms da internet, Morris, causa danos a milhares de computadores. 1989 A Quantum Computer Services, agora AOL, inaugura o serviço America Online para computadores Macintosh e Apple 2, começando uma expansão que acabaria por conectar cerca de 27 milhões de norte-americanos em 2002. UMA DAS MAIORES INVENÇÕES PARA ESSA DECADA, JÁ QUE CONECTAVA MILHARES DE PESSOAS 1989 Tim Berners-Lee cria a WWW (World Wide Web) 1998 Google monta um projeto iniciado nos dormitórios de Stanford. O governo dos Estados Unidos delega a supervisão das políticas relacionadas a nomes de domínios para a Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). O Departamento de Justiça e 20 Estados acusam a Microsoft, criadora do onipresente sistema operacional Windows de abusar de seu poder de mercado, frustrando a competição com o Netscape e outros. 1993 Marc Andreessen e colegas na Universidade de Illinois criam o Mosaic, primeiro navegador a combinar gráficos e texto em uma única página, abrindo a web para o mundo com um software fácil de usar. : O Napster populariza o compartilhamento de arquivos de música, levando a sucessores que mudaram permanentemente a indústria das gravadoras. A população usuária de internet no mundo ultrapassa 250 milhões de pessoas. 2000 O ''boom''304 milhões de computadores estão conectados à rede no mundo. Estima-se que a Internet tenha mais de 1 bilhão de páginas indexáveis, e cerca de 22 milhões de servidores diferentes.9, 98 milhões de declarações de Impostos de Renda no Brasil são feitos pela Web. 2003 - O verme SQL Slammer causa um dos maiores e mais rápidos ataques DDos de todos os tempos. Ele leva apenas 10 minutos para espalhar-se globalmente e derrubar 5 dos 13 grandes roteadores de tráfego. 2005 o total de internautas deve ultrapassar 1 bilhão em 2005. Os EUA lideram, com 135 milhões. 2007 : A Apple lança o iPhone, trazendo o acesso a internet sem fio a mais milhões de pessoas. 2008 Os usuários de internet do mundo ultrapassam 1,5 bilhões de pessoas. O total só na China chega a 250 milhões, ultrapassando os Estados Unidos como o país com a maior população usuária de internet do mundo. Os desenvolvedores do Netscape interrompem o navegador pioneiro, embora seu "sucessor", Firefox, permaneça forte. Importantes companhias aéreas intensificam o uso de serviços de internet nos voos. 2009 : O "Seattle Post-Intelligencer" torna-se o primeiro grande jornal diário a ficar exclusivamente online. O Google anuncia o desenvolvimento de um sistema operacional com foco na web.
Full transcript