Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Os Salesianos

Vocação, Lema, O Bom Pastor
by

samuel carlos caetano

on 4 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Os Salesianos

LEMA/BOM PASTOR O Lema "Da Mihi Animas Caetera Tolle -
Dai-me Almas, ficai com todo o resto." vOÇÃO SALESIANA OS DOIS MODOS DE VIVER A VOCAÇÃO SALESIANA CONSAGRADA SALESIANO IRMÃO E SALESIANO PRESBITERO Lembremos que no sonho dos nove anos a imagem do Bom Pastor qualifica a visão da missão juvenil. “O Bom Pastor conhece suas ovelhas e as chamam uma por uma pelo nome, e elas o seguem, porque conhecem sua voz ”.
Dom Bosco Realizou essa missão com muito empenho e dedicação: todos os jovens se sentiam conhecidos e amados, todos estavam convencidos que eram prediletos dele.

Nós Salesianos, conhecemos, amamos e seguimos Jesus Cristo, estando entre os jovens. Ou seja, nosso acesso a Cristo passa através dos Jovens.Os jovens, aos que somos enviados, é o lugar e a razão de nossa experiência Cristã. Cada um de nós é chamado por Deus a uma vocação pessoal. Além disso, não fomos chamados todos a viver da mesma maneira a vocação salesiana. Alguns são chamados a serem "Salesianos Clérigos", outros a serem "Salesianos Leigos" (ou Salesianos Coadjutores). SALESIANO SACERDOTE E SALESIANO IRMÃO O salesiano Irmão leva para todos os campos educativos e pastorais o valor próprio de sua laicidade, que o torna de modo específico testemunha do Reino de Deus no mundo, mais próximo dos jovens e das realidades do trabalho.

O salesiano presbítero ou diácono leva ao trabalho comum de promoção e de educação para a fé a especificidade de seu ministério, que o torna sinal de Cristo pastor, principalmente com a pregação do Evangelho e a ação sacramental. A presença significativa e complementar de salesianos clérigos e leigos na comunidade constitui um elemento essencial de sua fisionomia e completeza apostólica".
O BOM PASTOR SALESIANOS DE DOM BOSCO SALESIANO PRESBÍTERO a colocação em evidência da figura de Cristo pastor, do qual o Salesiano, como Dom Bosco, é testemunha para os jovens necessitados, especialmente na pregação do Evangelho e na administração dos sacramentos; o aprofundamento do sentido eclesial de unidade e comunhão com a Igreja, particularmente com o Papa e os Bispos; a docilidade na acolhida do seu magistério, ajudando também aos jovens e fiéis a acatar os seus ensinamentos; a experiência vital do ministério sacerdotal no interior e a partir do interior da comunidade local e inspetorial em complementaridade recíproca com o salesiano leigo; a promoção da capacidade de discernir a vontade de Deus nos acontecimentos e pessoas a fim de preparar-se para a animação e direção espiritual, especialmente dos jovens; o desenvolvimento de uma especial sensibilidade, própria do espírito salesiano, pela dimensão catequética, vocacional e mariana no exercício de seu ministério sacerdotal; o crescimento na consciência de que o sacerdócio é uma dimensão específica da sua vocação salesiana, presente em todas as suas atividades, sendo ele, como Dom Bosco, padre ou diácono sempre e em todos os lugares. SALESIANO IRMÃO A resposta à vocação de batizado chamado por Deus a doar-se totalmente a Ele em Cristo, para servi-lo como ‘religioso leigo’ na Congregação salesiana.
A realização da missão específico de promover a educação integral cristã dos jovens, especialmente dos mais pobres, com o espírito de Dom Bosco, em comunhão com o Salesiano sacerdote, dentro de uma comunidade religiosa.
O viver com as características próprias da vida religiosa a sua vocação de leigo que busca o Reino de Deus cuidando das coisas temporais e orientando-as segundo Deus.
A realização da missão de evangelização e santificação não sacramental com a intensidade que deriva da sua consagração específica e por mandato da Igreja.
A Congregação Salesiana conta, hoje, com 16.000 no mundo todo.
Paróquias, casa de formaçao, colégios, obras sociais, missões indigenas, universidades, centro juvenis, conselhos municipais etc.
Full transcript