Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Clonagem, Tecnologia IF

null
by

Pyettra Amorim

on 3 July 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Clonagem, Tecnologia IF

Tecnologias relacionadas ao DnA
Clonagem
Referências bibliográficas
INTRODUÇÃO
Clonagem. Pequenas repercussões, grandes impactos. Neste trabalho iremos tratar de um assunto pouco mostrado na mídia, mas constantemente presente em nosso dia-a-dia, a clonagem.
Temos a inteligência necessária ? Ou estamos bricando com o que não deveríamos?
... O que antecede ?
Para que hoje se discuta sobre a clonagem, foi necessário que antes houvesse um grande avanço. Este avanço foi denominado "A revolução biogenética"
1938: surge a ideia, proposta por meio dos experimentos de transferência do núcleo de uma célula em estágio tardio de desenvolvimento para um óvulo de Hans Spermann;
1952: neste ano se deram os primeiros eventos de clonagem com a utilização de girinos;
1970: estudos com embriões de ratos;
1974 e 1979: clonagem de embriões de ovelha;
1980: produção do primeiro clone de mamíferos (embriões de gado);
1984: foi clonada uma ovelha por meio de células embrionárias jovens;

(CARVALHO et al., 2008)
DEFINIÇÃO
Clone é definido como um conjunto de molécula, células ou organismos cuja a origem relaciona-se a uma única célula, sendo idênticas à célula original (ZATZ, 2004).

Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozóide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.
Como a clonagem é cobrada nos vestibulares?
Técnicas
TIPOS
Quais OS ARGUMENTOS UTILIZADOS?
* Possibilidade de cura para doenças, como o câncer;
* Possível regeneração de tecido e órgãos, para quem necessita de transplante;
* Célula idêntica do paciente, não havendo a possibilidade de rejeição;
* Objetivo da técnica é a medicina regenerativa;
* O simples fato de pegar uma muda de uma planta e plantá-la num vaso, é clonagem, o que possibilita uma maior produção de alimentos;
* A clonagem em seres humanos está muito longe de acontecer.
À favor
* A criação de uma raça “melhorada”;
* A questão do homem alcançar a imortalidade;
* Possibilidade de produzir cópias de seres humanos;
* Enganar a natureza;
* Uma fêmea é submetida a gerar um ser idêntico a outro;
* Os ditadores não teriam dificuldade em conseguir sucessores.
Contra
* O homem estaria brincando de Deus;
* O homem queimaria no inferno;
* A ciência seria uma ameaça ao poder divino;
* Uma prática que vai contra a vida;
* O questionamento se o clonado teria alma;
* Mata uma vida (o embrião).
Religioso
Benefícios e malefícios
fim
Gattaca
BENTO, Luiz Antonio. CALVO, Paulo Rafael Sanches. Quando a vida imita a arte: a bioética dos homens-máquinas. [Atualizado em: 13 de agosto de 2013; acesso em 18 de junho de 2015 às18:50]. Disponível em: <http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/105/1815.pdf>.

DESCONHECIDO, Autor. Tipos de Clonagem. [Acesso em: 13 de junho de 2015 às 16:55]. Disponível em: <http://genetica-chaves.webnode.com/tipos-de-clonagem/>.

GOLDIM, José Roberto. Clonagem: aspectos biológicos e éticos. [Atualizado em: 16 de fevereiro de 2003; acesso em: 18 de junho de 2015 às 18:58]. Disponível em: <http://www.bioetica.ufrgs.br/clone.htm>.

GONÇALVES, Fabiana Santos. Clonagem. [Acesso em: 13 de junho de 2015 às 17:10]. Disponível em: <http://www.infoescola.com/biologia/clonagem/>.

LOUREDO, Paula. Clonagem. [Acesso em 13 de junho de 2015 às 16:30]. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/clonagem.htm>.

KLESENER, Daniela Fernanda. RODRIGUES, Gislaine Regina. Biogenética, Clonagem e Bioética.

MARSCHNER, Matheus. Quais são os tipos de Clonagem? [Atualizado em: 28 de novembro de 2011; acesso em: 01 de julho de 2015 às 00:36]. Disponível em: <http://falandosobreclonagem.blogspot.com.br/2011/11/quais-sao-os-tipos-de-clonagem.html>.

MITALIPOV, Laboratório. Medicina Regenerativa. [Acesso em: 01 de julho de 2015 às 00:10].Disponível em: <http://imgsapp.sites.uai.com.br/app/noticia_133890394703/2013/05/16/143392/20130516085051361849u.jpg>.

MIX, Cultura. Como é feita a clonagem. [Acesso em: 29 de junho de 2015 às 00:15]. Disponível em: <http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/a-clonagem-da-ovelha-dolly-1/a-clonagem-da-ovelha-dolly-7.jpg>.
A clonagem em laboratório pode ser feita, basicamente, de duas formas: separando-se as células de um embrião em seu estágio inicial de multiplicação celular, ou pela substituição do núcleo de um óvulo por outro proveniente de uma célula de um indivíduo já existente.
Benefícios da clonagem são o que não faltam para os cientistas. Muitos têm uma grande esperança com relação ao método na cura de doenças e até mesmo na salvação de pessoas. Também é tratada de questões de infertilidade e animais em extições como casos resolvidos pela clonagem.
Em relação aos malefícios, muitos médicos podem querer lucrar muito com esta técnica. Outra questão importante tratada é que a individualidade do organismo passa a ser invadida
Acontece espontaneamente na natureza, sendo comum a diversas espécies. Ocorre naquelas que têm capacidade de se reproduzir assexuadamente, isto é, sem a união de gametas, e as crias são geneticamente iguais ao progenitor, uma vez que possuem o mesmo patrimônio genético.
NATURAL
Caracterizada por ser uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à investigação científica. É uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético. A partir de uma célula-mãe, ocorre a produção de uma ou mais células denominadas clones, que terão as mesmas características genéticas do indivíduo original.
INDUZIDA ARTIFICIALMENTE
Uma célula somática é introduzida em uma célula retirada de um animal (ou humano), logo após a ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista remove os cromossomos da célula recipiente. Após a introdução as células se fundem, assim a célula começará a formar um embrião colocando no útero da "mãe-de-aluguel".
REPRODUTIVA
Consiste em remover uma ou mais células de um embrião e provocar seu desenvolvimento completo, formando um novo embrião com a mesma carga genética daquele que lhe deu origem. Esta técnica já é muito conhecida e aplicada com sucesso
EMBRIONÁRIA
É um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos à clonagem reprodutiva, mas que difere no fato do embrião não ser introduzido no útero: é utilizado em laboratório para a produção de células a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.
TERAPÊUTICA
Investigações Científicas
1990: Destaque para a ovelha Tracy, por meio da qual foi obtido grande quantidade de ATT, substância fundamental para o tratamento de patologias;
1993: Anúncio da clonagem de embriões humanos;
1996: clonagem da ovelha Dolly com nascimento anunciando em 1997 e também de outras ovelhas;
1999: clonagem de uma vaca, aparentemente normal, veio a óbito com 7 semanas de vida, vítima de anemia;
2000: nascimento do primeiro clone de macaco;
2001: clonagens de diferentes animais: macacos, ovelhas, cabras, porcos, coelhos, ratos e outros;
2002: anúncio de que animais clonados morrem mais cedo;
2003: anúncio do clone de um bebê.

Dolly foi símbolo de tanto destaque e controvérsias porque foi o primeiro mamífero a ser clonado.

A ovelha Dolly não era tão idêntica ao doador do núcleo, apesar de herdar da ovelha branca o DNA contido nos cromossomos do núcleo da célula mamária, ela também herdou da ovelha escura o DNA contido nas mitocôndrias, organelas que ficam no citoplasma das células.

Com o passar do tempo foi percebido que Dolly apresentava as extremidades dos cromossomos (telômeros) diminuída gerando envelhecimento celular precoce.

Dolly foi sacrificada aos 7 anos de idade, depois de uma vida marcada por envelhecimento precoce e doenças.
A Ovelha dolly e o
admirável mundo novo
Embora as técnicas de clonagem terem avançado nos últimos anos, a clonagem de seres humanos ainda está muito longe de acontecer. Além de alguns limites científicos, a questão ética e religiosa tem se tornado um anteparo para estas pesquisas com seres humanos. De um lado, as religiões, principalmente cristãs, colocam-se radicalmente contra qualquer experiência neste sentido. Por outro lado, governos de vários países proíbem por considerar um desrespeito a ética do ser humano.
Clonagem de seres humanos
1. (Fuvest) Uma maneira de se obter um clone de ovelha é transferir o núcleo de uma célula somática de uma ovelha adulta A para um óvulo de uma outra ovelha B do qual foi previamente eliminado o núcleo. O embrião resultante é implantado no útero de uma terceira ovelha C, onde origina um novo indivíduo. Acerca do material genético desse novo indivíduo, pode-se afirmar que
a) o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha A.
b) o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha B.
c) o DNA nuclear e o mitocondrial são iguais aos da ovelha C.
d) o DNA nuclear é igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha B.
e) o DNA nuclear é igual ao da ovelha A, mas o DNA mitocondrial é igual ao da ovelha C.
2. (Pucmg) O esquema representa de forma resumida o processo utilizado na clonagem do primeiro mamífero.

Como base no esquema e em outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Se a fusão de dois ovócitos de uma ovelha gerasse um descendente, este deveria ser geneticamente idêntico à doadora dos ovócitos.
b) O filhote produzido por esse processo deve apresentar DNA mitocondrial tanto da ovelha 'Finn Dorset' quanto da ovelha 'Scottsh Blackface'.
c) Não é possível garantir que todas as características observáveis na ovelha doadora da célula somática estejam presentes em seu descendente.
d) O filhote gerado pela ovelha 'Scottsh Blackface' é dito clone da ovelha 'Finn Dorset' por apresentar o mesmo genoma nuclear que esta última.
• Genes são conhecidos a partir da metade do século XIX;
• Johann Mendel e as leis da hereditariedade;
• Fatores (unidades de transmissão das características de geração para geração);
• A partir da década de 70 – Manipulação do DNA;
• Identificar, Isolar e Manipular;
• Biologia Molecular;
• Crescimento da genética clínica.
áreas de desenvolvimento da genética
Projeto Genoma
• 1990 – 2003;
• Identificar e catalogar todos os genes humanos. Desenvolver Métodos de análise de dados;
• Outros “Projetos Genomas”
Diferenciação com o DNA Humano
• “In Tandem”
• PCR
• VNTR
• STR
Tecnologia do DNA na investigação Forense
Identificar suspeitos cujo DNA possa ser igual o achado na cena do crime;
• Estabelecer relações de paternidade ou outras relações familiares;
• Excluir pessoas erroneamente acusadas de um crime;
• Codis;
• Fenxi - Interpol Standard Set Of Loci;

Tecnologia do DNA na Farmacologia e Nanotecnologia
Identificar espécies ameaçadas ou protegidas;
• Detectar bactérias que podem poluir o ar, a água, o solo e os alimentos;
• Encontrar pessoas que possuam órgãos compatíveis com os doadores;
• Determinar o pedigree de plantas e animais para a reprodução;
• Criar plantações resistentes a doenças, insetos ou secas;
• Produzir vacinas comestíveis;
• Melhorar o diagnóstico de doenças;
• Detectar predisposição para doenças genéticas;
• Criar drogas cem base em informações moleculares;
• Usar terapia gênica como medicamento
• Desenhar drogas especificas com base no perfil genético do individuo.
• Detectar rapidamente e tratar doenças causadas por organismos patogênicos;
• Biocombustíveis;
• Monitorar o Meio Ambiente para agentes poluidores;
• Proteger os cidadãos de armas químicas e biológicas;
• Limpar toxinas e resíduos de forma segura e eficiente (Biorremediação);
• Alzheimer;
• Exame de Tuberculose.

Tecnologia do DNA em arqueologia e Antropometria
• Estudar a evolução através de mutações na linhagem germinativa;
• Estudar a migração de vários povos através de heranças maternas;
• Estudar mutações n'o cromossomo Y para determinar linhagens e determinações de machos;
• Comparar pontos de quebras na evolução de mutações com idade populacional e eventos históricos;
• Estudos com DNA de espanhóis
• Estudo Com parentesco de Índios mineiros com polinésios.
Full transcript