Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Memética

LOLOLOLOLOL
by

Joao Costa

on 31 May 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Memética

Este termo foi cunhado por Richard Dawkins Em 1976, no seu livro
"O Gene Egoísta" MEMÉTICA Os memes são o análogo do gene para a mentalidade e cultura. O que é um meme? Ideias Ideais Valores estéticos Capacidades Línguas Sons Etc. "Precisamos de um novo nome para o novo replicador, um substantivo que transmita a ideia de uma unidade de transmissão cultural, ou de uma unidade de imitação" - Richard Dawkins Gene Meme Físico Psicológico Mutação Memética Mutação Genética Meme Pool Genetic Pool Memética Genética Lamarck e Darwin Darwin Genoma Menoma A religião tem características meméticas:
É um Memeplexo. A Internet é, sem dúvida, o melhor meio de transmissão de memes. Diariamente são criados e alterados milhares de memes, que podem atingir milhões de internautas. Para quem não navega os memes na Net, o vídeo que se segue não fará sentido. Original Uma das centenas de paródias O conceito de meme pode também ser usado em marketing, por vezes de forma agressiva. Nesse caso, designa-se de "marketing viral" Genes Memes Apresentam algumas diferenças: Podem ser criados e alterados ao longo da vida. Apenas são alterados por mutações pontuais. Muito susceptíveis a factores exteriores. Menos susceptíveis a factores exteriores. Facilmente manipuláveis. Difícil manipulação. Longa evolução. Curta evolução. Tratam do físico. Tratam do psicológico. Os memes são o motor da evolução das mentes. Explicam a evolução da mentalidade dos indivíduos e da sociedade ao longo do tempo. Podem-se aplicar diferentes teorias evolucionistas a eles: LAMARCKISMO DARWINISMO Uma mudança no ambiente causa uma necessidade de adaptação.

A partir do esforço, o ser vivo adapta-se, através do uso/desuso de certos memes.

Este esforço é transmitido à sua descendência. Assenta em duas leis:
Lei do uso/desuso
Lei da transmissão dos caracteres adquiridos. Não se aplica na Biologia, mas aplica-se com os memes. Imagine-se um jovem que é introduzido numa cultura diferente da de onde cresceu, com diferentes valores, ideais, etc. Irá surgir uma necessidade de adaptação e integração no novo meio. A mentalidade do jovem irá alterar-se. Esta alteração é transmitida aos seus filhos. Dentro de uma população, existe variabilidade de memes nos indivíduos.

Existe competição por alimento e parceiro.

Os indivíduos que apresentem memes que lhes confiram vantagem irão ter mais sucesso, reproduzindo-se mais.

A sua descendência também apresentará estes memes vantajosos, aumentando assim o nº de indivíduos na população com esses memes. Esta teoria aplica-se não só à Biologia, mas também à Memética. Nem sempre o mesmo meme poderá conferir vantagem ao indivíduo, ao longo do tempo. De onde é que ela surge? Educação, Meio e Hereditariedade Imaginem-se duas tribos:
Tribo A, que possui crença na vida depois da morte, de um Deus guerreiro e na eterna recompensa dos caídos em batalha.
Tribo B, que possui crença num Deus tolerante, na paz e no diálogo para a resolução de conflitos. Elas vivem num mesmo espaço geográfico, havendo competição por espaço e alimento. Em caso de confronto entre elas, a tribo A vence, pois a sua religião permite guerreiros mais corajosos e destemidos que de B. Assim, a religião de A é transmitida ao longo de gerações vindouras. Ao longo do tempo, os ensinamentos da religião são alterados, para condizerem com as necessidades da época (selecção natural [ou artificial] dos memes mais úteis para a época). A Memética estuda os memes e a forma como estes evoluem na sociedade. Devido à facilidade de manipulação de memes, isto leva à facilidade de manipulação de pessoas, como por exemplo na religião. Esta facilidade de manipulação pode ser benéfica, ou pode ser perigosa para a sociedade. Permite a fácil eliminação de memes perigosos: "vírus mentais". Sendo de fácil manipulação, a sua evolução é rápida. Perda de opinião de indivíduos, ou mesmo perda de vidas. A evolução e mudança de uma sociedade pode demorar muitos anos, mas é mais rápida que a evolução biológica. A facilidade de propagação de memes torna-os perfeitos para adquirir novos clientes. Factos interessantes:
Este vídeo tem 2 anos, e já está extremamente desactualizado.
Muitos dos memes aqui presentes já "morreram".
Inúmeros memes novos foram criados/achados que não têm referência. Alguns memes internáuticos:

•Vídeos virais: “Charlie bit my finger again!”, “Double rainbow”, “Bed Intruder”

•Músicas virais: “Badger”, “Rick Roll”, “Jizz in my pants”, “I’m on a boat”, "Trolololo"

•Captions e rage comics: “Trollface”, “LOLcats”, “Rage Guy”, “Forever Alone”

•Citações de filmes e jogos: “You can’t handle the truth”, “This is a tasty burger”, “I’ll be back”, “Get to tha choppa!”, “Oh hi Mark!”, “Bond… James Bond”, “The cake is a lie”.

•Internet language: 1337, LOL, WTF, ROFLMAO, TL;DR, OMFG

•Shock sites: lemonparty, bluewaffle, 2girls1cup, etc. O meme mais recente que por enquanto existe é este: My Little Pony: Friendship is Magic A criação de memes pode partir do zero, como pode partir de um achado na internet (por puro acaso). A sua posterior propagação e a sua velocidade determina o seu sucesso. A maior parte dos memes são criados/achados no O maior fórum de imagens do mundo. Local de partilha de ideias e imagens, um local de liberdade de expressão. Local de origem dos Annonymous, grupo activista que tenta libertar os povos da tirania de governos, empresas, etc. Usualmente, no subfórum /b/.
Podem visitá-lo procurando "b" no Google.
No entanto, não o sugerimos. O que é que faz um meme ter sucesso na internet?

Piada
Originalidade
Actualidade Passado algumas semanas, foi tão mutado que se torna "velho", e é esquecido.

Caso continue a mutar-se, sobreviveu à selecção da internet, continuando a ter sucesso, indeterminadamente. Memes à Portuguesa Publicidades: "Pingo Doce", "TMN - Até já"

Vídeos caseiros: "Katyzinha6", "Dá-me o telemóvel já"

Comédia: "Diácono Remédios", "Eu amo você", "Paga o que deves", "Homens da Luta"

Música popular: "Ao ritmo do Amor", "A garagem da vizinha"

Memes intraturma: "30... bom!", "Tá forte", "Não mandas em mim", etc. O factor humurístico deste meme
é a aparência infantil do show de televisão e o facto da maior parte dos fãs ter mais de 18 anos. A razão pela qual não foram divulgadas fotos do cadáver de Bin Laden, segundo o Governo Americano, foi o medo que estas fossem manipuladas e colocadas na Internet, servindo assim como paródia e glorificação à morte de Bin Laden. Concluimos que a Memética é uma nova ciência, que explica inúmeros fenómenos do nosso quotidiano. A sua compreensão é vital para a existência de uma sociedade mentalmente sã. Está presente no nosso dia-a-dia, quando ouvimos rádio, vemos televisão ou usamos a internet. André Lopes, nº5
João Costa, nº13
Miguel Ferreira, nº18
Anja Nagel, nº 21 Trabalho realizado por: 11ºA
Full transcript