Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Produção de textos

No description
by

Rodrigo Kalamar

on 3 February 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Produção de textos

Apresentação
Quem sou?

Metodologia: como vamos aprender?

Avaliação: como vocês serão avaliados?

"Let the games begin!"
Curriculum Vitae (breve)
Possui graduação em Letras e licenciatura em Língua Portuguesa e Espanhola pela Universidade de São Paulo (2007). Especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2010). Atualmente é professor na rede particular de ensino. Tem dez anos de experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa como língua materna e de Língua Espanhola como língua estrangeira.

Conteúdo e Metodologia
Vamos ler, pensar, discutir e escrever. E reler. E reescrever textos de diversos tipos e gêneros: narrativos, descritivos, dissertativos, propaganda institucional e o próprio texto dissertativo-argumentativo, conforme os padrões exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Avaliação
A avaliação dos textos dissertativos-argumentativos produzidos seguirá os critérios de correção do ENEM, conforme informado em seu Manual*
Let's get it started!
O que é um texto dissertativo-argumentativo?
"Deixando de lado os motivos, atenhamo-nos à maneira correta de chorar, entendendo por isto um choro que não penetre no escândalo, que não insulte o sorriso com sua semelhança desajeitada e paralela. O choro médio ou comum consiste numa contração geral do rosto e um som espasmódico acompanhado de lágrimas e muco, este no fim, pois o choro acaba no momento em que a gente se assoa energicamente.
Para chorar, dirija a imaginação a você mesmo, e se isto lhe for impossível por ter adquirido o hábito de acreditar no mundo exterior, pense num pato coberto de formigas e nesses golfos do estreito de Magalhães nos quais não entra ninguém, nunca.
Quando o choro chegar, você cobrirá o rosto com delicadeza, usando ambas as mãos com a palma para dentro. As crianças chorarão esfregando a manga do casaco. Na cara, e de preferência num canto do quarto. Duração média do choro, três minutos."
(Cortázar, Julio. Histórias de Cronópios e Famas. In: COSTA, F. M. (Org.). Os 100 Melhores Contos de Humor da Literatura Universal. Ediouro, 2001.)
Desde sua origem o homem utiliza a linguagem para comunicar suas ideias. A princípio, ele desenhava nas cavernas os acontecimentos por ele vividos. Em seguida, passou a usar a fala e, por fim, inventou a escrita para registrar o que falava. Depois disso, percebeu-se que o homem e a linguagem sempre caminharam juntos.
Seu objetivo é expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de nossas posições.

Bem-vindas e bem-vindos!
Prof. Rodrigo - Produção de Textos - 1a. série EM - 1a. etapa
Importante: gosta de viajar, ler, ouvir música (dizem que tem um gosto estranho...) e de beber café.
Toda semana leremos e discutiremos um tema para a produção do texto/gênero que estiver sendo estudado. Também serão solicitadas leituras para casa, assim como utilizaremos outros recursos para aprofundarmos os temas, como vídeos, músicas, entre outros.
Manual de redação do Enem 2016 - Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf> (Acesso em 31 jan. 2017.)
SENA, Odenildo. A engenharia do texto: um caminho rumo à prática da boa redação. 4 ed. rev. Manaus: Valer, 2011.
Texto 1
Texto 2
Texto 3
'
Dever de casa (para 8/2)
Levantamento sobre características dos gêneros dos textos lidos e registro no caderno dos elementos que os caracterizam como tais.

“Efeito estufa e aquecimento global”
(Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global>. Acesso em 2 fev. 2017)

“Donald Trump contesta papa sobre alterações climáticas”
(Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mundo/donald-trump-contesta-papa-sobre-alteracoes-climaticas/>. Acesso em 2 fev. 2017)
Full transcript