Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Metodologia 15.02.16 (unimonte)

No description
by

Ana Carla Vasco de Toledo

on 14 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Metodologia 15.02.16 (unimonte)

METODOLOGIA
APRESENTAÇÃO
Prof(a). Ana Carla Vasco de Toledo.
COMO APRENDER A LER LIVROS
Qual a diferença entre ensino e descoberta?
LEITURA INSPECIONAL
Sua característica principal é o fator tempo. A arte de folear o livro sistematicamente.
NÍVEIS DE LEITURA
Leitura elementar
A finalidade da matéria e deixar o aluno ápito a diferenciar tipos de conhecimentos, destacando o conhecimeno científico, e várias linhas de pesquisa;
Capacitar o aluno a elaborar o projeto de monografia e a monografia que é necessária para a conclusão do curso de direito.
P1 - 35,00 (11/04)
P INST - 20,00 (31/05)
P2 - 15,00 (13/06)
T1 e T2 - 30,00 (1,50 p/ aula)
Total = 100 (média do aluno 70,00)
PA (27/06)
AVALIAÇÃO
As avaliações referente ao T1 e T2, serão feitas de acordo com a participação do aluno e elaboração de exercícios em sala de aula; apresentação de trabalhos (leituras, escritos, estudo de casos, análise história, análise científica)
As provas serão elaboradas de forma objetiva e dissertativa de acordo com a matéria dada em sala de aula. A P2 será a apresentação de um projeto científico para a monografia de final de curso. A P inst será objetiva, com 8 questões elaborada pelo Prof. da matéria, e referente a todo tema trabalhado em sala de aula. PA prova alternativa.
"Montaigne falava de uma -"ignorância abecedariana que precede o conhecimento, e uma ignorância doutoral que se segue ao conhecimento"-. A primeira ignorância é do analfabeto e a segunda é a do sujeito que leu muitos livros, mas os leu de maneira incorreta." (ADLER & DOREN/2010)

"O ensino ocorre quando uma pessoa instrui outra oralmente ou por escrito, No entanto é possível adquirirmos conhecimento sem sermos ensinados.
Por conseguinte, tem de haver a descoberta, ou seja, tem de haver um processo no qual se aprenda por pesquisas, investigações, reflexões - se ajuda de outra pessoa." (ADLER & DOREN/2010)
Leitura inspecional
Leitura analítica
Leitura sintópica
O livro é sobre o que? Qual a estrutura do livro? Em quais partes o livro é dividido? E ao terminar a leitura inspecional o leitor deve ser capaz de responder que tipo de livro é este – romance, história ou ciência?
Pergunta a ser feita:
A sondagem:
É o primeiro subnível da leitura inspecional, é descobrir se o livro exigirá uma leitura mais dedicada. O hábito de sondagem costuma ser adquirido em pouco tempo, algumas sugestões úteis:
EXAMINE A FOLHA DE ROSTO E O PREFÁCIO, leia-o rapidamente e responda a pergunta em qual estante você guardaria esse livro?
EXAMINE O SUMÁRIO A FIM DE CONHECER A ESTRUTURA GERAL DO LIVRO. Use-o como se fosse o mapa de uma viagem, o título do sumário terá que ser o mais claro possível, tem autor que pensa que o leitor gosta de títulos misteriosos.
CONSULTE O ÍNDICE REMISSIVO. Dê uma olhada nos tópicos cobertos e nos tipos de livros e autores citados. Pergunta-se, baseando-se na quantidade de referências, você é capaz de identificar outros termos igualmente importantes?
LEIA A CONTRACAPA E A SOBRECAPA.
Ao fim destes quatro passos, você estará apto a decidir se o livro merece uma leitura mais apurada. Importante é colocar o livro de lado um instante, se não o fizer, talvez esteja apto a sondá-lo com maior profundidade, acrescendo mais subníveis a este verbo.
EXAMINE CAPÍTULOS QUE LHE PAREÇAM CENTRAIS AO ARGUMENTO DO AUTOR. Se esses capítulos tiverem uma pequena sinopse nas páginas iniciais ou finais, leia-as com atenção.
FOLHEIE O LIVRO, detendo-se pontualmente em alguns parágrafos ou lendo algumas páginas em sequência, mas nada além disso. O mais importante de tudo é não esquecer de ler as duas ou três páginas finais, ou o epílogo, caso o livro tenha um, bem como as páginas mais importantes do livro.
LEITURA INSPECIONAL II
LEITURA SUPERFICIAL
Ao encarar um livro difícil pela primeira vez, leia-o sem parar, isto é, leia-o sem deter nos trechos mais espinhosos e sem refletir nos pontos que ainda permanecem incompreensíveis para você. Leia-o continuamente, sem deixar paralisar pelos parágrafos, notas de rodapé, comentários e referências que lhe escaparem. Você terá uma chance muito melhor de entende-las numa segunda leitura, mas isso exige, obviamente, que você tenha lido completamente pela primeira vez.
VELOCIDADE DA LEITURA
Os dois passos que consistem na leitura inspecional devem ser executados rapidamente, as pessoas devem aprender a poder a ler mais rápido do que leem.
Junte dois dedos e faça uma varredura com esse ponteiro ao longo de uma linha, um pouco mais rapidamente do que seus olhos estão acostumados a ler. Force-se a acompanhar sua mão. Continue praticando à medida que aumenta a velocidade da mão e, antes que perceba, você já terá duplicado ou triplicado sua velocidade de leitura.
Você não conseguirá compreender um livro se não o ler analiticamente, a leitura analítica, é desempenhada em função da compreensão
A essência da leitura ativa:
As quatro perguntas básicas:
1. O LIVRO FALA SOBRE O QUE? Você deve tentar descobrir o tema central do livro.
2. O QUE EXATAMENTE ESTÁ SENDO DITO, E COMO? Você deve tentar descobrir os argumentos principais que constituem a mensagem particular do autor.
3. O LIVRO É VERDADEIRO, EM TODO OU EM PARTE? Quando você entende um livro (respondendo às perguntas anteriores), fica obrigado, a formar um juízo sobre ele.
4. E DAÍ? Você deve pesar as informações do livro, perguntando, por que o autor acha que sua própria mensagem é importante? Ela é importante para você?

ADLER, Mortimer J. & DOREN, Charles Van. Como ler livros: o guia clássico para leitura inteligente; tradução Edward H. Wolff e Pedro Sette-Câmara. São Paulo: É Realizações, 2010, p. 37 - 61.
Full transcript