Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

JMJ - 2013

Orientações
by

Deyvson Santos

on 18 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of JMJ - 2013

DATAS
IMPORTANTES 15 e 16 de Julho: dias para a chegada da Delegação que decidiu participar de uma experiência missionária.

16 a 20 de Julho: Pré-Jornadas missionárias (Semana Missionária) nas cidades que tenham presença salesiana no Brasil.

18 a 21 de Julho: Encontro MJS/ AJS no Colégio Salesiano de Santa Rosa de Niterói.

21 a 22 de Julho: Chegada de todas as Delegações na cidade do Rio de Janeiro para a JMJ ( a partir desta data se contará com o serviço de alojamento, alimentação e transporte da JMJ).

23 de Julho: Catequese pela manhã ( em Niterói) e Eucaristia de abertura em Copacabana, presidida pelo Monsenhor Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

24 de Julho: Catequese pela manhã e Eucaristia em Niterói. À tarde, a chegada do Santo Padre Bento XVI com a cerimônia de acolhida em Copacabana. SITE
SALESIANO www.mjs.org.br SEMANA
MISSIONÁRIA 16 - 20 DE JULHO ENCONTRO
CONTINENTAL
DO MJS/AJS AMERICA 18 – 21 de Julho JORNADA MUNDIAL
DA JUVENTUDE 23 a 28 de julho ORIENTAÇÕES "Ide e fazei discípulos todas as nações". Mt 28, 19 25 de Julho: JORNADA SALESIANA no Colégio Salesiano de Santa Rosa, de Niterói:

-Catequese pela manhã ( para quem não participa do FÓRUM MJS/ AJS),
-Pela manhã, o FÓRUM MUNDIAL do MJS/AJS para o grupo representante previamente escolhido por cada país,
-À tarde, a FESTA do MJS/AJS com todos os presentes na JMJ,
-À noite, a VIGILIA de ORAÇÃO com todos os presentes na JMJ.
26 de Julho: Catequese pela manhã e à tarde a VIA SACRA JUVENIL DA JMJ em Copacabana.

27 de Julho: a caminhada até a BASE AÉREA SANTA CRUZ, no Rio de Janeiro.
-A primeira parte da tarde, a acolhida e ambientação da JMJ 2013ntación de las JMJ 2013
-À noite a vigilia de oração com o santo Padre. En la noche, la VIGILIA de oración con el Santo Padre.

28 de Julho: a Eucaristia de envio e conclusão da JMJ 2013.

29 – 30 de Julho: dois dias cobertos pela JMJ para o alojamento, alimentação e transporte. O que é JMJ?

JMJ: Um sonho do coração de Deus


Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.

A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.



As JMJs tem sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.


A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; em Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; em Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; em Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; em Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; em Paris (França -1997) – 1 milhão; em Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, em Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; em Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; em Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.


Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível. Oração Oficial

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.

Amém! A LOGO é uma cruz missionária, mensagem das Jornadas. Lê-se as palavras da sigla MJS/AJS com a letra J no centro, fazendo memória de Jesus e dos jovens.

A imagem ilustra Jesus Cristo olhando a cidade do Rio de Janeiro e orientado até a Virgem Auxiliadora, cuja imagem está em Niterói. As informações estarão nos idiomas que marcam as bandeiras.

Haverá um link para entrar no site da JMJ 2013: www.rio2013.com
Embaixo se encontram os links para
os serviços de facebook e de twitter.

Na janela IDENTIDADE do MJS pode-se encontrar:
-Uma pequena história do MJS.
-O MJS/AJS, associação de fiéis na Igreja.
-A EJS, inspiração do MJS/AJS.
-Saudações do Reitor Mor e da Madre Geral. São JORNADAS MISSIONÁRIAS optativas.

Depois de um momento de oração pela manhã, cada dia visitam-se as famílias do setor ou paróquia, para um momento breve de evangelização. As tardes serão experiências oratorianas e de visitas às prisões, hospitais, obras sociais, etc. As noites serão para os serviços celebrativos e culturais dos missionários com a comunidade, na qual estarão realizando a missão.

As datas: de 16 a 20 de Julho

No dia 21 as delegações deverão viajar para o Rio de Janeiro.

É preciso fazer a inscrição (sem custos) para a inspetoria, na qual se deseja participar. A inscrição é no mesmo site: www.mjs.org.br A Inspetoria que acolhe se responsabilizará pelo alojamento, alimentação e movimento no interior da missão (da Inspetoria).

A delegação deverá providenciar a passagem do lugar de origem, na própria nação, até o lugar escolhido no Brasil e dali até o Rio de Janeiro, no dia 21 de julho.

Das Inspetorias cujos lugares são distantes do Rio, o traslado deve ser com avião: Recife (Nordeste), Porto Alegre ( Sul), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Cuiabá, Mato Grosso (FMA). Esse trajeto até o Rio de Janeiro é da responsabilidade do grupo missionário (delegação).

Das Inspetorias cujos lugares são próximos ao Rio, o traslado pode ser realizado com ônibus: São Paulo, Belo Horizonte (FMA), Curitiba ( pertence a Inspetoria de Porto Alegre). Esse trajeto até o Rio é responsabilidade do grupo missionário (delegação). Para esta experiência missionária o contato deverá ser feito com o DELEGADO ou a COORDENADORA DE PASTORAL DA INSPETORIA ESCOLHIDA.

Das inspetorias dos Salesianos:

•P. Alexandre Luis de Oliveira, em São Paulo: alexandre.bsp@salesianos.com.br

•P. Asidio Deretti, em Porto Alegre: asidio@domBosco.net, viceinspetor@dombosco.net

•P. Deyvson Soares, em Recife: deyvson_77@hotmail.com

•P. Tiago Figueiró, em Campo Grande: pastoraljuvenil@missaosalesiana.org.br
Das inspetorias das FMA:

•Ir. Elizabeth Montarroyos, em Recife: irbethpastl@hotmail.com

• Ir. Teresa Cristina Domiciano, em São Paulo: tecadom@gmail.com

• Ir. Flavia Cristina Dias, em Belo Horizonte: flavia@portalimm.com.br

• Ir. Maria Aparecida Souza, em Campo Grande: pj_iiabcg@hotmail.com

• Ir. Vania Ojeda, em Cuiabá: vaniafma@hotmail.com

• Ir. Solange Sánchez, em Porto Alegre: solfma@hotmail.com Cada jovem peregrino deverá trazer consigo seu próprio material de dormir (saco de dormir, colchão inflável, lençol, casaco de frio para o tempo de inverno de 18º a 20º C, eventuais medicamentos pessoais, material de higiene pessoal). O tema inspirador:
Jovem evangelizando jovens.

O lema:
Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt, 28, 19). Com os 8 participantes ( 5 jovens, a Coordenadora ou Delegado da Pastoral e 2 assessores adultos) previstos que representam CADA INSPETORIA salesiana da América, segundo as indicações específicas na instrução do encontro. Esses 8 participantes não pagarão os $20,00 da FESTA.

A inscrição será feita com a ficha que será enviada aos Delegados e Coordenadoras pelo Pe. Antônio Ramos (Toninho).

O pagamento do encontro se fará através do site www.mjs.org.br, usando a janela PARTICIPE. O valor é de $60,00.

O pagamento on line somente o poderá fazer o Delegado ou a Coordenadora Inspetorial de PJ. A chegada para o encontró deverá ser no dia 18 de julho, durante o dia.

-O Rio de Janeiro tem 2 aeroportos: o internacional (Galeão Tom Jobim) e o nacional (Santos Dumont).

-Em cada aeroporto e no terminal de ônibus, haverão voluntários do MJS/AJS para receber e orientar as Delegações que irão chegando.

-É importante enviar a INFORMAÇÂO DE CHEGADA (dia, hora, companhia aérea e número de voo) para o Pe. Antônio Ramos (Toninho): msj.ajs@rsb.org.br -Chegando ao aeroporto ou ao terminal de ônibus, deverá tomar um ônibus até Niterói.

-Chegando ao aeroporto de Santos Dumont, pode-se aproveitar o serviço de transporte rodoviário ou marítimo para chegar a Niterói.

-No site web encontram-se as fichas para a preparação local como está informado na instrução do encontro. As contribuições nacionais deverão ser enviadas nos meses de abril e maio, com o objetivo de fazer a síntese e a preparação do instrumento de reflexão e trabalho durante o encontro.

-O Delegado Nacional e a Coordenadora nacional deverão receber as sínteses das inspetorias para poder realizar a síntese do país.
Outras novidades serão informadas no mês de novembro de 2012, depois da reunião prevista para preparação. Cada jovem peregrino deverá trazer consigo seu próprio material de dormir (saco de dormir, colchão inflável, lençol, casaco de frio para o tempo de inverno de 18º a 20º C, eventuais medicamentos pessoais, material de higiene pessoal).

Obs.: os jovens conselheiros nacionais da AJS não pagarão as taxas do encontro continental e da festa do MJS. Deverão assumir somente a sua passagem e inscrição da JMJ 2013. Os conselheiros irão ajudar durante o encontro continental. O que acontece durante a JMJ?

São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. Mas existem aquelas que estão previstas para a Jornada, como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordináriosA inscrição será feita somente no site da JMJ 2013: www.rio2013.com

Ao preencher a ficha, levar em conta o seguinte:

Ao colocar o nome da delegação, não deixe de inscrever a sigla MJS, é o modo como será reconhecida a Delegação que faz parte do MJS. Este aviso é importante para as Delegações dos Estados Unidos e língua inglesa porque a sigla em inglês é SYM. Deverão colocar também MJS. Este procedimento é para que a organização da JMJ 2013 possa receber do P. Márcio a informação de que a Delegação inscrita faz parte do MJS.

Desse modo a Delegação será hospedada na Paróquia Salesiana de Niterói.

Por isto, se requer que se faça inscrição na JMJ o mais rápido possível , porque os lugares em Niterói serão preenchidos por outras inscrições do mundo inteiro, mesmo que a Paróquia salesiana tenha sido reservada para alojamento das delegações salesianas. O custo por pessoa:

-R$ 577,60 segundo a cotação do dólar no dia inscrição até o mês de janeiro de 2013
-R$ 608,00 segundo a cotação do dólar no dia da inscrição a partir do mês de fevereiro em diante.
A inscrição será feita em grupos de no máximo 50 pessoas.

O alojamento será distribuído em grupos masculinos e femininos. É necessário que se tenha uma assessora adulta para o grupo feminino e um assessor adulto para o grupo masculino. O FÓRUM
DO MJS/AJS A FESTA
DO MJS/AJS A Vigília
de Oração O que acontece durante a JMJ?

São muitas as atividades às quais os jovens são convidados a participar, como as catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum. Mas existem aquelas que estão previstas para a Jornada, como os atos centrais (cerimônia de abertura, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e a missa de encerramento) e os atos extraordinários 25 de
julho •O tema: A dimensão missionária da Espiritualidade Juvenil Salesiana, em conexão com a JMJ 2013, com a inspiração de Mt 28,19.

•Com participantes que representam CADA PAÍS. Um (a) jovem das FMA e um (a) jovem dos SDB.

•As despesas serão cobertas pelas Conferências das inspetorias do Brasil (CIS BRASIL e CIB).

•O horário será das 9h00 às 13h00.

•A organização será preparada pelo Dicastério e o Âmbito da Pastoral Juvenil. Acontece na
manhã do dia 25 de julho •O tema inspirador é o discípulo missionário juvenil salesiano (Jovem evangelizando jovens);

•O lema: Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt, 28, 19);

•O convite é para todos os presente no Rio de Janeiro para a JMJ 2013;

•A inscrição e o pagamento serão feitos no site com o valor de $20,00 por pessoa;

•A inscrição para a festa somente poderá ser realizada pelo Delegado ou Coordenadora Inspetorial;

•O horário será das 15h00 às 20h00. Acontece na tarde
do dia 25 de julho Acontece na noite
do dia 25 de julho •Das 18h às 19h30 será o tempo do jantar do Kit peregrino, enquanto as apresentações continuam.

•A organização será preparada pela Comissão Nacional SDB/ FMA de Pastoral Juvenil.

•Cada Inspetoria deve providenciar 10 jovens para serem VOLUNTÁRIOS na festa. Os jovens se responsabilizarão pelo valor da inscrição da festa, passagem e inscrição para a JMJ. Haverá um treinamento on line prévio para preparar os jovens voluntários. •Um momento celebrativo de oração, com a Palavra de Deus, a presença do Santíssimo, cantos e louvores.

•O tema inspirador é o discípulo missionário salesiano (Jovem evangelizando jovens).

•O lema: Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt, 28, 19).

•Motivações de ação de graças: pelo bicentenário do nascimento de São João Bosco, os 140 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, os 130 anos da chegada dos Salesianos ao Brasil (em Niterói) e os 120 anos de da chegada das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil.

•Convite para todos os presentes para a JMJ 2013.

•Das 20h00 às 23h00.

•A organização será da Comissão Nacional SDB e FMA da Pastoral Juvenil. P. Deyvson Soares dos Santos, SDB
Delegado para Pastoral Juvenil Salesiana
do Nordeste do Brasil -Selecionar a opção UM (1): NECESSITO DE ALOJAMENTO.

-O código da ficha marcada deverá ser enviado ao Pe. Márcio Teodoro, nos seguintes endereços:

pjs@salesiano.br e mjs.ajs@mjs.org.br (Este último email é da secretaria central do MJS no Brasil )

-Para estes endereços deverão ser enviadas as fichas, ressaltando o CÓDIGO. Proposta de vivências
com os jovens do MJS
em nossa Inspetoria do Nordeste Na expectativa para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o documento: "Caminhando para a JMJ 2013", um subsídio direcionado aos jovens e outro aos adultos, produzido pela Comissão Episcopal para a Juventude.
Nossa inspetoria, por ocasião da semana missionária, receberá jovens do MJS oriundos de vários locais do mundo. A distribuição, combinada no Conselho Inspetorial, ficou nos seguintes locais: Aracaju, Recife, Jaboatão, Natal, Fortaleza e Salvador. Acolheremos o total de 750 jovens.

A semana missionária antecede a JMJ, de 16 a 20 de julho de 2013, a princípio as casas se preocuparão com a hospedagem e alimentação e um dia de vivência salesiana, segue uma proposta de roteiro para a semana garantindo a vivência das dimensões: Espiritual, Missionária e Cultural.
A acolhida dos jovens da MJS acontecerá da seguinte forma:
Está disponibilizado no site: www.mjs.org.br a proposta da Semana Missionária e o contato do Delegado para Pastoral Juvenil, P. Deyvson Soares dos Santos, SDB, deyvson_77@hotmail.com, pois todo contato dos grupos de jovens será efetivado via Delegado e distribuído nas casas com os responsáveis locais;




O responsável local juntamente com os assessores e coordenadores locais mobilizarão a AJS para estar junto aos estrangeiros contribuindo com a vivência salesiana e a proposta da semana missionária das dioceses e arquidioceses;

É importante está ciente da semana missionária da Igreja local, setor juventude, para orientar a vivência dos jovens do MJS;

Contaremos com a participação dos formandos que ajudarão na vivência de nossa espiritualidade e darão suporte aos encaminhamentos da semana missionária;
A distribuição numérica dos jovens do MJS será da seguinte forma:

Proposta para vivência dos cinco dias
com os jovens o MJS Seria interessante que todos os dias começassem as atividades com a celebração da eucaristia ou um momento de oração com uma mensagem de bom dia;

Cada obra deve organizar sua semana de atividades. As indicações que seguem são sugestões que deverão ser adaptadas a cada situação. No entanto, devemos garantir um dia de atividades salesianas, os demais dias de participação na semana missionária organizada pelo setor de juventude da arquidiocese e favorecer a visita dos jovens aos espaços culturais locais.

Dia 16 – Acolhida dos jovens: Seria interessante uma mobilização dos jovens dos grupos locais para recepção no aeroporto; Oferecer a vivência de um momento celebrativo; Um giro pela obra para familiarização dos jovens; Acomodação dos jovens e orientações gerais para os cinco dias; Seria interessante uma palavra de boa noite do Diretor da obra.

Dia 17 – Jornada salesiana: Oratório; visita as famílias; a noite poderia conduzir os jovens a um espaço cultural da cidade para um passeio.

Dias 18 e 19 – Participação da Semana Missionária da Igreja local. Para isso é preciso tomar conhecimento prévio para orientar os jovens na vivência.

Dia 20 – Participação da Semana Missionária da Igreja local e Celebração de Ação de graças e envio dos peregrinos a JMJ.

Dia 21 e 22 – O grupo deve se deslocar para o Rio de Janeiro.
Participação dos formandos salesianos
na JMJ - 2013
Os Salesianos em formação inicial (pós-noviços; assistentes e estudantes de teologia) são um dos grandes motivos de alegria de nossa missão salesiana no Nordeste, neles depositamos nossa esperança e continuidade da missão.

As casas de nossa Inspetoria estão se organizando para vivenciar a Jornada mundial da Juventude no Rio de Janeiro, de 23-28 de julho de 2013. Para tanto, cada grupo que se inscrever terá um responsável geral e outros adultos que possam acompanhar os jovens nesta importante vivência. E, diante de tal organização, pensamos como inspetoria em integrar nossos formandos nos grupos.

Cada grupo que se organizar para a JMJ pode solicitar da Inspetoria a presença de um formando salesiano para contribuir nas responsabilidades de tal evento. A princípio cada grupo se responsabilizará com as despesas do formando (Passagens e taxa da jornada), caso não for possível a Inspetoria assume tais gastos.
Full transcript