Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Determinantes da procura turistica

No description
by

Inês Oliveira

on 15 December 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Determinantes da procura turistica

Determinantes da procura turística
A procura turistica é influenciada por um conjunto de fatores que atuam positiva ou negativamente, causando assim, o seu aumento ou diminuição.
A este conjunto de fatores dá-se o nome de determinantes da procura turística.
Os determinantes estruturais podem influenciar a procura turistica a médio e longo prazo e estão ligados ao crescimento económico. Assim, podem considerar-se:

a demografia
o desenvolvimento económico
a duração do tempo de trabalho
a densidade populacional e taxa de urbanização
o progresso técnico e científico dos transportes

Demografia
O crescimento da população mundial leva ao aumento da procura turistica, mas, no entanto, são as alterações da estrutura demográfica que mais influenciam a procura, devido á baixa taxa de nupcialidade e avanço da idade de casamento; á diminuição da taxa de natalidade e ao aumento da esperança média de vida, juntamente com a reduçãoda idade da reforma
Os determinantes da procura turística podem-se dividir em dois tipos:
Determinantes Estruturais
Determinantes Conjunturais
Determinantes da procura turistica
O aumento dos rendimentos e a melhoria do nivel de vida são responsáveis pelo crescimento turístico.
Hoje em dia, assim como nos últimos 50 anos, o aumento da riqueza dos países industrializados fez com que a taxa de partida para férias crescesse, pois, atualmente as viagens e as férias representam, para muitas pessoas, uma necessidade e não um luxo.

Por outro lado, o crescimento económico permite observar alterações ao nível da oferta turística, possibilitando assim, o investimento na oferta turistica em equipamentos e infra-estruturas. No caso de resseçao, e investimento retrai-se, sendo, o capital utilizado para investimentos de risco reduzido.
Por um lado, o crescimento económico gera riqueza, aumentando, assim, a disponibilidade para o consumo de bens e serviços não vitais, por exemplo, o consumo turístico.
Desenvolvimento económico

Se houver recessão, o desemprego aumenta, e diminuem os rendimentos, logo a actividade turistica diminui também.
Duração do tempo de trabalho
A diminuição do tempo de trabalho garante a disponibilidade de tempo indespensável para realizar viagens. esta situação divide-se, normalmente nos países industrializados.
A diminuição do tempo de trabalho foi acompanhada pelo direito ás férias pagas, cujo período, tem vindo a aumentar, desta forma, as pessoas têm tempo livre para viajar e têm dinheiro para gastar em viagens o que conduziu a consolidação do turismo e continua a influenciar o aumento da procura turística.
Densidade populacional e taxa de urbanização
O aumento do grau de urbanização tem conduzido ao aumento do turismo, uma vez, que este se caracteriza por uma evasão, sobre tudo de grandes centros urbanos e do mundo urbano moderno.
O elevado nível de concentração urbana e nas caracteristicas do trabalho atual que conduzem a fadiga fisica e mental que, por sua vez, conduzem a necessidades de evação e fuga da rotina diária.
A população urbana tem maior propersão para viajar devido ás romenerações mais elevadas, ás necessidades fisiológicas criadas pela carencia e evasão e por maior facilidade em depertar outro tipo de necessidades pelo acesso que tem á informação.
O turismo moderno é produto da concentração das grandes massas populacionais em centros urbanos que, através dele, procuram obter uma compensação fisica e psicológica.
Progresso técnico e cientifíco dos transportes
A industrialização e o progresso técnico cientifíco estimulou o tuismo e o lazer, isso acontece devido ao aumento de tempo livre e ao aumento dos meios técnicos, como, os transportes, que facilitam as viagens em termos de rapidez, segurança e custos.
Com a aparição dos transportes, o empreendimentos turisticos, foram a condição da existencia do turismo.
Desta forma, o desenvolvinmento dos transportes condiciona o desenvolvimento das viagens e permite o ascesso a zonas cada vez mais diversificadas e reduz as distancias em termos de tempo e de custos.
Determinantes conjunturais
Os determinantes conjunturais relacionam-se com a situação económica de cada país e definem, num curto período de tempo, o volume e o tipo de procura turistica, a duração da permanencia e os preços dos servoços turisticos.


Nos determinantes conjunturais podem existir duas situações:
Variações cambiais;
Inflação

Variações cambiais
As oscilações cambiais afectam o turismo internacional, conforme a variação da moeda for positiva ou negativa.
A desvalorização da moeda de um destino turistico leva a uma redução dos preços dos bens e serviços, que por sua vez, leva a um aumento da procura turistica, pois, aumenta o poder de compra dos turistas estrangeiros.
Por outro lado, se a for desvalorizada, os preços iram aumentar em relação aos mercados externos, o que poderá resultar numa diminuição da procura.
Esta situação verefica-se nos últimos tempos no mercado das ilhas britânicas, que reduzem consideravélmente o fluxo inbound para portugal, dada a desvalorização da libra esterlina face ao euro.
Esta influência pode ser analizada através da elasticidade da procura/preço.
Inflação
O turismo é influenciado com maior ou menor intensidade em função do nivel de preço atingido.
O incremento de preços no destino, se não for acompanhado por variações cambiais que o anulem, encarece o preço dos bens e serviços turísticos que os turistas aí adquirem e contrai a procura externa.
Os destinos com taxas de inflação mais baixas serão preferidos face aos que têm essas taxas mais elevadas.
A inflação desvia os fluxos turísticos externos para destinos onde o nível de preços é menor e reduz as correntes internas ao próprio país podendo levá-las a passar férias onde os preços se encontrem mais baixas.
BARCELONA
FIM
Full transcript