Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

GEOGRAFIA DO TURISMO

No description

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of GEOGRAFIA DO TURISMO

BRASIL E O MUNDO
GEOGRAFIA DO TURISMO
BRASIL

Profº Danilo Campos
40 mil
quilômetros

É a extensão da linha do Equador! Ela atravessa 14 países e, no Brasil corta o Amazonas, Roraima e o Amapá
É o horário oficial de Brasília em relação a Greenwich. Ou seja, se por aqui são 10h. lá são 13h.
Menos 3 horas

São Atravessados pelo Trópicp de Câncer, como México, Egpto e Arábia Saudita
17 países
REGIONALIZAÇÃO
CLIMA
TURISMO
O TERRITÓIO BRASILEIRO
LINHA DO EQUADOR
São cortados pelo trópico de Capricórnio, entre eles o Brasil, onde a linha passa por Mato Grosso do SUl, Paraná e São Paulo
11 países

MERIDIANO DE GREENWCH
TRÓPICO DE CÂNCER
TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO
QUESTÃO 2
No Brasil, cidades de porte médio, com padrão de vida considerado adequado, têm atraído milhares de pessoas nos últimos anos, especialmente trabalhadores qualificados. Uma das cidades que possui essas características, além de serviços e infraestrutura ligados ao turismo de sol e praia, é:
Questão 3
Linha imaginária que atravessa o Brasil:
Um avião decola de Fernando de Noronha (PE) às 23 horas de uma segunda-feira com destino a Manaus (AM). Baseando-se em um mapa com os fusos horários do Brasil e considerando que a viagem dura 4 horas, um viajante que está a bordo conclui que o avião chegará a seu destino à(s):
Questão 4
QUIZ - GEOGRAFIA DO BRASIL
QUESTÃO 01
(a) 02h00 da terça-feira
(b) 19h00 da segunda-feira
(c) 02h00 da segunda-feira
(d) 01h00 da terça-feira

(a) Florianópolis (SC)
(b) Jaboatão dos Guararapes (PE)
(c) Presidente Prudente (SP)
(d) Vitória da Conquista (BA)

Usando um exemplo prático, ao viajarmos para leste, devemos adicionar 1 hora ao relógio por cada zona de tempo padrão; já para oeste, devemos subtrair uma hora a cada zona de tempo padrão (a cada 15º).
Dinâmicas do Clima
Dezembro à
Fevereiro
Junho à
Agosto
CLIMA EQUATORIAL
CLIMAS BRASILEIROS
CLIMA TROPICAL
CLIMA SEMIÁRIDO
CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE
CLIMA TROPICAL ATLÂNTICO
CLIMA SUBTROPICAL
As praias já são internacionalmente conhecidas - assim como as festas e a vida noturna. O Rio de Janeiro também chama a atenção dos turistas por sua arquitetura e a belas paisagens da cidade que um passeio no bonde do Pão de Açúcar oferece.

Atrativos: Morro do Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Pedra da Gávea
RIO DE JANEIRO - RJ
A capital de Santa Catarina tem belas praias (algumas perfeitas para a prática de esportes aquáticos), gastronomia típica e toda a infraestrutura de uma mega cidade sem deixar de lado suas partes históricas.

Atrativos: Lagoinha do Leste, Ilha do Campeche e Praia Mole.
FLORIANÓPOLIS - SC
São Paulo, a maior cidade da América Latina, atrai por sua variedade cultural e gastronômica. São incontáveis opções de restaurantes, museus, bares e galerias.

Atrativos: Sala São Paulo, Catavento Cultural e Pinacoteca do Estado
SÃO PAULO - SP
Búzios é conhecida por ter opções para cada nicho de frequentadores de praias: há lugares excelentes para surfar, mergulhar ou banhar-se. A cidade ainda é famosa pelas atrações de elite que oferece, com uma noite badalada.

Atrativos: Rua das Pedras, Praias de Búzios e Ponta a Lagoinha
BUZIOS - RJ
Salvador já foi capital do país e hoje chama atenção por ser uma das cidades com maior influência da cultura africana, seja na gastronomia, música ou arquitetura. A capital da Bahia atrai turistas interessados pelo Carnaval.

Atrativos: Igreja São Francisco, Olodum e Igreja Nosso Senhor do Bonfim
SALVADOR - BA
Um marco na fronteiro entre Brasil e Argentina, as visitas não são apenas por conta da impressionante cachoeira, mas também a diversa fauna da região. Entre as mais de 270 quedas d'água, a da Garganta do Diabo é a mais famosa.

Atrativos: Quedas dos Iguaçu, Parque Nacional de Iguaçu e Usina de Itaipú
FOZ DO IGUAÇU - PR
A pequena cidade colonial de Paraty encanta por ser um patrimônio histórico com prédios bem preservados e ruas que remetem ao período histórico do Brasil Colônia. Passeios de barco estão entre as atrações preferidas pelos turistas.

Atrativos: Baía de Paraty, Praia do Sono e Centro Histórico.
PARATY - RJ
Manaus cativa pela mistura de programações: é possível passear pela Amazônia e, no mesmo dia, visitar o Teatro da cidade para ouvir uma ópera. O mercado municipal, com uma imensa variedade de frutas e peixes, assombra os turistas.

Atrativos: Teatro Amazonas, Arquipélago de Anavilhanas e Encontro dos Rios.
MANAUS - AM
Bonito chama atenção pelas águas cristalinas e puras. O circuito de Arvorismo e a Gruta da Lagoa Azul são tidas como passeios inesquecíveis.

Atrativos: Rio da Prata, Abismo Anhumas e Recanto Ecológico Rio da Prata
BONITO - MS
A atração de Trancoso se dá pela mistura entre o casual (casas coloridas e de barro nas praias) e o chique (resorts luxuosos). As praias de areais brancas e com piscinas naturais também atraem os turistas.

Atrativos: Praia do Espelho, Quadrado e Praia dos Coqueiros
TRANCOSO - BA
Fortaleza, a capital do Ceará, esta localizada nas margens do riacho Pajeú e também do Oceano Atlântico, possuindo 34 quilômetros de praias, com falésias, dunas e lagoas de água doce. A temperatura do mar, entre 25°C à 28°C, garantem ótimos banhos e fazem a alegria de crianças e adultos.

Atrativos: Praia De Iracema, Ponte dos Ingleses, Praia de Cumbuco
FORTALEZA - CE
Em Noronha estão localizadas 21 ilhas e ilhotas que abrigam praias com cenários únicos, falésias, formações rochosas, rica fauna e flora com espécies endêmicas, como os golfinhos que se agrupam diariamente na baía que leva seu nome – lugar de observação mais regular do planeta.

Atrativos: Baía do Sancho, Forte São Pedro do Boldró, Baía do Sueste
FERNANDO DE NORONHA - PE
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, conhecida como a Cidade do Sol, possui lindas praias, em especial a de Ponta Negra, Genipabu e a super badalada Praia da Pipa – são elas que criaram a fama internacional de Natal.

Atrativos: Parque das Dunas, Praia de Ponta Negra, Forte dos Reis Magos
NATAL - RN
Gramado é o principal destino turístico do Rio Grande do Sul e um dos cinco principais destinos turísticos brasileiros. Localizada na Serra Gaúcha, a cidade vive e respira turismo. Quase 70% dos noivos do país vão passar ou gostariam de passar a lua de mel nesse recanto com ares europeus.

Atrativos: Mini Mundo, Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Vinícola Ravanello
GRAMADO - RS
A trabalho ou a passeio a cidade oferece um universo de opções de lazer em seus teatros, museus, centros culturais e históricos, bosques, praças e passeios públicos. Palco de inúmeros eventos internacionais ligados a indústria, Curitiba recebe muitos turistas estrangeiros para fins de negócios.

Atrativos: Jardim Botânico de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Estrada Da Graciosa
CURITIBA - PR
Brasília, a capital da República Federativa do Brasil, tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, oferece várias atrações turísticas em seus museus, teatros e parques. por estar localizada no imenso platô do Planalto Central, de onde nascem grandes bacias hidrográficas brasileiras, também é muito procurada por praticantes do ecoturismo.

Atrativos: Congresso Nacional, Pontão do Lago Sul, Cachoeira Salto do Itiquira,
BRASILIA - DF
DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
Norte: é a mais extensa das regiões brasileiras, ocupando quase metade do território, e a menos povoada. Tem como principal característica a presença da floresta Amazônica.
Nordeste: é caracterizada pela existência de grandes contrastes naturais, sociais e econômicos. Por razões históricas, grande parte da população encontra-se na faixa litorânea. O interior, dominado pelo clima semiárido, é bem menos povoado.
Centro-Oeste: é a região menos populosa, corando apenas cerca de 7% da população brasileira. Caracteriza-se por ser uma região de fronteira econômica, impulsionada pelo desenvolvimento de uma agricultura moderna.
Sudeste: é a região mais populosa, desenvolvida e industrializada do país. É também a região mais urbanizada com cerca de 90% da população vivendo em cidades.
Sul: regiãomenos extensa do país, apresentando como características marcantes o clima subtropical, a agropecuária diversificada e uma importante produção industrial.
(a) Trópico de Câncer
(b) Circulo Polar Ártico
(c) Equador
(d) Meridiano de Greenwich

Em relação aos tipos de clima no Brasil, marque qual clima abrange uma porção maior do território e melhor caracteriza o país:
(A) Clima Semiárido
(B) Clima Equatorial
(C) Clima Tropical
(D) Clima Desértico
Full transcript