Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ozônio

No description
by

Isadora Michels

on 17 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ozônio

Isadora M. (20), Laís (21), Laura (22),
Leonardo T. (23), Leonardo W. (24) e Lyandra(25)

Ozônio
Ozônio é um gás, formado a partir do rompimento das moléculas de oxigênio pela ação da radiação ultravioleta do Sol. Nesta situação, os átomos separados combinam-se com outras moléculas de oxigênio, formando assim o ozônio.
Ocorrência
A ocorrência do Ozônio nestas duas camadas e seus efeitos extremamente distintos entre si. o Ozônio está presente em boa parte da atmosfera, porém possui distintos efeitos, especialmente nos grandes centros urbanos e acaba sendo formado por bolhas de poluição, que através de reações fotoquímicas formam o Ozônio ao qual é responsável por infecções respiratórias mais graves que ocorrem em determinadas épocas do ano.
Funções
Utilização
Formação do ozônio:
natural e sintética

O ozônio assim criado existe como uma fina camada na atmosfera e bloqueia a pequena porção do espectro de UV que ele absorve.
O ozônio também é gerado na atmosfera, pelas descargas atmosféricas (raios de uma tempestade).
É ainda gerado por quedas d'água e ondas que arrebentam e que são responsáveis pelo sentimento de energia que experimentamos próximo a estes locais.
Outro modo em que se gera ozônio é através de fótons do Sol quebrando separadamente o Óxido Nitroso (NOx), um agente poluidor formado por um motor de combustão interna.
O ozônio é formado quando um átomo de oxigênio colide com uma molécula de oxigênio em presença de uma terceiraªmolécula que permite a reação, mas não é consumida no processo.
Sua função mais conhecida é a de absorver a radiação solar ultravioleta (UV, em especial o UVB) evitando que ela incida na superfície do planeta.
Sem a proteção do ozônio, as radiações causariam graves danos aos organismos vivos que habitam a superfície do planeta Terra
Os CFCs, conhecidos pelo efeito prejudicial à camada de ozono, por meio do cloro gasoso, têm o papel de paralisar o ciclo.
A Austrália tem sido bastante castigada pelo aumento de penetração dos raios ultravioleta, causando incidência elevada de câncer de plena população local.
Sanitização de hortaliças
Quando colhidos, os alimentos ainda contém pragas, bactérias, germes, devido a exposição em meio aberto.
A aplicação do ozônio faz com que essas impurezas fiquem inativas,ficando mais limpas e naturais, sem alterar sua características.
Gases odorosos
Além de respeitar parâmetros de emissão, efluentes gasosos são um problema constante para as indústrias devido ao incomodo do seu odor.
O ozônio, no papel de maior oxidante natural existente, remove o odor, oxida materiais particulados e oxida os poluentes gasosos.
Indústria da pesca
A partir do momento que é pescado, o peixe já está sujeito a contaminação devido a proliferação das bactérias.
Com a sua ação oxidante, o ozônio inativa fungos, bactérias e protozoários sem alterar o sabor do pescado.
Aplicaçôes texteis
O manejo de tecidos produz uma alta quantidade de efluentes, seja da lavagem, dos processos de tinturaria ou ainda de resíduos das matérias utilizadas.
Ele é usado para desbotar jeans, e utiliza sete vezes menos água do que a forma tradicional. Suas propriedades oxidantes ainda garantem a remoção de toxicidade e alvejamento do tecido.
Aquários
A qualidade da água dos aquários nessecitam ser de auto nível, não só pela exposição oa publico mas principalmente por se tratarde um completo habitat dos peixes.
A aplicação do ozônio na água resulta numa melhoria estética sem consequências para os peixes, removendo cor, odor e resto de alimentos, controlando também os óleos provenientes dos peixes. Ao se decompor, o ozônio se transforma em oxigênio, aumento a disponibilidade do mesmo para os peixes.
O Ozônio troposférico é produzido em reações químicas entre os óxidos de nitrogênio e os compostos orgânicos voláteis nos dias quentes e ensolarados, principalmente em áreas urbanas e industriais e em regiões propensas a massas de ar estagnado.
Ozonioterapia
A Ozonioterapia é uma técnica que utiliza o ozônio como agente terapêutico no tratamento de um grande número de patologias. Seu emprego visa a melhorar a circulação sanguínea, reduzir o colesterol, ajudar na cicatrização de feridas e oxidar toxinas, sendo também aplicado no tratamento da dor crônica.
Ozônio como poluente
O ozônio troposférico é um dos poluentes que mais contribuem para os baixos índices de qualidade do ar nos grandes centros urbanos. O ozônio em concentrações elevadas tem grande toxicidade, aumentando os níveis de poluição local e regional. É um poderoso oxidante, e como tal, interage com uma ampla faixa de componentes celulares e materiais biológicos. O efeito mais acentuado ocorre no trato respiratório, sendo que a extensão dos efeitos depende da concentração e duração da exposição. Os principais efeitos são a irritações nos olhos e vias respiratórias, diminuição da capacidade pulmonar.
Full transcript