Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS

No description
by

Isaura Aguiar

on 9 March 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS

Não que o administrador seja um herói que pretendemos consagrar, mas ele é um agente - não só de condução, mas também de mudança e de transformação das empresas, levando-as a novos rumos, novos processos, novos objetivos, novas estratégias, novas tecnologias e novos patamares.
O administrador também é um agente educador e orientador no sentido de que, com sua direção e orientação, modifica comportamentos e atitudes das pessoas; ele é um agente cultural na medida em que, com seu estilo de Administração, modifica a cultura organizacional existente nas empresas.
A Administração na Sociedade Moderna
A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido a metas previamente determinadas, a obtenção e alocação de recursos etc.
O administrador é um profissional cuja formação é ampla e variada: precisa conhecer disciplinas heterôgenas (como Matemática, Direito, Psicologia, Estatística etc.); precisa lidar com pessoas; precisa estar atento aos eventos passados, presentes e futuros; precisa lidar com eventos internos e externos; precisa ver mais longe que os outros pois deve estar ligado aos objetivos que a empresa pretende alcançar por meio da atividade conjunta de todos.
A Administração como CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ARTE
O estado atual da TGA
A TGA estuda a Administração as organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Elas constituem os principais componentes da Administração das organizações e empresas.
Administração
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas, como a que atravessamos nos dias de hoje, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana. A tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas
de maneira eficiente e eficaz.
Nos próximos anos, o mundo verá o fim da forma organizacional de hoje e o surgimento de novas arquiteturas organizacionais adequadas às novas demandas da era pós-industrial. Essa previsão se baseia no princípio evolucionário de que cada época desenvolve uma forma organizacional apropriada às suas características e exigências.
1. Mudanças rápidas e inesperadas no mundo dos negócios nos campos do conhecimento e da explosão populacional, impondo novas e crescentes necessidades a que as atuais organizações não têm condições de atender.
2. Crescimento e expansão das organizações, que se tornam complexas e globalizadas.
3. Atividades que exigem pessoas de competências diversas e especializadas envolvendo problemas de coordenação e, principalmente, de atualização em função das rápidas mudanças.
A palavra ADMINISTRAÇÃO vem do latim AD (direção, tendência para) e MINISTER (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
A tarefa da Administração passou a ser a de definir os objetivos da organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação e garantir a competitividade em um mundo de negócios altamente concorrencial e complexo.
Assim, chegamos às seguintes conclusões sobre a Administração.
1. A Administração ocorre exclusivamente dentro de organizações.
2. A Administração requer fazer as coisas através das pessoas.
3. A Administração requer lidar simultaneamente com sistuações múltiplas e complexas, muitas vezes inesperadas e potencialmente conflitivas.
4. O administrador deve continuamente buscar, localizar e aproveitar novas oportunidades de negócios.
5. O administrador precisa saber reunir simultaneamente conceitos e ação.
A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Administração, TGA e Organizações
Importância da atual Administração como uma atividade imprescindível na melhoria das organizações e na melhoria de vida na sociedade moderna
O conteúdo e o objeto de estudo da Administração
Perspectivas futuras da Administração e a crescente complexidade de seu papel na sociedade moderna
Prof. Conrado Consorte
conrado.consorte@hotmail.com
Exercício – O Administrador como agente de mudanças

O administrador deve estar focalizado no futuro para poder preparar sua empresa para enfrentar os novos desafios que surgem, seja por meio de novas tecnologias, novas condições sociais e culturais, seja por meio de novos produtos e serviços. Além disso, deve pensar globalmente (ver o mundo) e agir localmente (atuar na empresa). Para levar sua empresa à excelência, o administrador deve ter espírito empreendedor, aceitar desafios, assumir riscos e possuir um senso de inconformismo sistemático. Somente assim o administrador pode conduzir sua empresa a uma situação melhor.
O que você acha de tudo isso?
Dissertar à respeito do assunto. Mín 10 linhas. 05 pontos.
Essas mudanças tendem a aumentar com a inclusão de novas variáveis, na medida que o processo se desenvolve criando uma turbulência que perturba e complica a tarefa administrativa de planeja, organizar, dirigir e controla uma empresa eficiente e eficaz.
Eficácia:
significa atingir objetivos e resultados. Um trabalho eficaz é proveitoso e bem-sucedido.
Eficiência:
significa fazer bem e corretamente. O trabalho eficiente é um trabalho bem executado.
Nas organizações - seja nas indústrias, comércio, organizações de serviços públicos, hospitais, universidades, instituições militares ou em qualquer outra forma de empreendimento humano - a eficiência e a eficácia com que as pessoas trabalham em conjunto para conseguir objet comuns dependem diretamente da capacidade daqueles que exercem a função administrativa.

Qualquer que seja a posição ou o nível que ocupe, o administradoralcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados.
Conceito de Administração
Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento, à organização, à liderança e ao controle dos recursos organizacionais.
John R. Schermerhorn
Como CIÊNCIA:
a Administração repousa em fundamentos científicos, em metodologias e em teorias sobre fatos e evidências que são analisadas, experimentadas e testadas na prática cotidiana.
Como ciência ela define o que causa o quê, por que causa e quando causa, isto é, as relações de causa e efeito.
Como tecnologia:
a Administração utiliza técnicas, modelos, práticas, ferramentas conceituais baseadas em teorias científicas que facilitam a vida do administrador e tornam seu trabalho mais eficaz. E como se mede isso? Através dos resultados.
Como arte:
a Administração requer do administrador a leitura de cada situação em uma visão abrangente com intuição e abordagem criativa e inovadora não somente para resolver problemas, mas principalmente para criar, mudar, inovar e transformar as organizações.
O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo: cada um influencia e é influenciado pelos outros. Modificações em um componente provocam modificações em maior ou menor grau nos demais.
Full transcript