Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Nigéria

No description
by

Gil Nóbrega

on 24 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Nigéria

Nigéria
Localização
Espaço da
Curiosidade
A Nigéria faz parte da União Africana, tal como todos os países africanos, exceto Marrocos.
Atualmente, na União Africana, existem três países suspensos: Guiné-Bissau, Egito e a República Centro-Africana, devido a conflitos políticos, militares e sociais.
Nome oficial:
República Federal da Nigéria
A União Africana tem duas capitais:
Addis Ababa, na Etiópia;
Midrand, na África do Sul.

A Nigéria situa-se na galáxia Via Láctea, no Sistema Solar, no planeta Terra, no continente Africano, no hemisfério norte e no hemisfério oriental, aproximadamente entre a longitude de 2ºE e de 15ºE e entre a latitude de 4ºN e 14ºN.
História
Lema: "Unity and Faith, Peace and Progress."
(Unidade e Fé, Paz e Progresso.)
Por volta do ano 1000 a.C., a população Nok apareceu na Nigéria, e desapareceu, aproximadamente, no ano 300 d.C. por razões desconhecidas. Este povo era nómada e possuía uma cultura única. As únicas esculturas deles que chegaram até à atualidade são esculturas feitas de terracota (argila cozida), que se destacavam pela representação das pessoas desse povo com realce detalhado das faces.
Pré-história, Idade da Pedra
Figura 2: escultura Nok proveniente da bacia do Níger (atual Nigéria), localizada no museu do Louvre, em França.
Mais tarde, apareceram outros povos como os Igbo, os Yoruba e os Fula, que habitavam a atual Nigéria desde os séculos X, XII e XIX, respetivamente, até ao início do século XX.
Atualmente, estes povos ainda existem como grupos étnicos da Nigéria, à exceção do Fula, que é um dos maiores grupos étnicos com maior dispersão pelo mundo, superando os 30 milhões de membros, com cerca de 60% habitando a Nigéria e o resto, marioritariamente, habitando no continente Africano.
Figura 3: indivíduo exemplar da etnia Igbo
Figura 4: indivíduo exemplar da etnia Yoruba
Figura 5: indivíduo exemplar da etnia Fula.
Até ao final do século XVI, os portugueses usufruíam do monopólio comercial do território onde se situa a atual Nigéria.
Colonização
Em 1914, a Nigéria passou a ser oficialmente uma colónia da Grã-Bretanha, e foi dividida em três partes: Nigéria do Sul, do Norte e a colónia de Lagos.
Mais tarde, no dia 1 de Janeiro de 1901, a Nigéria passou a fazer parte do Império Britânico, como um protetorado (uma região autónoma mas controlada e protegida por um país).
Durante a era do esclavagismo, a Grã-Bretanha e a França juntaram-se à troca de escravos na Nigéria.
Mas, em 1807, a Grã-Bretanha, em conjunto com os Estados Unidos, aboliu a sua troca internacional de escravos.
Devido ao facto dos habitantes do sul da Nigéria estarem mais integrados com os colonos europeus, o sul ficou mais desenvolvido que o norte e, ainda hoje, verifica-se o mesmo.
Independência
Em meados do século XX, houve uma "onda" de independência por todo o continente africano, então, a Nigéria tornou-se independente no dia 1 de Outubro de 1960.
Com influência da segunda guerra mundial, e como resposta aos pedidos de independência e crescimento do nacionalismo, a Grã-Bretanha deu à Nigéria o direito de se "auto-governar", sem se tornar totalmente independente.
Após esse dia, o governo da Nigéria foi formado com uma coligação entre dois partidos, um representava o islamismo e outro o cristianismo. Foi escolhido como governante-geral, o político do partido cristão: Nnamdi Azikiwe. A oposição era constituída pelo povo Yoruba. Tornando os povos dominantes (Hausa, no norte, Igbo, no este, e Yoruba, no oeste) muito diferentes a nível da cultura e a nível da política.
Solo
A Nigéria partilha fronteiras terrestres:
com Benim a oeste;
com Chade e com Camarões a este;
com Níger a norte.
Figura 6: mapa representando o Império Inglês
Figura 7: mapa ilustrando os tipos de solo na Nigéria
Solos arenosos do norte, onde há a produção de:
Amendoim;
Sorgo;
Feijão-frade;
Painço (milho-miúdo);
Algodão.
Legenda:
Solos interiores (lateríticos), maioritariamente areia e argila, inundam facilmente, formando algo parecido com um pântano. Solo infértil, impermeável e oxidado. Em algumas áreas cultiva-se o algodão. Solo rico em ferro e alumínio.
Solos de floresta tropical. Solos húmidos e férteis com densa vegetação. O solo subterrâneo é granítico e argiloso. Existe a produção de:
Cacau;
Óleo de palma;
Borracha.
Solos de grande importância para a agricultura nigeriana.
Solos aluviais. Solos que se inundam facilmente devido ao solo impermeável e aos rios que correm naquela zona. Estes solos não dependem nem do clima nem da vegetação.
Clima
O clima tropical húmido está presente no norte e no centro da Nigéria.
No sul, predomina o clima equatorial.
Figura 8: mapa ilustrando a quantidade anual de precipitação em várias regiões da Nigéria.
menos de 100 cm
100 a 200 cm
200 a 300 cm
mais de 300 cm
Figura 9: mapa ilustrando a temperatura média anual em diversas regiões da Nigéria.
Áreas mais quentes:
mais que 27ºC
Área moderadamente quente:
24ºC a 27ºC
Área "fria":
menos que 24ºC
Etimologia:
A palavra "Nigéria" provém do rio "Níger" que "atravessa" o país.
Rios
Na Nigéria existem apenas dois rios principais: o rio Níger e o rio Benue, que convergem numa delta denominada de Níger.
Os 36 estados da Nigéria
Relevo
O relevo da Nigéria é essencialmente constituído por planícies e planaltos. O ponto mais alto situa-se na montanha Chappal Waddi, a 2419 metros de altura.
Planaltos
Planícies
Figura 11: mapa da Nigéria ilustrando, de modo geral, o seu relevo.
Fontes:
Wikipédia Inglesa;
Wikipédia Portuguesa;
Organização dos alimentos e da agricultura das Nações Unidas;
Google.
Vegetação
Savana Sahel situa-se no extremo nordeste da Nigéria. Há baixa precipitação anual, e a estação chuvosa dura três a quatro meses.
A vegetação é dispersa e baixa. Nesta zona, habitam pastores nómadas.
Savana do Sudão situa-se no norte da Nigéria. Nesta zona cultivam-se amendoins, sorgo e o painço. A vegetação encontrada nesta área não é tão alta ou densa como a encontrada na Savana da Guiné, mais a sul. Esta zona está repleta de moscas tsé-tsé (moscas da doença do sono) e de gado (ovino, caprino, camelino, asinino e equino). Os nómadas Fula vagueiam esta zona à procura de pasto e água para o seu gado.
Savana da Guiné situa-se no centro da Nigéria e é a maior desse país. Nesta área há entre 100 a 150 centímetros de precipitação anual e a estação chuvosa dura entre seis a oito meses. A vegetação é muito densa e predominam várias árvores altas, mas, no verão, todas as ervas secam e acabam por desaparecer.
Floresta tropical situa-se no sul da Nigéria, e é a maior "fonte" de madeira do país, tendo a sofrer, ao longo dos anos, uma intensa desflorestação.
Área do pântano de água doce situa-se no sul da Nigéria. É uma área em que na estação chuvosa aumenta ligeiramente e a água permanece à superfície durante oito a nove meses. A inundação periódica, gradualmente, vai depositando novas camadas de solo cada vez mais sólido.
Floresta do mangue e vegetação costeira situa-se no extremo sul da Nigéria. Consiste num conjunto de pântanos de água salgada intercalados com riachos e lagoas. A planta Rhizophora Racemosa (planta mangue) constitui 99% da vegetação.
A vegetação de montanha situa-se no este da Nigéria e é muito variada, não havendo uma própria vegetação, pois há uma mistura das vegetações das outras zonas anteriormente faladas.
Etnias mais comuns na Nigéria
Yoruba
Figura 12: mapa que representa a vegetação das variadas zonas da Nigéria
Hausa
Igbo
Fula
Ibibio
Kanuri
Tiv
Edo
Ijaw
A língua oficial da Nigéria é o Inglês mas existem outros dialetos também falados por cada etnia.
Língua
Figura 14: mapa de línguas da Nigéria.
Religião
Em geral, a religião que domina o continente Africano é o islamismo, mas, como chegaram vários europeus à Nigéria durante a era da colonização, houve uma dispersão do Cristianismo
Atualmente, estima-se que 49.3% dos nigerianos sejam Cristãos, 48.8% sejam Islãos e apenas 1.9% sigam outra religião.
Costumes e modos de vida
Devido ao facto de haver várias etnias na Nigéria, existem milhares de costumes e modos de vida que se contrastam mais facilmente entre o sul e o norte da Nigéria. Por exemplo, no norte da Nigéria existem 12 estados que aplicaram as leis Shiva (leis islãs), que proíbem o consumo de álcool, defendem que as mulheres devem respeitar o Purdah (sistema mulçumano que proíbe que as mulheres sejam vistas por outros homens) e outras leis, enquanto que no sul, como predomina o cristianismo, essas leis não se aplicam e há uma maior liberdade de variação de costumes e modos de vida.
Habitações
Devido à variedade de culturas, leis e clima, os tipos de habitação na Nigéria também variam muito. Tanto podem existir mansões, como casas de lata, e até há quem não tenha uma "casa", como é o caso dos nómadas.
Figura 16: fotografia aérea de uma zona da capital da Nigéria.
Figura 17: fotografia aérea de uma zona da aldeia de Gembu.
A sua capital é Abuja mas a cidade mais populosa é Lagos, a ex-capital.
A Nigéria é o 7º país mais populoso do mundo, com cerca de 175 milhões de habitantes, e estima-se que em 2100 terá entre 505 milhões e 1000 milhões de habitantes.
Moeda
A moeda oficial da Nigéria é a
Naira
(NGN) e é subdividida em 100 kobo. Representa-se por ₦.
Figura 18: as várias notas de Naira
Obrigado pela vossa atenção!
Política
O atual presidente da Nigéria chama-se Goodluck Jonathan. Este país encontra-se na sua 4ª República sob a forma de uma República federativa Democracia representativa Presidencial, em que o presidente é chefe de estado e chefe do governo, e tem um sistema de pluripartidarismo (vários partidos).
Figura 19: atual presidente da Nigéria.
Distribuição das riquezas
A Nigéria é um País em Desenvolvimento pois tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo de 0,471 (dados do ano de 2012), estando em 153º lugar.
Este país está também com um grau de instrução muito baixo visto que tem apenas 61,3% da população alfabetizada.
Notícias recentes
"Duplo atentado faz 71 mortos na capital da Nigéria
Um duplo atentado à bomba fez hoje 71 mortos e 124 feridos numa estação de autocarros cheia de passageiros perto da capital da Nigéria, Abuja, disse a polícia local. "
Fonte: Diário de Notícias
"Pelo menos 200 meninas sequestradas em escola
Pelo menos 200 meninas foram sequestradas de um internato por um grupo armado na localidade de Chibok, no noroeste da Nigéria, horas depois de na capital, Abuja, terem morrido 71 pessoas num atentado bombista. "
Fonte: Diário de Notícias
Não existe nenhuma forma 100% correta de representar o globo num mapa, visto que ele é uma esfera.
Eis o verdadeiro tamanho de África:
Figura 1: o verdadeiro tamanho de África em comparação com o tamanho de outros países.
Figura 10: mapa hidrográfico da Nigéria

Figura 13: mapa étnico da Nigéria
População e suas atividades económicas
Figura 20: mapa ilustrando a densidade populacional em diversas regiões da Nigéria
Figura 21: mapa ilustrando a principal atividade económica em várias zonas da Nigéria
Cacau
Algodão
Óleo de palma
Amendoim
Borracha
Figura 23: fotografia capturada no dia 15 de Abril de 2014 (explosão de bomba).
18/04/14
15/04/14
Figura 22: mapa ilustrando a principal atividade económica em várias zonas da Nigéria
Recursos naturais e indústria
Carvão
Columbita
Ferro
Calcário
Estanho
Cimento
Central hidroelétrica
Fábrica automóvel
Téxtil
Central termoelétrica
Processamento de madeira
Figura 15: os estados que adotaram a charia
Cinema
A Nigéria tem a terceira maior indústria de cinema do mundo, ficando atrás de Hollywood e Bollywood.
No dia 22 de Abril de 2014, 1 euro valeu 223,31 Nairas.
Tabela comparativa entre Portugal e Nigéria
Trabalho elaborado pelo aluno da turma 8ºC da EBSSC, no ano letivo 2013/2014:
João Gil Freitas Nóbrega Nº9
Full transcript