Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Abordagem Sócio-cultural

No description
by

Flávia Costa

on 19 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Abordagem Sócio-cultural

ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL O movimento de cultura popular no Brasil ,até 1964, contribuiu para a elaboração de uma verdadeira cultura a partir de uma motivação de cunho vivencial. Características Gerais Abordagem interecionista, embora com ênfase no sujeito como elaborador e criador do conhecimento.
O homem chegará a ser sujeito através da reflexão sobre seu ambiente concreto: quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre a sua propria situação concreta, mais se torna progressiva e gradualmente consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la. Homem e mundo O homem cria a cultura na medida em que integrando-se as condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra. Cultura aqui é entendida como

... todo o resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transfomar e estabelecer relações dialogadas com outros homens (Freire, 1974, p. 41) Sociedade-cultura Conhecimento A elaboração e o desenvolvimento do conhecimento estão ligados ao processo de concientização. O conhecimento é elaborado e criado a partir do mútuo condicionamento, pensamento e prática. Como processo e resultado, conciste ele na superação da dicotomia sujeito-objeto. Educação Toda ação educativa, para que seja válida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto, a quem se quer ajudar para que se eduque. Na obra de Paulo Freire, a educação assume caráter amplo, não restrita à escola em si e nem a um processo de educação formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades. Escola A pedagogia do oprimido, segundo Paulo Freire, é aquela que tem de ser forjada com ele e não para ele, enquanto homem ou povo, na luta incessante de recuperação de sua humanidade. Uma pedagogia que faça da opressão e de suas causas o objeto de sua reflexão, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação. Ensino-aprendizagem Professor- aluno A relação professor-aluno é horizontal e não imposta.
Para que o processo educacional seja real é nacessario que o educador se torne educando e o educando por sua vez, educador. Quando esta relação não se efetiva, não há educação.
O homem assumirá a posição de sujeito de sua própria educação e, para que isto ocorra, deverá estar conscientizado do processo: é por tanto muito difícil pretender participar de um processo educativo que, por sua vez, é processo de conscientização, a menos que se seja consciente de si e de tal processo. O metodo de alfabetização elaborado por Paulo Freire reflete na sua abordagem sobre educação, neste método, a codificaçao inicial consiste numa espécie de figura, um desenho representativo de uma situação existencial real ou construida pelos alunos.Ao elaborar esta representação os alunos realizam uma operação de distanciamento do objeto cognoscível.Desta forma, professor e alunos poderão refletir conjuntamente de forma crítica sobre os objetos que os mediatizam. Metodologia A verdadeira avaliação do processo consiste na auto-avaliação e /ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos.
qualquer processo formal de notas, exames etc. deixa de ter sentido em tal abordagem. No processo de avaliação proposto, tanto os alunos como os professores saberão quais suas dificuldades, quais seus progressos.

"A avaliação é da prática educativa, e não de um pedaço dela." (Freire, 1982, p. 94) Avaliação Numa abordagem sócio-cultural a educação assume caráter amplo e não se restringe às situações formais de ensino-aprendizagem.
A análise presente no entanto contrapõe-se essecialmente ao que foi denominado ensino tradicional e ensino decorrente da abordagem comportamentalista, principalmente pelos seus pressupostos relativos a homem, mundo, educação etc. Considerações finais OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS
Full transcript