Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Crédito de carbono

No description
by

Alan Ribeiro

on 5 November 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Crédito de carbono

Crédito de carbono
Surgiu a parti do criação da Convenção-Quatro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, durante a ECO-92 RJ.
A parti do Protocolo de Quito, em 1997, foi criado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões, como uma forma mais rígida de redução das emissões de gases poluentes.




www.institutocarbonobrasil.org.br/

Mercado de carbono
Como funciona?


O que é ?
São certificações dadas a empresas e indústrias que conseguem reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Também conhecida como Redução Certificada de Emissões (RCE), tem o objetivo principal a redução do aquecimento global.


www.institutocarbonobrasil.org.br/

É um tipo de moeda trocada por diversos setores da economia através da adoção de medidas alternativas como reflorestamento, troca de energias fósseis por energias renováveis, controle de poluição, projetos de produção sustentável, entre outros.
Cada tonelada de CO2 que é absorvida (sequestro de carbono) ou a quantidade de gases poluentes que deixam de ser produzidos pela empresa classificada como poluidora é convertida em uma unidade de crédito de carbono, que é negociada em dólar no mercado mundial.



www.institutocarbonobrasil.org.br/

Uma vez conquistada essa certificação, quem promove a redução da emissão de gases poluentes tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los com os países que têm metas a cumprir.




www.institutocarbonobrasil.org.br

Comércio Internacional de Emissões
O que é ?
O Comércio internacional de Emissões engloba as operações de compra e venda de créditos (ERU´s y CER´s) entre países em vías de desenvolvimento para cumprimento dos compromissos assumidos no Protocolo de Quioto de redução de emissões e, ao mesmo tempo, comercializar os créditos de emissões excedentários com outros países.
O que o Brasil está fazendo?
No dia 9 de dezembro de 2010, o Brasil deu um importante passo com a assinatura do DECRETO N° 7.390, que regulamenta a Política Nacional de Mudança do Clima, que indica uma meta de corte de emissões entre 36,1% e 38,9%, com base numa projeção para o ano de 2020. Segundo esse documento, as emissões totais projetadas para 2020 no Brasil serão de 3.236 milhões de toneladas de CO2eq.
www.institutocarbonobrasil.org.br/


O Decreto detalha o caminho que o Brasil pretende trilhar para atingir suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa para o ano de 2020 através do estabelecimento de metas setoriais de redução de emissão.




www.institutocarbonobrasil.org.br/

Instituto CarbonoBrasil
Instituto, sem fins lucrativos, que trabalha para conscientizar a sociedade sobre os desafios socioambientais deste novo milênio.
Hoje o Portal CarbonoBrasil é referência nacional como um veículo jornalístico especializado nos temas desenvolvimento sustentável, sendo um ponto de partida para se alcançar um modo de vida mais racional na utilização dos recursos naturais.

www.institutocarbonobrasil.org.br/
Mercado Voluntário
É o mercado de carbono que existe fora do contexto ‘regulado’ ou ‘compulsório’, diversos programas de redução são implementados ao redor do globo nos mais diversos níveis, desde individual, corporativo e até regional, seguindo o mesmo raciocínio de compensação das emissões que o MDL.
www.institutocarbonobrasil.org.br/

Ele abre as portas para a inovação, já que não tem muitas regras pré-estabelecidas como no Protocolo de Quioto. Suas negociações são guiadas pelas regras comuns de mercado, podendo ser efetuadas em bolsas, por intermediários diretos ou indiretos. A convenção para a transação dos créditos é o CO2 equivalente.

Índios suruí concluem 1ª venda de créditos de carbono indígenas do país.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/09/indios-surui-concluem-1-venda-de-creditos-de-carbono-indigenas-do-pais.html
Qual é a finalidade do Comércio de Emissões?
O Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) têm por objectivo ajudar os Estados Membros da UE a cumprir com os compromissos de limitação ou redução das emissões de gases de efeito de estufa de uma forma sustentável. O fato das empresas que participam no comércio de emissões poderem comprar e/ou vender licenças de emissão permite reduzir emissões ao mínimo custo.
Full transcript