Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

o lider a servico

o lider a servico
by

LUCIANO NUNES

on 16 November 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of o lider a servico

O grande problema enfrentado hoje em dia é o que fazer com as pessoas que Deus nos confia.
Gastamos muita energia em organizar encontros, levamos as ovelhas e apresentamos um novo "aprisco" e um pastor por Exelência.
NEO CONVERTIDOS
Mas é o suficiente apenas isto?
As ovelhas tem permanecido conosco?
Existe perseverança concreta das ovelhas?
Elas com o tempo tem buscado pasto bom e o pastor certo?
TRÍDUOS
1º ANUNCIO
EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO
ACAMPAMENTO
EVENTOS DE PESCA
Nilzinha
INTRODUÇAO

A igreja instituída por Jesus foi confiada á autoridade de Pedro e dos demais apóstolos. Á medida que foi crescendo em numero e presença, foram também surgindo necessidades novas que, por sua vez, exigiam o estabelecimento de regras de convivência, delegação de poderes e organização, com a conseqüente distribuição de tarefas e incumbências.

E a igreja, para atingir toda a sua complexidade orgânica atual, evoluiu, passo a passo, movida por este mesmo principio: o anuncio do evangelho gera comunidades de cristãos e estes devem ser acolhidos e atendidos na caridade o que também supõe: ordem, planejamento e estrutura de serviço.

Presente no mundo e sujeita a tensões externas e internas a igreja, no decorrer da historia, estruturou-se e organizou-se em múltiplos aspectos que dinamicamente evoluíram e se acomodaram ás exigências da realidade de cada tempo.

Como vimos no capitulo sobre a Historia da igreja, no ano 330, com a conversão do imperador romano Constantino ao catolicismo, teve inicio uma nova fase da historia da igreja. Foi proibida a perseguição aos cristãos com a consequente liberdade de culto.

O vaticano – A sua sede na Cidade Estado do Vaticano, que é regida pela lei Fundamental da Cidade do Vaticano, vigente desde 22/02/2001. como chefe de Estado ela tem a figura do Papa. Juridicamente se faz reger pelo Direito Canônico, publicado em 25/01/1983.

É formado pelos bispos do mundo inteiro em união com o Papa, numa relação de comunhão e não submissão. Sua cabeça é o Sumo Pontífice.
Sínodo dos Bispos – Da-se o nome de Sínodo quando os bispos se reúnem em assembléia. É feita em determinados tempos como sinal de comunhão, podendo ser realizada para tomar decisões sobre determinados assuntos.

Sé apostólica ou Santa Sé – Denominação dada a cúpula administrativa da igreja: O Papa, a Secretaria de Estado, o Conselho para negócios públicos e os demais organismos da Cúria romana, sediada no Vaticano.

O Líder a Serviço

Servo

Uma visão teológica do líder, é que ele é também um servo, Mt 23, 11. O servo é aquele que esta ENTRE aqueles que lidera e não ACIMA deles.

Servo é: Aquele que serve, cativo, presta serviço é útil “Sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo a condição de servo e assemelhando-se ao homem” (Fl 2, 6-7)

Quando o líder tem a visão de servo, na sua liderança a comunicação será bilateral, terá duas mãos e vai facilitar grandemente o trabalho a ser realizado. O método do servo, não é dar ordens é fazer COM.

O servo é: Aquele que não exerce seus direitos em primeiro lugar, não é livre para fazer o que quer, cativo, do Senhor, tem a conceção de escravo, porque foi comprado pelo sangue do Senhor sua vontade é fazer a vontade do Senhor (Ef 6,7).


O servo não é: Aquele que ocupa lugar de destaque, que desenvolve todas as coisas sozinho que esta sempre a frente de tudo que sabe mais que todos. (1Pe 5,2-3)

Quem é o servo para Jesus: O servo é escolhido, o separado, o consagrado pelo Senhor para estar a ser servido quando o Senhor chama ele unge e quando unge ele capacita. “Não fostes vos que escolhestes mas fui eu que vos escolhi a vos”.

Como Jesus se mostra;

Obediente
Cheio de sabedoria

Jesus ensina
“Surgiu entre eles uma discussão: qual deles era o maior? E Jesus disse-lhes: os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem autoridade sobre eles chamam-se benfeitores. Que não seja assim entre vos; mas o que entre vos é o maior, torna-se como o ultimo; e o que governa torna-se como servo”.(Mc 10,42-43).

O Servo – O Líder em Ação

Todo serviço na RCC em sua coesão e boa ordem asseguradas por um “NUCLEO” um grupo de pessoas que assumem o trabalho do grupo ou secretarias em suas orações e ministérios.


As pessoas que o integram devem assumi-lo como um chamado especial do Espírito para o serviço do grupo.

A escolha de um participante de núcleo deve ser feita com muito discernimento e em oração.
O exemplo do líder é o ponto alto de seu trabalho, ele pode ter todas as qualidades necessárias, mas se não der o exemplo, será falar ao vento. O exemplo confere ao líder uma autoridade poderosa.

A liderança, repitamos, é um esforço de exemplo conscientemente uma influencia especial dentro de um grupo e leva-lo a atingir metas de permanente beneficio que atendam as reais necessidades do grupo.

Um roteiro para servir


O servo-lider é aquele que orienta e conduz, fazendo de sua capacidade e disponibilidade um canal de graça e do amor de Deus.

É quem promove a obra de Deu, não fazendo as funções dos servos do núcleo mas levando-os ao crescimento e carecendo com eles.

É necessário que o servo-lider

Caminhe embebido do Espírito Santo, sabendo separar do núcleo o joio da vaidade, da desordem, das divisões, do descompromisso, da impontualidade, das ausências, e que só a vontade de Deus faça cumprir.

Que tenha discernimento para corrigir as possíveis falhas sem ferir o irmão.
Viva a sua unção e ungia também seus irmãos com a humildade, paz, confiança, estimulo, passando conhecimento.

Servos que não podem estar no núcleo
Cinco características de um verdadeiro servo

Autenticidade e sinceridade
Humildade
Ter amor pela causa do Senhor
Consagrar-se ao Senhor
Fidelidade

Exemplos práticos:


Dedicar-se ao serviço de Deus
Praticar as obras que Deus de antemão preparou para nos
Oferecer tudo o que tem para a conversão das pessoas
Abandonar a idéia de viver para si mesmo e dedicar-se com todas as forças a obra que nos é confiada.

Luciano Nunes
joaodacruz4@hotmail.com
Full transcript