Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ANIMAÇÃO/VÍDEO

No description
by

Yuri Albuquerque

on 21 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ANIMAÇÃO/VÍDEO

ANIMAÇÃO / VÍDEO
Animação na Web e Animação Digital
Referências
Disponível em: http://animablog.wordpress.com/historia/
Acesso em 13/10/2013
Disponível em: http://precinema.wordpress.com/2009/10/28/
Acesso em 13/10/2013
Disponível em: pre-historia-a-idade-media/
Acesso em 16/10/2013
Disponível em: http://planetanimado.com.br/blog.
Acesso em 16/10/2013;
Disponível em: http://www.portalcab.com/cinema/animacao_videos_origem.php.
Acesso em 17/10/2013;
Disponível em: http://translate.google.com.br.
Acesso em 17/19/2013;
Disponível em: http://www.demoduck.com.
Acesso em 17/19/2013.
Primórdios da Animação
A animação é uma passagem rápida de imagens em 2 ou 3D ou objetos posicionados de forma a criar uma ilusão de movimento. Os exemplos a seguir mostram que desde sempre o homem tentou captar e reproduzir o mundo do jeito que via: se movendo.
A animação mais antiga foi criada pelos homens das cavernas; desenhando animais com mais patas do que realmente tinham, era uma tentativa de mostrar ao próxima uma idéia de movimento, ao passar uma tocha, criava essa ilusão, e não somente um desenho estampado.
http://donsmaps.com/altamirapaintings.html
Após isto foi achada em uma parede de uma caverna do Egito uma espécie de estória em quadrinhos, constituída por imagens de lutadores em várias posições que permitiam imaginar uma espécie de movimento, ou até mesmo um demonstrativo de golpes ou técnicas que se usava na luta.
http://www.thekwayanas.com/Cyberguide/thingsg3.html
Outra espécie de animação foi encontrada somente em 1970, e é considerada a animação mais antiga descoberta no mundo hoje. É um vaso com 5 imagens pintadas, e ao girar o vaso forma-se uma animação que mostra uma cabra pulando e comendo uma folha de uma árvore.
http://precinema.wordpress.com/2009/10/28/pre-historia-a-idade-media/
No império do faraó Ramsés II, em 1600 a.C. , foram executadas uma série de pinturas nas colunas exteriores do templo, estas imagens vistas pelos viajantes q passavam a cavalo, davam certa sensação de movimento. Neste baixo relevo egípcio, também encontramos a preocupação de reproduzir o movimento de vários animais.
http://viagensdafamilialares.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html
Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci descreve uma figura masculina desnuda separadamente e simultaneamente em duas posições sobrepostas. Examinando o desenho, pode ser notado que a combinação das posições dos
http://br.freepik.com/vetores-gratis/vector-homem-vitruviano_557373.htm
O tapete da rainha Matilde. Com 530 figuras conta a invasão da Inglaterra pelos Nonandos, culminando na vitória dos invasores, consagrando Guilherme e Matilde os reis da Inglaterra. O tapete tem 70x0,5m com o total de 530 figuras. O tapete foi executado por artistas saxões entre 1088 e 1092.
http://blogdogutemberg.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html
A Coluna Trajana 113 d.C., construida para servir de túmulo ao imperador Trajano e comemorar suas vitórias. Possui 35 metros de altura. É a mais antiga história em quadrinhos que se conhece. Em alto relevo, estão narrados os feitos do imperador.
http://www.flanancias.com/quem-tem-boca-vai-a-roma
Nas escavações realizadas no palácio de korsos, capital de Creta Antiga que floresceu no século XXI a.C., encontra uma interessante peça de cerâmica. Quase numa história em quadrinhos conta a façanha de Teseu que desafiou e matou Minotauro, um monstro metade homem metade touro. Logo depois, pode escapar do labirinto servindo-se de um novelo de fio que lhe fora dado por sua amada Ariadne.
http://www.flickr.com/photos/69716881@N02/8299510471
Tapeçaria de Bayeux
braços e pernas formam quatro posturas diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Por outro lado, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Animação refere-se ao processo onde cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado por computação gráfica, fotografando uma imagem desenhada repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo ou fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo.

Os filmes normalmente possuem de 23 a 30 frames por segundo, ou seja, é necessário desenhar cerca de 30 imagens diferentes para fazer cada segundo de uma animação. Atualmente é menos complicado, pois a maioria das animações são feitas através do computador, há 50 anos atrás tudo era feito manualmente.

A história do filme de animação começa com os primeiros momentos do cinema mudo e continua até os dias de hoje.
Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenacistiscópio, inventado em 1832, e o Zootrópio, inventado em 1833.


O francês Émile Reynaud fez o primeiro desenho animado em 1892, Criou o praxinoscópio sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projetado no seu próprio théatre optique, sistema próximo do moderno projetor de filme.


Em 17 de agosto de 1908 foi projetado em Paris Fantasmagorie, o primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno, feito pelo diretor francês Émile Courtet.

O primeiro filme de longa-metragem animado foi El Apóstol (1917) do argentino Quirino Cristiani, mostrado na Argentina.
O segundo filme de animação foi As Aventuras do Príncipe Achmed (1926) da alemã Lotte Reiniger e o franco-húngaro Berthold Bartosch.
1º longa-metragem de animação feito no país foi Sinfonia Amazônica, produzido por Anélio Lattini Filho em 1953, em preto e branco. Demorou 6 anos para ser concluído, pois foi realizado sem a ajuda de nenhum outro desenhista.

ANIMAÇÃO NO BRASIL

No Brasil a história da animação é relativamente recente. Na primeira metade do século XX foram produzidas algumas pequenas experiências em animação sem muita continuidade.

PRIMEIRO DESENHO COLORIDO








Flowers and Trees (Flores e Árvores), o pioneiro desenho colorido, que deu a Disney um Oscar no primeiro ano em que foi criado um troféu específico para celebrar a animação.
PRIMEIRO DESENHO TRANSMITIDO PELA TELEVISÃO

O Gato Félix






Félix foi o maior astro da era dos desenhos mudos, mas não conseguiu sobreviver ao cinema sonoro. Apesar do fracasso na tv, a animação teve o privilégio de ser a primeira a ser transmitida pela televisão, em 1930.


Mickey Mouse o 1º desenho sonorizado. O próprio Disney regeu a orquestra responsável pela trilha sonora e fez a voz do camundongo, criado no mesmo ano em duas animações mudas que passaram quase despercebidas. A estreia sonorizada impulsionou o personagem ao estrelato: em apenas um ano, Mickey ganhou mais de 15 desenhos.


GIF - Junto com a popularização da Web, animações para a mesma também foram se popularizando. GIF, Formato de Intercâmbio de Gráficos, é um tipo de arquivo de imagem que permite que animações sejam vistas num Web Browser. Ele era o formato mais popular para animações na Web até relativamente pouco tempo. Porém, é um formato limitado, permitindo apenas 256 cores simultâneas e muitas vezes gerando arquivos grandes para animações mais complexas.
Com o surgimento de outros formatos, como o Flash ele passou a ser utilizado apenas para pequenas animações.
O Flash também tem a vantagem de permitir uso de efeitos sonoros e de criar animações interativas, dentre outras. A nova versão do Flash já conta até com ferramentas para animação em 3D, que permite maiores possibilidades de efeitos nas animaçoes.

O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

No século XXI vivemos em uma época onde as animações 3D geradas por computador praticamente dizimaram da indústria do cinema as animações tradicionais da nossa infância feitas no papel em 2D.
É só olhar como os filmes da Pixar reinam absolutos, a ponto de seus filmes serem presença garantida na lista dos 250 melhores filmes de todos os tempos.

Obrigado!
Full transcript