Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Aula O que Comunicação Organizacional | Comunicação Interna

No description
by

Kassia Alcântara

on 10 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Aula O que Comunicação Organizacional | Comunicação Interna

Com foco :
Na geração de valor
Na obtenção de resultados
Na valorização do empregado Campanhas de comunicação Dia Internacional da Mulher Dia da Criança Dia da Saúde Bucal Eventos comemorativos “Contemple e mostre exemplos de práticas nos veículos internos.” “As mensagens transmitidas ao público interno devem ser coerentes com a prática.” “Assegure o máximo de transparência.” "Aproveite sempre que possível para educar o público interno, com informações e exemplos de sustentabilidade, contemplando aspectos econômicos, sociais e ambientais.” “Em situações de crise, reforce ainda mais o cuidado em assegurar uma correta e transparente comunicação com os funcionários, pois eles são porta-vozes potenciais e multiplicadores de opinião.” Informativo Ajudá-los a identificar as necessidades e contribuir no processo de relacionamento com o cliente interno e gerenciamento da comunicação interna a partir do conhecimento das ferramentas e estratégias de disponíveis. OBJETIVO Bibliografia UMA RÁPIDA PESQUISA Sua empresa gerência a Comunicação Interna?
Quem desenvolve esta atividade?
Ela é vista como estratégica para a empresa? O DA QUESTÃO!

Primeiro ter em mente que comunicar significa diálogo.

“Comunicação” deve ser entendido como um sistema de mão dupla. COMO FAZER ISSO? X OUVE FALA Sejam frias ou quentes, as ferramentas para promover comunicação interna são muitas.
Precisam ser analisadas e consideradas de acordo com o perfil dos empregados e da atividade. Ferramentas Por exemplo,
Jornal impresso não é adequado se o contingente de colaboradores tem baixa escolaridade
De quadro de avisos, ele passou a ser percebido como uma mídia imprescindível em qualquer plano de comunicação.
Atualmente é um canal de comunicação que traz notícias sobre a instituição e informações relacionadas ao dia-a-dia dos funcionários, obedecendo a um planejamento estratégico e com linha editorial predefinida. Jornal Mural: do tradicional ao eletrônico “Processo geral de emissão, transmissão e recepção de mensagens”.

José Haroldo Pereira, 2007
CURSO BÁSICO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO O QUE É COMUNICAÇÃO? EMPRESAS SÃO COMUNIDADES É natural que seus membros busquem conhecimento para em seguida compartilhá-lo.
É um conjunto de atividades que visa comunicar com clareza e eficácia as informações internas para seus públicos prioritários.

O objetivo é estabelecer uma conexão de motivação e transparência entre os funcionários e a instituição, através da divulgação de normas, procedimentos, notícias, eventos, treinamento, metas e qualquer outro tipo de informação que esteja relacionada a sua rotina de trabalho. O que é Comunicação Interna? As pessoas e as ferramentas Não podemos esquecer que quando o assunto é comunicação interna, estamos falando de PESSOAS e de como elas interagem com as ferramentas de comunicação.
É preciso avaliar se quem emite mensagens em nome da empresa está preparando para tal tarefa. E também de que forma a alta direção reafirma as mensagens. Da mesma forma, precisamos perceber como a mensagem será recebida e quais serão os seus efeitos internos e impactos externos. Em seguida, devemos estar atentos aos meios: linguagem e ferramentas. Defini-los é bem mais simples quando conhecemos as pessoas, isto é os públicos emissores e receptores.
Hoje, as ferramentas são inúmeras. E não vamos esquecer que o céu é o limite quando queremos ser criativos. E qual a linguagem deve ser adotada? A partir da definição do seu público-alvo você pode avaliar que linguagem utilizar.

O nível sócio-econômico-cultural sempre é bastante diversificado.

Por este motivo, a utilização de uma linguagem concisa – clara, objetiva, curta e ilustrada – sempre é a melhor solução. Porque ela será capaz de atingir desde o importantíssimo “chão de fábrica” até o mais alto escalão. A linguagem visual também deve estar associada a ícones e imagens que remetam imediatamente à mensagem a ser transmitida. O que devemos nos perguntar? Boletim
Mural
TV / Rádio Interna
Revista FERRAMENTAS EM USO, ATUALMENTE: Mesas redondas
Café com o presidente
Eventos
Convenções
... As Seis Regras do
Jornal-Mural

1. ter data regular
2. estar bem localizado
3. ser bem escrito
4. ser fácil de ler
5. ser bem diagramado
6. ser atraente Fixação de materiais, deve seguir a lógica da leitura, da esquerda para direita com os assuntos mais importantes pela ordem:

- inicia pelo institucional,
- finaliza com temas de entretenimento cultural e esportivo. Lembre-se de deixar o mural “respirar”! ...buscar, em conjunto, desenvolver e compartilhar conhecimentos e expectativas VIVER EM SOCIEDADE É ... AS EMPRESAS PRECISAM É ASSUMIR SEU PAPEL DE LIDERANÇA NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. NESTE CONTEXTO... Caso contrário, o caminho fica aberto para a famosa rádio corredor e para os boatos. Comunicação Interna A área responsável por ações voltadas para o entendimento e interação entre funcionários e organização.

Seus esforços são voltados para que os funcionários recebam informações relevantes sobre a organização e possam expor opiniões e sugestões para melhorar tal relação, instigando a participação do público interno e fazendo-a se sentir parte de uma equipe com objetivos comuns. O que é endomarketing? É uma atividade que funciona alinhada à comunicação interna, destinada ao público interno (funcionários/colaboradores) de uma organização que busca adaptar estratégias e elementos do marketing para atingir os seus objetivos.

O endomarketing busca satisfação do público interno e o seu comprometimento com os objetivos organizacional.

Realiza ações com envolvimento da família. Funcionários são importantes formadores de opinião sobre uma empresa.




A família de um funcionário é um formador de opinião muito importante para uma empresa.

A comunicação precisa incluir a família do funcionário. AS FERRAMENTAS DIGITAIS Intranet
Portais colaborativos
Jornais digitais
E-mail marketing
Banners
Hot sites especiais Qual a mais eficiente? Até a próxima.
Obrigada!!! O que é comunicação organizacional? E o Markerting dos valores junto aos empregados.



Kássia Alcântara
kassiawaa@gmail.com | 81.92682976 Gestão da Comunicação Interna “No passado dizia-se que a publicidade era a alma do negócio. Hoje ficou claro que essa alma é a comunicação e o relalacionamento que se estabele com o cliente. ” Mas como criar e manter este relacionamento
com eficiência? Exercício de fixação!!! Para serem bem-sucedidas neste passo a passo, as Empresas precisam perceber o quanto é estratégica a Comunicação Interna.

É a partir da Comunicação Interna que as características do DNA empresarial são reconhecidas e percebidas internamente. É com esta área que se estabelece e se torna clara uma cultura e as pessoas se reconhecem.


Para isso, o processo de Comunicação Interna deve considerar a transparência com: os públicos-alvo, as mensagens e as linguagens adequadas, os momentos oportunos, o mix de ferramentas, e os resultados obtidos a partir do realizado. Envolvimento de todos
Para dar certo, as iniciativas de comunicação precisam ser patrocinadas sem reservas pela empresa
O discurso precisa ser alinhado com as metas estratégicas


Medir resultado pelo que é relevante para a empresa
Observar impactos nas pesquisas de clima
Escolher aspectos que agregam valor para companhia “As organizações devem ter entre os objetivos da comunicação o de buscar o equilíbrio entre os seus interesses e o dos públicos a ela vinculados. Esses objetivos só serão alcançados se a comunicação for planejada de forma estratégica, utilizando técnicas de relacionamento e meios específicos devidamente selecionados”.

Margarida Kunsch Exemplos de
Comunicação Interna Para ter uma boa comunicação interna, precisamos: Gestão de conteúdo – a forma é importante, mas o conteúdo é essencial
Fazer planejamento e plano de ação
Discurso único – credibilidade e coerência interna/externa
Evitar a Síndrome de Marido Traído


Plataformas de livre acesso – colaboradores precisam se sentir como parte ativa
Informação não é poder, é insumo
Informação não se restringe, circula
Conhecimento gera novas ideias e ideias são ativos de uma empresa Como entender a comunicação interna – http://www.abracom.org.br/arquivos/ComunicacaoInterna.pdf
Por que investir em comunicação interna - http://abracom.org.br/arquivos/CCO_final.pdf Diretora de Novos Negócios da Signo Comunicação;

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco, e pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial;

Há dez anos atua na área de comunicação corporativa com experiência no atendimento e desenvolvimento de projetos para empresas como Estaleiro Atlântico Sul, Coca-Cola Guararapes, McDonald’s, Natura, PricewaterhouseCoopers, Duarte Construções, Tecon Suape ...;

Foi analista de comunicação da Companhia Energética de Pernambuco - CELPE;

Tem experiência em projetos especiais e publicações na área de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade;

Professora da pós-graduação da Escola Superior de Relações Públicas – ESURP para as disciplinas de Marketing e Comunicação Empresarial, Relacionamento com Clientes e Assessoria de Comunicação para o Terceiro Setor. QUEM SOU!? Justificativa Viver em sociedade é uma necessidade básica do ser humano. Das sociedades mais primitivas as
mais modernas os homens se reúnem em grupo
com o objetivo de se proteger, se desenvolver, enfrentar desafios. Neste contexto, as empresas
são comunidades nas quais as pessoas se
relacionam de modo a construir verdadeiras teias de informação.

A comunicação está entre um dos mais necessários e complexos processos dentre de uma organização. Para que as teias de informações entre patrão, colaborador e consumidor se desenvolvam na direção dos objetivos da empresa é preciso que se tenha uma estratégia, um planejamento de comunicação Objetivos são atingidos? Comunicação interna é alinhada aos objetivos estratégicos? Ações de comunicação interna mais usadas Quais os canais de comunicação usados na sua empresa? Quem faz a comunicação? Minha empresa faz gestão da comunicação interna? Para alcançar seus objetivos: Precisam ter conteúdos relevantes (pesquisar para conhecer)
Precisam ter características bem definidas (determinado meio vai trazer informações sobre saúde, por exemplo. Outro traz a programação de cinema)
Precisam ter periodicidade clara e respeitada (semanal, quinzenal, mensal etc... nunca “de vez em quandal”)
Precisam transmitir confiança e segurança (não pode ser um caminho que leve a punição do colaborador)
Precisam estabelecer o diálogo (sejam frios ou quentes precisam ter formas de como o colaborador se fazer ouvir) Quais as funções deste profissional? Identificar as necessidades de comunicação dos clientes internos, analisa-los criteriosamente e, a partir daí, elaborar o briefing do trabalho com uma proposta de ações, identificando os objetivos, estratégias, metas, prazos etc.;
Definir o desenvolvimento das ações (envolvendo as terceirizadas quando necessário), validando com as áreas envolvidas e verificando se atendem aos prazos e recursos determinados;
Organizar e colocar em pratica as ações de comunicação;
Acompanhar o desenvolvimento do processo de comunicação, através das ferramentas propostas, medir seus resultados e impactos e, se necessário, propor reforço ou novo direcionamento;
Há profissionais que desenvolvem atividades especificas como edição de publicações customizadas e organização de eventos internos. Comunicar-se é uma atividade vital na sociedade. Ninguém vive só, isolado do mundo, pelo contrário, todos vivem e convivem uns com os outros, interagem, compartilham experiências e interesses comuns, transmitem cultura de geração à geração e modificam-na também.

A transferência de informação pelo locutor e a compreensão pelo ouvinte caracteriza o ato da comunicação e sem esses dois requisitos, transferência e compreensão, não há comunicação. Como afere o cumprimento dos objetivos? Quais os objetivos da comunicação interna da sua empresa? Como avalia a comunicação interna na sua empresa? Canais digitais A Comunicação Interna deve: Motivar os colaboradores a de fato colaborar com a organização:
Estabelecendo um diálogo
Estimulando as novas ideias
Demonstrando respeito
Propondo desafios
Reconhecendo os méritos e as conquistas Existem três correntes que defendem posicionamentos diferentes:
1. Deve ser subordinada à Área de Recursos Humanos;
2. Deve ser vinculada ao Marketing;
3. Deve ser alinhada à presidência da Organização Onde a área de Comunicação Interna fica no organograma? A CULTURA ORGANIZACIONAL E A COMUNICAÇÃO O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO O processo de Comunicação ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação. OUTROS ELEMENTOS Contexto: a comunicação é um processo contextual. A compreensão da mensagem, ou mesmo a forma como ela é emitida, dependem de um contexto. O contexto pode ser o tom de voz, as experiências anteriores do emissor ou receptor.


Ruído: o que atrapalha a comunicação. Barulho de tráfego, dificuldade de sintonia de canal (de rádio ou TV), folhas mal impressas, código inadequado.


Repertório: porção do código conhecida e usada por receptor e emissor.


Redundância: a repetição da mensagem ou de elementos da mensagem, como forma de garantir sua recepção. O retrato da Comunicação Interna nas empresas -Pernambuco A Signo aproveitou a realização do 8º CONGEPE, no Recife, no início do mês de novembro de 2011 para realizar a pesquisa;
Congresso reuniu profissionais de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas de empresas do Nordeste, especialmente Pernambuco;
Foram entrevistados 131 profissionais. Ter formação superior nas áreas de comunicação, marketing;
Visualizar de forma estratégica o negócio, o mercado onde está inserido e a realidade sociopolítica e economia do País;
Ter hábito de leitura;
Ter facilidade no relacionamento interpessoal para viabilizar o transito em todos os níveis hierárquicos, do serviços gerais ao presidente;
Ser capaz de ouvir, analisar e buscar soluções;
Ser proativo;
Conhecer a cadeia de tomada de decisões, procedimentos e processos internos da empresa.
“É preciso que tenha humildade de compreender que nem sempre o seu cliente interno sabe exatamente o que precisa comunicar, mas que certamente conhece mais profundamente o assunto a ser comunicado”. Principais características do profissional responsável? O que é Comunicação Organizacional? “É o processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação”.

KUNSCH, Margarida M. Krohling O QUE SÃO COMUNIDADES? Há várias definições sociológicas, mais ou menos complexas.
Para nós, é suficiente concordar que sociedades ou comunidades são grupos pessoas que compartilham interesses – ou seja, que buscam objetivos comuns. Viver em sociedade é uma necessidade básica do ser humano.

Das comunidades mais primitivas às mais modernas, os homens se reúnem em grupos, como forma de se proteger, se desenvolver e enfrentar os desafios. HOMEM É UM SER SOCIAL ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO Emissor/Fonte: aquele que emite a mensagem. Uma pessoa, um grupo de pessoas, um governo, uma empresa.

Mensagem: aquilo que o emissor envia. Uma aula, um gesto, uma frase, uma peça de teatro, uma música, uma propaganda, uma matéria de jornal.

Receptor/Público-alvo: aquele que recebe a mensagem. Uma pessoa, um grupo de pessoas ou grupos específicos de pessoas (empregados de uma empresa, alunos, clientes).

Canal: é o meio por onde “navega” a mensagem. O ar, o papel, fita, CD, película de cinema. Comunicação Organizacional Integrada Mix da Comunicação MAIS UM CONCEITO José Haroldo Pereira, 2007
CURSO BÁSICO DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO
“Comunicação é um processo intelectual e físico pelo qual uma mensagem contendo informações e constituída de signos extraídos de um código é transmitida de um emissor para um receptor através de um canal.” ELEMENTOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO Código: é linguagem na qual a mensagem é transmitida. A mensagem é codificada pelo emissor e decodificada pelo receptor. Assim, ambos têm que ser capazes de entender o código usado.
Feedback: retorno, resposta do receptor ao emissor da mensagem. Note que o retorno/feedback não é imprescindível à comunicação, mas se ele não ocorre, a comunicação cessa.
Signo: uma forma, elemento ou fenômeno capaz de representar (ou que representa) algo distinto de si mesmo. Um signo também é contextual, seu significado depende do contexto do emissor e do receptor. A que mais se adaptar ao perfil do seu público interno! Sucesso da Comunicação A comunicação Face a Face E por que a comunicação interna é importante? 1º- Em primeiro lugar, porque os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. A Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. 2º- Em segundo lugar os empregados são os "melhores porta-vozes" da instituição em que trabalha. Sua opinião sobre a organização vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista de sua organização. Como sabemos, a imagem e a reputação se formam assim, a partir de pequenas vivências e convivências e os públicos internos têm papel fundamental neste processo e deste modo, investir na comunicação interna é investir no clima organizacional e em marketing também 3º- Em terceiro lugar, porque toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias. "a Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios, tornando-se assim uma ferramenta imprescindível para a obtenção de resultados".

O papel da comunicação é mais que informar, é atrair, é envolver, é dar voz a Empresa. TV CORPORATIVA
Full transcript