Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Comunicação

A importância da comunicação
by

Luiz Benedito

on 25 March 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comunicação

Comunicação Curso: Técnico de Segurança do Trabalho
Disciplina: Administração
Carga horária: 81 horas
Limite de faltas: 20 faltas
Professora: Luciana
Nossas sociedades primitivas desenvolveram a fala por necessidade de comunicação e troca de informações. Mas não tinham como registrar o que era falado, o que limitava as possibilidades de deixar um registros dessas informações, que eram transmitidas apenas por via oral. Desenvolveram, então, símbolos e desenhos para deixarem registro de suas informações e experiência, que podem ser encontrados até hoje em sítios arqueológicos, dando assim origem às primeiras formas escritas de comunicação. Projetos são realizados por pessoas, que se valem da comunicação para compreender como devem realizar tarefas e cumprir os objetivos estabelecidos por esses projetos. Assim, a comunicação utiliza recursos de troca e partilha capazes de promover a compreensão mútua, elemento essencial no gerenciamento de qualquer projeto. Comunicação significa “ação de partilhar, de dividir”, tornar comum, trocar informações, partilhar ideias, sentimentos, experiências, crenças e valores por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, símbolos etc. A comunicação pode ser definida como o processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor. O Emissor é o componente que emite uma mensagem para o receptor. Por dar origem à comunicação, o emissor conhece o significado pretendido dessa mensagem e deve codificá-la para que seja transmitida pelo canal de comunicação escolhido. Mensagem significa conteúdo, aquilo que é dito, ou transmitido por símbolos ou sinais, e seu objetivo é gerar reações e comportamentos. Pode ser transmitida pela voz, por um texto, por meio de um desenho, por gestos, movimentos e expressões faciais ou por meios eletrônicos. O Canal de Comunicação é o suporte de difusão da informação, um meio capaz de transmitir mensagens e atingir o receptor, que as recebe e interpreta. Esses canais podem ser formais ou informais. Canais de Comunicação A comunicação se utiliza de vários canais, cada um deles apresentando vantagens e desvantagens em seu uso. Entre os canais utilizados podem ser citados os orais, os escritos, os eletrônicos e os digitais. A comunicação escrita é a que aparece em qualquer texto, impresso como documentos, livros, manuais, cartazes e folhetos. Mas não há controle total de quem a recebeu, como leu e interpretou e não permite feedback imediato. A comunicação por meios eletrônicos e digitais permite a transmissão de um grande volume de informações de maneira veloz e precisa. A internet, o correio eletrônico e a telefonia celular são exemplos dessa forma de comunicação.
O poder da comunicação... Questionário Desafios da comunicação para o Técnico de Segurança do Trabalho. A Comunicação é uma habilidade, e como toda habilidade precisa e pode ser desenvolvida com a prática e com o aprimoramento contínuos. Barreiras são elementos que interferem e distorcem o processo de comunicação, dificultando ou impedindo o correto entendimento entre o emissor e o receptor. Essas barreiras podem ser de conhecimento, comportamentais, organizacionais ou técnicas. Incluem o despreparo para lidar com o processo oral ou escrito de comunicação, o uso de linguagem técnica não familiar a todos os envolvidos, a falta de conhecimento do assunto a ser comunicado, a sobrecarga de informações e o uso de equipamentos e tecnologia no dominados pelo emissor ou pelo receptor. Luciana T. Amaral
Graduada em Administração de Empresas Comunicação O Processo de Comunicação O Processo de Comunicação O Processo de Comunicação O Processo de Comunicação O Receptor é o destinatário da mensagem, que recebe a informação e a interpreta. Importante para compreensão: clareza e precisão daquilo que foi emitido. O Processo de Comunicação Ruído: é tudo aquilo que afeta e interfere na transmissão de uma mensagem. Exemplos: distorções em sinais eletrônicos, erros de escrita e de interpretação, uma voz baixa ou rouca durante uma conversa, a distância e falta de atenção do receptor, uso de siglas e códigos não familiares a todos... O Processo de Comunicação O Feedback é a informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e serve para avaliar os resultados da emissão. Sem feedback, o emissor não sabe se sua mensagem foi recebida e compreendida. O Processo de Comunicação A comunicação oral acontece face a face, em um telefonema ou durante uma apresentação. A interação entre as partes é grande, o feedback é imediato e há ótimas possibilidades de se expor, debater e convencer. Canais de Comunicação Canais de Comunicação Canais de Comunicação Qual o objetivo da comunicação?
Como se dá o processo de comunicação?
Explique a importância do feedback.
Escreva sobre os canais de comunicação.
Como a comunicação pode mudar situações na organização? O profissional precisa interagir com grupos diversificados, e os que são bem sucedidos reconhecem as armadilhas que as características de cada grupo ou indivíduo podem representar para a comunicação e estabelecem pontes para atravessar esses desafios. Barreiras à Comunicação Algumas dessas barreiras críticas de comunicação que o TST devem superar incluem indivíduos e grupos com diferentes graus de habilidade e conhecimento técnico, a distribuição geográfica da equipes e atividades, as políticas e regras de poder na organização e a compreensão das exigências e soluções das diversas partes interessadas. Barreiras de conhecimento Técnicos de segurança do trabalho devem estar cientes de que o pessoal do operacional e os administradores falam línguas diferentes – um fala sobre a execução, usando argumentos técnicos de desenvolvimento do produto ou serviço, e o outro fala de custos, prazos e compromissos. Cabe ao técnico envolvido reconhecer as barreiras potenciais na comunicação.
Usar um método apropriado para cada receptor;
Evitar ou explicar termos que podem causar dúvidas;
Usar palavras adequadas, capazes de exemplificar situações mais complexas;Detalhar toda informação que for nova ou complexa;
Pedir feedback ao receptor para assegurar a adequada compreensão. Boas ideias nesse sentido são: Técnicos de segurança do trabalho devem estar cientes de que o pessoal do operacional e os administradores falam línguas diferentes – um fala sobre a execução, usando argumentos técnicos de desenvolvimento do produto ou serviço, e o outro fala de custos, prazos e compromissos. Cabe ao técnico envolvido reconhecer as barreiras potenciais na comunicação. Desconfiança entre as partes, ansiedade, desinteresse, a omissão intencional de fatos e informações, não saber ouvir, falta de atenção ao assunto e prejulgamentos são casos típicos de barreiras comportamentais. Umas das recomendações para evitá-la pode ser o uso mais intenso da comunicação face a face. Já na comunicação escrita é necessário haver objetividade, clareza, detalhamento e as vezes, visualização gráfica, para a comunicação seja eficaz.
Barreiras comportamentais Técnicos de segurança do trabalho devem estar cientes de que o pessoal do operacional e os administradores falam línguas diferentes – um fala sobre a execução, usando argumentos técnicos de desenvolvimento do produto ou serviço, e o outro fala de custos, prazos e compromissos. Cabe ao técnico envolvido reconhecer as barreiras potenciais na comunicação.
Full transcript