Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Centro Náutico de Aveiro

2º Ciclo em Gestão Desportiva | FADEUP | Janeiro 2014
by

Tiago Matias

on 20 January 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Centro Náutico de Aveiro

Centro Náutico de Aveiro
Enquadramento
A implantação do Centro Náutico teve como inspiração o Projecto Polis Ria de Aveiro, que irá em 2014 entrar em processo de revisão.
O projecto do Polis Ria visa criar uma nova frente para a cidade de Aveiro, a frente da Ria, criando ao mesmo tempo condições que permitissem maximizar as capacidades de rentibilização da Ria.
A ideia do Projecto Polis Ria era portanto a requalificação da zona lagunar da cidade para renová-la estéticamente e criar valor através da Ria.
Funcionamento
Vista aérea - Sul
Hangares dos Clubes
Vista do interior do Hangar do Remo
O Centro Náutico de Aveiro é uma Infra-estrutura desportiva construida pela Câmara Municipal de Aveiro e cuja gestão será consignada aos 3 clubes que o irão ocupar:
Clube dos Galitos - REMO;
Associação Aveirense de Vela - VELA;
Sporting Clube de Aveiro - CANOAGEM.
Fundamento
A criação deste "Centro Náutico de Aveiro" prende-se essencialmente com a necessidade de centralizar todos os desportos náuticos da cidade num único local, que funcionaria também como um pólo aglutinador de diversos públicos.
Existiu também a preocupação de tornar o Centro Náutico de elementos que o tornem auto-sustentável, na medida do possivel, ao mesmo tempo que foram projectados dentro do Centro Náutico diversos espaços cujos usos divergem do ambiente competitivo inerente aos clubes desportivos que lá irão coabitar.
O Centro Náutico é um pavilhão de grande dimensão que no interior está dividido em 3 grandes hangares, sendo um para cada um dos clubes.
Vista da Ria
Ginásio
A necessidade de introduzir um ginásio para os clubes residentes abre uma janela de oportunidade, pois o mesmo pode ser utilizado pelo público geral, sobretudo nos horários em que os clubes estiverem fechados.
Lounge
Entrada do Piso Superior e local onde atletas e familiares podem realizar um compasso de espera antes de entrarem nos gabinetes dos treinadores.
Adicionamente é um espaço que serve de confraternização, tanto para os públicos que utilizarão as salas de reuniões, como o próprio Restaurante.
Piso Térreo
Piso Superior
Zona Administrativa
Esta zona será de utilização por parte dos Clubes residentes, tanto para gestão administrativa como para aluguer de salas para reuniões.
Esta zona é composta por:
3 Gabinetes (um para cada clube residente);
1 Sala de reuniões;
1 Auditório.
Restaurante
A implementação de um Restaurante neste Centro Náutico é visto como essêncial por duas simples razões, o Centro Náutico está inserido no novo local nobre da Cidade e tem também uma vista previligiada para a Ria de Aveiro.
Módulo de Entrada
Neste projecto, haverá uma única entrada para os 2 pisos e para todas as instalações (à excepção do Ginásio, que também terá entrada apenas para o público geral).
Este modulo dará acesso aos 3 hangares e aos 6 bálneários, 2 por cada hangar.
Terá ainda - no topo norte do módulo - uma entrada separada para o ginásio, a convergir com a parte mais recuada deste espaço, onde estarão localizados os tanques de simulação.
Todos os agentes desportivos estarão equipados com cartões de RFID (Identificação por Rádiofrequência), já que todas as entradas para os hangares serão controladas por este sistema que irá garantir a segurança (através do controlo da utilização dos espaços), assim como controlar as mensalidades dos atletas dos clubes residentes.
Vistas Exteriores
Como se pode ver nas imagens, todo o tecto do Centro Náutico será equipado com paineis foto-voltáicos para que possa ser produzida toda a energia necessária para viabilizar todas as suas actividades.
O Centro Náutico terá dois portões por cada hangar, para que o movimento de embarcações seja o mais fluente possível.

Os hangares são, da esquerda para a direita, referentes à Canoagem, ao Remo e Vela, sendo que à frente de cada portão correspondente está o pontão adaptado a cada modalidade.
No caso do Remo e da Canoagem, optou-se por um grande pontão já que as necessidades a este nível são idênticas.
A razão pela qual a Vela tem os portões laterais prende-se com o facto de ao lado do Centro Náutico haver uma rampa directa para a Ria, o que se configura como a entrada ideal para os barcos deste tipo.
Vista aérea - Norte
Este espaço tem 2 entradas, uma própria pela lateral do Pavilhão, destinada ao público geral, e outra pelo módulo de entrada para os atletas dos clubes.

Na entrada do público geral existem 1 secretaria e 2 balneários situados no Piso Superior, sendo que a entrada para o Ginásio se fará pelo piso Térreo.
O grande ponto diferenciador deste Ginásio é a sua vista previligiada para a Ria e neste sentido, foi planeado um ginásio com 2 andares para que todas as máquinas de cárdio permanecessem viradas para a Ria.
A zona dos tanques será isolada e ficará na parte mais recuada do ginásio, zona por onde os atletas dos clubes residentes entrarão no espaço.
Vista exterior dos Hangares da Canoagem (a verde) e do Remo (a vermelho)
Disposição das poleias dos barcos e suportes dos remos e localização dos balneários e sala de ferramentas
Balneários e Posto Médico
Vista interior de um balneário.
Terá entrada e saída pelo Modulo de Entrada e Hangares
Vista traseira
Gestão de Instalações Desportivas
2º Ciclo em Gestão Desportiva
Disciplina: Gestão de Instalações Desportivas
Docente: Prof. Doutor José Pedro Sarmento
Discente: Tiago Batalha Matias

2013 / 2014
Vista interior do Posto Médico
Full transcript