Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Sistema de Informação de Marketing

No description
by

Amanda Oliveira

on 7 June 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Sistema de Informação de Marketing

Para as organizações atuais terem vantagem competitiva no mercado e estarem à frente de seus concorrentes, elas precisam monitorar a todo o momento os acontecimentos que ocorrem no ambiente interno e no externo. O Sistema de Informação de Marketing (SIM) é essencial para apoiar o processo de decisão de marketing, fornecendo informações importantes para o gestor, pois contribui com a melhoria do processo de tomada de decisão em marketing, reduzindo o grau de incerteza e o risco de erros nas escolhas dos gestores.
Sistema de Informação de Marketing
Questionários
Determinar as perguntas a serem feitas
• Formato das pergunta:
- perguntas fechadas (sim e não)
- perguntas abertas
• Linguagem das perguntas
• Seqüência das perguntas
Instrumentos mecânicos
• Leitoras de códigos de barras de supermercados
• Galvanômetro: mensuram o interesse e as emoções
• Taquistoscópio: mostram diversos anúncios para o consumidor para avaliação
• Câmeras oculares: estudam o movimento dos olhos
• A informação é armazenada no sistema de informação de marketing da empresa.

Instrumentos de Pesquisa de Marketing
Facilitar o fluxo de informações entre a área de Marketing e as demais áreas da empresa, confirmando o papel do SIM como fator a contribuir para uma boa efetividade operacional.

As funções básicas de armazenamento, recuperação de dados, geração de relatórios, combinação de fontes de dados e modelos de previsão

Valor agregado aos produtos, maior segurança, melhor serviço, vantagens competitivas, menos erros, maior precisão, produtos de melhor qualidade, maior eficiência, maior produtividade e mais oportunidades.

Sob uma perspectiva estratégica, e para o sucesso de uma empresa, o sistema de marketing requer o exame do mercado em termos de tendências, eventos e demandas de mercado, bem como das oportunidades oferecidas em longo prazo.
Os Benefícios da Presença do SIM
Sistema de Informação de Marketing
S.I.M
As razões alegadas para a ausência do SIM se referem principalmente à inexistência do marketing nas empresas e a condições de mercado. Pode-se concluir que o fato da empresa ser orientada para o mercado e, portanto, investir na área de Marketing, são premissas básicas para que seja realizado o investimento no SIM.
Além disso, outras razões relevantes são: o porte da empresa e os altos custos do sistema. Isso demonstra a necessidade de desmistificar o SIM. Acredita-se que, por desconhecimento de seu conceito, funcionamento e benefícios, os respondentes acreditem que o SIM é muito caro e que a empresa, por ser pequena, não tenha condições de arcar com o investimento.
Motivos Para a Ausência do SIM
Motivos Para a Ausência do SIM
Ainda outra conclusão é a crença de que, por ser pequena, a empresa não precisa de um SIM, porque os (poucos) funcionários podem se falar diretamente, havendo um "sistema" informal.
Essa crença, muitas vezes, faz com que as informações fiquem concentradas na "cabeça do dono", não permitindo o fluxo entre os colaboradores e, também, sem um sistema formal, não se pode afirmar que as informações que fluem não tenham viés.
Fontes de Informação do Marketing:
• Clientes;
• Vendedores;
• Feiras e eventos;
• Amigos “dentro do negócio”;
• Colegas de trabalho;
• Amigos “de fora” do negocio
• Pesquisas de Marketing;
• Boletins de Ocorrência;
• Consultores;
• Funcionarios;
• Pesquisas de opinião.

Instrumentos de Pesquisa de Marketing
O SIM na Internet
O SIM na Internet
As redes sociais mais utilizadas no mercado corporativo:
Para se diferenciar da concorrência hoje, é necessário um conhecimento profundo de seu mercado. Saber o que os consumidores desejam (antes mesmo deles tomarem consciência do seu próprio desejo).
A internet está, de fato, impactando o S.I.M. e trazendo uma velocidade sem precedentes à informação.
Não há mais como falar em internet, sem incluir as mídias sociais. Muitas companhias já consideram os sites de relacionamento como uma extensão de seu serviço de atendimento ao cliente. Não adianta apenas ter uma idéia, promovê-la e esperar que o cliente compre produto. É preciso interagir com esse consumidor.

“Um sistema de apoio a decisões de marketing é um conjunto coordenado de dados, sistemas,
ferramentas e técnicas com software e hardware de suporte, por meio do qual uma empresa coleta e
interpreta informações relevantes provenientes dos negócios e do ambiente e as transforma em uma
base para a ação de marketing.” KOTLER, 2000

Orkut
Ainda com recursos limitados para atingir a expectativa das empresa em termos de captação de informação de qualidade. Motivos: comunidades não podem anexar vídeos, não é possível assinar uma comunidade por RSS.
Facebook
Excelente para uso corporativo. Motivos: As comunidades divulgam conteúdo relevante com fotos e vídeos e a separação das discussões, nos fóruns, das mensagens individuais, nas walls (que se assemelham aos scraps), ajuda o usuário a clicar no conteúdo que melhor lhe convém. É possível ainda enviar perguntas, os perfis permitem a inserção de vários links, e todos têm acesso às atividades (ou updates) de cada um dos seus contatos, criando uma noção mais "real" do que é uma rede social de relacionamento.
Twitter
Feedback instantâneo, divulgador de trabalho, uma espécie de jornal diário, pois nele se tem notícias focadas naquilo que se quer saber, como idéias e outros links importantes.
YouTube
Através de vídeos com propagandas (que as pessoas podem espalhar o conteúdo e até colocar em seus sites), e contato interativo com os consumidores, é possível levantar os principais problemas e dúvidas dos consumidores e criar um ou mais vídeos explicativos que possam facilitar a utilização dos produtos e solucionar problemas. Isso pode ajudar a reduzir custos. Além disso, disponibiliza vídeos em celulares, otimizando o processo de comunicação.
Blogs
Resposta excelente do mercado, mas exigem alguns cuidados como: pessoas dedicadas dentro das empresas, dinâmismo (aguçar a curiosidade do cliente para conhecer a marca), poucas propagandas, postagem regular.
Full transcript