Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Modal Infoviário

No description
by

Adriana Oliveira

on 15 April 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Modal Infoviário

Entidade Reguladora
Estas Agências têm como finalidade supervisionar, coordenar e integrar as ações existentes e as atividades em fase de projetos ligadas à malha infoviária brasileira, tanto nas empresas públicas quanto nas privadas.
Projetos importantes
Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), criado pelo Decreto no 7.175 de 12/05/2010, com o objetivo de fomentar a expansão da infra- estrutura e os serviços de telecomunicações.
- Acesso à internet com qualidade
- Velocidade mínima de 1 Megabits per second (Mbps).
Tecnologia disponível
Em várias regiões brasileiras, sobretudo no Norte e Nordeste, existem municípios onde o acesso a internet e telefonia celular ainda é precário, o que representa um obstáculo ainda maior na construção da infoviária brasileira, outra dificuldade é a questão econômica. Já existem algumas medidas importantes relacionadas ao modal infoviário como por exemplo o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) criado pelo decreto n°7.175 de 12//05/2010.
O everywhere commerce
É claro que, a massificação do consumo depende inteiramente de uma infraestrutura infoviária adequada.
Estradas eletrônicas
As infovias, ou estradas eletrônicas, compõem a
infraestrutura utilizada para a transmissão de dados e informações em formato de texto, imagens e voz de um ponto a outro ou para vários pontos. Por meio dessa tecnologia, uma empresa pode comunicar seus serviços a potenciais consumidores, assim como os consumidores podem acessar os serviços de uma ou de várias organizações empresariais.
Acelerando o transporte
de cargas
O aceleramento de cargas de transporte se da pelo fato de transmitir grandes quantidades de dados e informações de forma rápida e segura, tonando assim a rede infoviária uma preciosa ferramenta capaz de acelerar o transporte de cargas nos demais modais.

Entre algumas vantagens do documento digital esta a redução de custos de aquisição de papel e armazenagem de documentos fiscais, facilita a recuperação de informação.
Equipe: Adriana Oliveira
Elza Gondin
Gisele Nogueira
Márcia Mello
Pablo Luan
Tatiane Brito
Villian Reis

Benefícios
Contribui para a promoção do modal infoviário com os demais modais e ao mesmo tempo favorece o desenvolvimento nacional
a partir da infovia.
Modal Infoviário
Domínio da tecnologia
Aos poucos as empresas brasileiras vão dominando a tecnologia de instalação de infovias. Um exemplo é a Schahin Telecom.
É oportuno salientar que a infovia é parte integrante do sucesso econômico, social e tecnológico de qualquer nação.
Acelerando o transporte de cargas
Apesar do modal ser uma ferramenta fundamental, existe alguns contratempos advindos desta ferramenta, pois ela precisa de constante atualização, nem todas as regiões dispõem de acesso a internet suficiente para sua implementação, e não transporta mercadorias físicas.

Entidade Reguladora
Uma das principais funções da Agência Reguladora é a agregação das diversas iniciativas que ocorrem na maioria das vezes de forma isolada para a construção da malha infoviária.

Podemos citar alguns exemplos de projetos desenvolvidos pelos governos dos estados do Ceará, Pará, Tocantins, Maranhão, Paraná, Distrito Federal e no município de Campinas (SP), que estão construindo suas infovias dentro de suas respectivas regiões.
Entidade Reguladora
Um exemplo específico é a infovia construída no Ceará que está em funcionamento desde 2010 (abrange 184 municípios e foi construída com verba dos governos estadual e federal). O investimento foi cerca de R$60 milhões, esse projeto mostra que é possível a integração entre os diversos entes sociais (governos, universidades e empresas privadas) para acelerar o desenvolvimento do parque infoviário brasileiro nas condições necessárias.
Projetos Importantes
O projeto Anel Ótico Sul-Americano pretende promover a integração, por meio das redes de comunicação, dos países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), formada pelo Brasil, Argentina, Colômbia, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela, Paraguai, Uruguai.
- Percurso da informação será mais rápido.
- Polo de conteúdos digitais de excelência.

Ratifica-se então, como estratégia de desenvolvimento da infraestrutura infoviária que o Brasil incentive cada vez mais a integração da infovia com os demais modais.
Invista no desenvolvimento de transmissão de dados via satélite, menciona-se ainda a possibilidade do uso da rede transmissão de água, de energia elétrica e de esgoto como forma de instalação de cabos e fibra ótica.
Algumas propostas
Uma Agência Reguladora é uma instituição muito importante principalmente na fase atual de construção da infovia nacional. Esta Agência deve ser preparada para atuação num ambiente empresarial, com o objetivo de gerar resultados concretos e competitivos (não burocráticos e ineficientes).
Nele o consumidor pode efetuar compras de qualquer lugar onde esteja utilizando a comunicação móvel. Essa modalidade muda os padrões de comercialização, pois o cliente não precisa de um espaço físico, nem mesmo ficar preso a um computador pessoal, tornando o consumo mais acessível e veloz.
Alexandre Annenberg Netto, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, considera que:

“infovias são redes de banda larga que utilizam modens digitais via linha telefônica ou via cabo, ou ainda conexões wireless via rádio, celular, satélite ou quaisquer outras modalidades que a Convergência Tecnológica ofereça”.
Estradas eletrônicas
Full transcript