Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Recursos Hidrogeológicos

Recursos Hidrogeológicos
by

Francisco Fernandes

on 1 May 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Recursos Hidrogeológicos

Reservatórios de Água Aquíferos Capacidade De Retenção Porosidade Esta Característica é originada.......
Recursos Hidrogeológicos

pelos espaços vazios não preenchidos por materia solida Aos espaços vazios damos o nome de poros ou vazios = POROSIDADE Volume dos poros/ volume da rocha Rochas Porosas .ROchas sedimentares de origem detritica, compactadas ou não. .Contém uma porosidade reduzida se... Contém uma porosidade elevada se... Os seus diversos grãos apresentarem a mesma dimensão Os seus grãos apresentarem dimensões muito diferentes Gr Rochas Fissuradas .ROchas de origem diversificada onde existem fracturas ou fissuras Estas fracturas ou fissuras podem ser causadas.. por acções mecanicas (sismos e movimentos tectónicos) Designação que depende do seu desenvolvimento por acções quimicas (dissolução do carbonato de cálcio) A Porosidade está associada ao desenvolvimento das fracturas e fissuras.
No entanto......
.. , geralmente é inferior à das rochas porosas. Esta Característica pode-se definir como.......
a maior ou menor facilidade com que as rochas se deixam atravessar por um fluido A partir destas características podemos caracterizar a qualidade dos aquíferos Bom aquífero Rochas porosas Rochas permeáveis Boa retenção e uma boa extracção da água armazenada Mau aquífero Rochas fissuradas Rochas não permeáveis Consequência... Algum armazenamento de água, mas uma dificil extracção dessa mesma água Os aquiferos devem ser todos constituidos com rochas com boa porosidade, já que aquiferos com porosidades baixas resultam numa baixa ou nenhum armazenamento de água Zonas de um aquífero Podemos delimitar duas zonas: Zona de aeração Zona de saturação A) Zona superficial B) Limitada pela superficie terrestre e pelo nível hidrostáctico C) Quantidade moderada de água nos poros das rochas Esta água é aproveitada pelas plantas que a usam para a sua sobrevivência A) Zona que se inicia logo após a passagem do nível hidroestático B) Esta é limitada pelo nível hidroestático. O seu limite inferior é de dificil definição
C) Os poros das rochas aqui existentes estão totalmente preenchidos por água Nível Hidroestático Corresponde à profundidade a que se encontra a zona saturada numa região. Esta é variável consuante a estação do ano. Tipo de Aquíferos Os aquíferos podem apresentar comportamentos e características diferentes Existem assim, quanto à pressão da água que contém, vários aquíferos: A) Aquífero livre: Neste tipo de aquífero a pressão da água na camada mais superficial é igual à pressão atmosférica.
Deste modo este aquífero é recarregado através do contacto com uma superficie não saturada que se apresenta nas camadas suprajacentes.
B) Aquífero Cativo (ou confinado): Neste tipo de aquífero a pressão da água no seu interior é superior à pressão atmosférica.
O aumento da pressão da água aqui contida é originado pela recarga feita de um modo condicionado pelo que este tipo de aquífero está limitado, no topo e na base, por formações impermeáveis.
C) Aquífero semiconfinado: O seu topo e/ou a base é constituída por um material não totalmente impermeável, permitindo uma circulação vertical de água que faz com que este seja alimentado, e em alguns casos alimente, por outros aquíferos.
Podemos classificar os aquíferos em função dos tipos litológicos que constituem o suporte dos mesmos: •Aquíferos Porosos - Aquíferos onde a água circula através dos espaços vazios (poros) dos grãos que compõem as rochas (rochas detriticas). •Aquíferos Fracturados – Aquíferos onde a água circula ao longo de fendas, fracturas, falhas ou outras descontinuidades, em rochas ígneas e metamórficas. •Aquíferos Cársicos – Os aquíferos onde a água circula em cavidades originadas por dissolução de calcários e dolomitos (e mais raramente de gesso e sal gema). ÁGUA = Recurso importante para a vida orgânica Apesar de parecer que existe muita água no nosso planeta.... ... apenas uma porção diminuta está ao alcance do Homem. Deste modo a água doce é um recurso precioso e, por isso, deve ser assegurada a sua qualidade A água está distribuida na Terra por diversos reservatórios. Oceanos
Atmosfera Rios Lagos A água presente nos vários reservatórios anda permanentemente em movimento entre eles Este movimento designa-se por... quantidade Mares O limite inferior geralmente corresponde a uma estrutura geologia impermiável e pouco porosa. Permeabilidade Uma rocha tem uma alta permeabilidade se... os poros ou as fissuras de uma rocha estabelecerem passagem entre eles e forem contínuos E é pouco permeável se os seus poros não estiverem em contacto ou se as suas fissuras não forem contínuas Permite.. Ciclo da Água O sol fonte de energia externa, fornece energia à água nos seu diversos depósitos o que faz com que haja evaporação Na alta atmosfera, ocorre um arrefecimento da água, possibilitando a sua condensação e precipitação. Parte da água que retorna à superficie terrrestre serve para reiniciar o ciclo, enquanto que parte vai engrossar o caudal de alguns rios e abastecer os reservatórios de água do solo ou subsolo. Reservatórios de Água Aquíferos Capacidade de armazenamento e extracção Porosidade Esta Característica é originada.......

Full transcript