Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Aprendizagem Informal

No description
by

Katia Torcatto

on 1 July 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Aprendizagem Informal

Aprendizagem informal é um modo não-instititucional, e não programado, de as pessoas aprenderem na convivência. É uma nova maneira de aprender, onde a função de nossa rede pessoal é otimizada para permitir trocas de conhecimento relevante ao cotidiano de cada um. Assim podemos aprender mais, uns com os outros.
Aprendizagem Informal
RÁPIDO, RÁPIDO!
Hoje os ponteiros do
relógio se rendem à velocidade do nosso tempo. Este século começou com 20 mil anos de evolução acumulados! O futuro é imprevisível até mesmo para os autores de ficção científica. O trabalho é imprevisível, e o mercado então! Com isso os modelos tradicionais de treinamento e formação profissional estão cada vez mais obsoletos.
CONVERSAÇÕES
São o estado-da-arte do Aprendizado Informal. Conversando é possível criar e transmitir conhecimento. Conversas livres e frequentes geram inovação.
E as pessoas adoram conversar.
Conversar nos mantém ativos e estimulados!
A TERRA É PLANA
Hoje a localização não é mais um fator estratégico. Organizações são pontos de conexão que se encontram no horizonte de uma rede mundial de negócios.
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
A organização informal determina muitas coisas em uma empresa, mas os gerentes se sobrecarregam até mesmo porque não enxergam isso! O mapeamento das redes sociais de uma empresa é sempre muito esclarecedor.
VISUALISANDO
As pessoas entendem melhor aquilo que podem ver. Imagens comunicam muito mais que as palavras e são entendidas universalmente, transpondo barreiras culturais, faixas etárias e níveis de escolarização.
O FIM DA HIERARQUIA
As redes sociais subvertem a hierarquia.
Englobados na rede, o centro do poder se dilue e as pessoas têm mais controle sobre seus destinos .
O APRENDIZ HESITANTE
Educação formal é como um passeio de ônibus. O motorista decide o momento da partida, o trajeto, as paradas do caminho e para os passageiros resta uma visão da paisagem pela janela. Quem ainda é novo no pedaço e inseguro, talvez prefira viajar assim a se arriscar no caminho montado em uma bicicleta.
O APRENDIZ COM PRÁTICA
Aprendizado informal é como um passeio de bicicleta.
O ciclista decide sobre a partida, a rota, o ritmo e a velocidade. É possível parar a qualquer momento para apreciar a paisagem ou até mesmo perder algum tempo para ajudar um colega em dificuldes.
PARADOXO INVESTIMENTO/RESULTADO
Pessoas aprendem a trabalhar geralmente de modo informal. Conversando, observando seus colegas, errando e acertando ou simplesmente trabalhando com pessoas que já sabem.
O investimento em educação formal é sempre muito alto, negligenciando processos mais simples e naturais do aprendizado informal.
META - APRENDIZADO - PONTO DE VISTA
Departamentos de treinamento tradicionais concentram sua energia em gerenciar as rotas de ônibus. Isso é como fornecer aulas de jardim de infância para estudantes universitários. E o time mais bem preparado, que ocupa as melhores posições na empresa, passa pelos processos por pura obrigação. Sem aproveitamento e sem troca com o resto da equipe!
UMA INTERNET PARTICULAR
Imagine poder contar com um ambiente rico em conhecimento e informação como a internet. Podem ser blogs, wikis enciclopédicos e muito mais! Isso tudo funcionando em uma plataforma conhecida e utilizada por todos!
APRENDIZADO PUXA-E-EMPURRA
Treinamento é algo demandado a você.
Aprendizado informal é algo que você procura.
As pessoas prosperam quando tem liberdade para se decidir como, quando, onde e com quem aprender.
APRENDIZADO EMERGENTE
O aprendizado informal surge em ambientes que podemos chamar de “horizonte de aprendizado”. Pavimentar um caminho que leve ao "horizonte de aprendizado” implica em remover os obstáculos hierárquicos, multiplicar e ampliar os canais de relacionamento, encorajar as conversações e incentivar a formação de redes.
DESCONFERÊNCIAS
Uma nova abordagem para gerar encontros de negócios realmente agradáveis, interessantes e produtivos. Encontros bem sucedidos são aqueles onde todos todos queiram e possam participar. Sem palcos, posições de destaque e lugares de honra.
COMUNIDADES
Não mais um eremita solitário, mas que você possa ser membro de várias comunidades de prática, encanadores, programadores, chefes de cozinha, apicultores, enfim, pessoas prontas para compartilhar os caminhos e indicar os atalhos para seu sucesso e de seu negócio.
A GRANDE REDE
A Internet veio para mudar tudo. A dez anos atrás 16 milhões de usuários participavam da rede; hoje esse número passa de um bilhão! Google é o maior provedor de aprendizado do mundo, indicando milhares de respostas por segundo. Por essa rede espontânea e informal, o conhecimento compartilhado pode ultrapassar muros e atravessar qualquer barreira.
O RETORNO
Os executivos não querem aprender, querem executar. Buscam antes de mais nada um ótimo desempenho. As empresas estão usando a aprendizagem informal para aumentar as vendas, melhorar a produtividade, estimular a inovação, reduzir o estresse, cortar custos, e se reinventar.

O livro Informal Learning traz novos elementos sobre aprendizagem. Uma das contribuições mais importantes do livro é a constatação de que a maioria das experiências de aprendizagem misturam aspectos formais e informais, sendo assim, devemos considerar os contextos formais e informais e suas amplitudes de resultado.
Para Jay, o aprendizado nas organizações acontece de fato no contexto informal.







Jay Cross é graduado na Universidade de Princeton e Harvard Business School. Ele é um pesquisador e estrategista que ajuda as organizações a discutir e desenvolver novos modelos de aprendizagem. Foi o criador do termo e-learning na web em 1998 e é um dos executivos da Internet Time Alliance, Jay Cross é autor dos livros: Informal Learning: Rediscovering the Natural Pathways” (2006) e Learnscaping (2008), nos quais apresenta conceitos e técnicas para empresas e organizações que buscam otimizar seus fluxos de treinamento e aprendizagem.

Jay Cross e a Aprendizagem Informal
Full transcript