Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Apropriação Desigual dos Recursos Naturais

No description
by

Anderson Giordani

on 6 September 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Apropriação Desigual dos Recursos Naturais

A Apropriação Desigual dos Recursos Naturais
Recursos Naturais
Os seres humanos, a primeira vista, parecem ser altamente independentes, podem fazer quase tudo o que querem e na hora que bem quiserem. Mas isto é um engano, nós somos seres altamente dependentes dos recursos naturais para nossa sobrevivência. A Água por exemplo, é um dos recursos naturais de maior importância, tanto para a sobrevivência dos seres humanos como de outras formas de vida, sejam animal ou vegetal.
A Apropriação dos Recursos Naturais, pode se dar de duas formas. Uma sociedade, ou grupo se apropria mais dos recursos em detrimento de outros, ou os recursos são extraídos de forma a provocar desequilíbrio na natureza.
Recursos Minerais
A expressão recurso mineral diz respeito aos materiais rochosos que são utilizados ou podem ser explorados para uso humano.
Esses recursos podem ser divididos em diferentes categorias, de acordo com o grau de conhecimento técnico, interesse e viabilidade econômica.
Ciclo das Rochas
Reservas Minerais
É a quantidade de teores de minério num determinado depósito mineral, e ela pode ser viável ou não para exploração, isto dependerá da quantidade concentrada naquele local ou material, do minério pretendido.
Para determinar o índice de mineral existente são feitas pesquisas geológicas usando diversos recursos tecnológicos para detecção e aferição.
Assim, a reserva mineral é a parte do recurso mineral identificada e reconhecida pelo seu valor econômico. Quanto maior a concentração de substâncias minerais em determinada reserva, maior será sua viabilidade econômica.

Atividade Apostila
Próxima aula: Reciclagem
Uso de Recursos Naturais em função um do outro
Recursos Naturais
Uso Provocando Desiquilibrio
Minerais
Inicialmente entenderemos algumas divisões de rochas:

1- Rochas Magmáticas ou Ígneas
2-Rochas Sedimentares
3-Rochas Metamórficas
1- Rochas Magmáticas ou Ígneas
São aquelas originárias no interior da Terra, produto da solidificação do magma pastoso. O magma é composto de uma substância fluida, de fundição parcial ou total, formada por uma fusão completa de silicatos, silícios e elementos voláteis, como por exemplo , vapor d´água, cloretos, hidrogênio, flúor e outros. Tal tipo de rocha é muito resistente, e também das mais antigas, matéria prima do embasamento rochoso dos continentes.
2-Rochas Sedimentares
É um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.
Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha.
3-Rochas Metamórficas
É um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas.
Dessa maneira, origina-se uma nova rocha, com novas propriedades e outra composição mineral.
Sabemos que existem três tipos de rochas: ígneas, metamórficas e sedimentares. Sendo assim, elas estão constantemente alterando suas características, mudando de um tipo para outro, em um processo cíclico denominado de ciclo das rochas
Minério
É uma substância natural que pode ser explorado e que seja economicamente viável e geralmente não são orgânicos, podem ser de origem metálica ou não. O petróleo é de origem orgânica e é tratado no meio científico como um mineral.
Tudo o que existe na natureza, praticamente tudo o que o homem utiliza tanto para sobrevivência como para lazer e outras atividades, tem origem em algum mineral. Nem sempre o minério tem o mesmo nome na natureza e depois de transformado, ex: do mineral chamado BAUXITA é retirado a alumina que é utilizada na produção do alumínio, que é um metal.

Lavra
É a atividade que é exercida no processo de extração do minério e seu beneficiamento. Na verdade quando extraímos um minério estamos transformando pedras em materiais, em matéria prima para ser utilizadas na industria, na construção civil, na prestação de serviços, enfim para suprir nossas necessidades.
Tudo é extraído da crosta terrestre que envolve o planeta, esta manta que envolve a Terra tem uma gama enorme de tipos de minérios, uns em grandes quantidades, outros quase insignificantes.

É uma massa concentrada de um determinado minério em um local específico, numa jazida mineral poderá conter mais de um mineral para ser extraído economicamente viável, elas podem estar localizadas na superfície ou no interior da terra, no fundo de rios, lagos ou mar e ainda no interior das montanhas, sendo que algumas montanhas são a própria jazida.

Jazidas Minerais
Mineração de carvão a céu aberto.
Local: Mina do Recreio, Butiá - Leão, RS.
Panorâmica da lavra de ardósia da mineração do Alto da Boa Vista, na unidade estratigráfica Formação Santa Helena
Lavra a céu aberto, Goiania-GO
Full transcript