Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Big Bands

No description
by

Gabriela Carvalho

on 23 March 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Big Bands

As Big Bands, como o nome já diz eram grandes bandas consistiam de 12 a 25 músicos, parecidas com orquestras, se associavam ao jazz. Este gênero musical foi popular nos anos 20 a 50, período este que ficou conhecido como a era do swing.
Contém primordialmente 4 naipes de instrumentos: os saxofones, os trompetes, e trombones e a 'cozinha'(guitarra, bateria, baixo ou contrabaixo, e piano), que é o naipe que executa predominantemente a base harmônica do grupo. Algumas usam um terceiro naipe, o naipe de cordas (violino, viola, violoncelo, e contrabaixo) em sua formação que amplia na execução harmônica e também em alguns solos. Podem ainda admitir outros instrumentos como flauta, clarinete e instrumentos de percussão que variam de uma banda a outra dependendo do estilo e arranjo musical.
Em contraste com as pequenas formações nas quais a música pode ser criada de forma mais espontânea, a música tocada pelas Big Bands é sujeita a arranjos e a uma preparação antecipada muito mais cuidada.
Os Band Leaders seria o músico principal de uma big band, aquele que influenciava toda a banda.

As músicas tocadas pelas big bands possui, geralmente, arranjos mais elaborados, muito frequentemente sendo previamente preparados e escritos em partituras. Ali, os solos e improvisações são executados nos momentos determinados no arranjo. Que se progagou no Brasil na década de 60.
Os músicos que se destacaram nesta época foram:

-Glenn Miller – liderou uma das mais famosas Big bands com o sucesso: ”In the Mood”, “Doin‘ The Jive, “Humoresque”
-Maynard Ferguson que inovou técnicas musicais, famoso por atingir notas altas e pela sua habilidade, era um Band Leader.
-Duck Ellington – grande influência do jazz na década de 20 sucessos: “Stingaree”, “Anitra’s Dance”
-Benny Goodman – conhecido como “O rei do Swing”, “Patriarca da Clarineta”
-Frank Sinatra com os seus sucessos: “My Way” e “New York, New York”

Foi entre 1950 e 70 que provavelmente ocorreram as mais diversas mudanças de estética musical, período durante o qual maestros e arranjadores como Gil Evans, Sun Ra ou George Russell introduziram elementos “cool”, “free”, “clássico” e “rock” na sua música. Nos nossos dias encontram-se orquestras praticando todos os estilos de jazz; algumas, maioritariamente europeias, praticam jazz/música “avant-garde” como são/foram, entre inúmeras outras, os casos da Globe Unity Orchestra, Vienna Art Orchestra ou Italian Instabile Orchestra.
Glenn Miller
Maynard Ferguson
Duck Ellington
Benny
Goodman
Frank Sinatra
Enquanto isso no mundo

Política

No Brasil
1922 Foi um ano um tanto conturbado, com o movimento tenentista (o 18 do forte), a eleição de Artur Bernardes que governou em praticamente estado de sítio, e a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
No Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado por Getúlio Vargas. Em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista, a constitucionalização do novo regime. O movimento é derrotado, mas força a convocação da Assembleia Constituinte em 1933. Em 1934 seria promulgada a nova Constituição. Chega ao fim a política do café-com-leite e tem início o Estado Novo, em novembro de 1937.
1942-O Brasil declara guerra aos países do Eixo - Alemanha, Itália e Japão -, no dia 22 de agosto
1943-O presidente Getúlio Vargas anuncia, no dia 1º de maio, a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), decreto que reúne toda a legislação trabalhista criada em seu governo
1946-É promulgada, em 10 de setembro, a nova Constituição brasileira, substituindo a autoritária Carta de 1937, imposta por Getúlio Vargas para instituir o regime do Estado Novo

No Mundo
Em 1920 as mulheres estadunidences conquistam oo direito ao voto. Faltando pouco mais de dois meses para acabar esta década, a queda da bolsa de Nova York, em 24 de outubro de 1929, marcou o fim desta época de prosperidade que foi os anos 20.
Os movimentos totalitários começam a eclodir também em outros países europeus, com Mussolini na Itália, Salazar em Portugal, Francisco Franco na Espanha, Stálin na União Soviética e Hitler na Alemanha.
Década de 1940. Nesta época, os conflitos armados que assolaram a década anterior chegam ao apogeu, com o holocausto, e declínio. Um ataque realizado pelo Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
Acontecem os ataques suicidas (Kamikazes) no Oceano Pacifico, perto da ilha de Okinawa, com a tentativa dos japoneses de afundar as embarcações dos navios americanos.Os estadunidenses explodem bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki matando milhares de civis no Japão, e supostamente precipitando o fim da guerra.
Hitler comete suicídio e Mussolini é fuzilado. A Segunda Guerra Mundial termina oficialmente em 2 de setembro de 1945.Tem início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. Tem início o Plano Marshall, de recuperação econômica da Europa pós-guerra, como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.
Gandhi, líder espiritual da independência da Índia, é assassinado por um extremista hindu, a ONU (Organização das Nações Unidas) cria a Carta das Nações Unidas aprova a Declaração dos Direitos Humanos, documento que define as liberdades fundamentais.
Ciências
Iniciam as primeiras transmissões de rádio.


Foi criado o primeiro computador, o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor.


Os cientistas reunidos num simpósio na Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, alertam para a possibilidade de o cigarro provocar câncer de pulmão.


Chuck Yeager torna-se o primeiro homem a ultrapassar a velocidade do som, com o avião a jato Bell X-1.


Há importantes descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA).


OS filmes de Clara Bow e as comédias de Chaplin, imperavam no cinema. O cinema também passou por uma revolução com os movimentos de vanguarda.Na Espanha, tinham espaço os filmes surrealistas de Luís Buñuel.
Também surgiram movimentos de arte como o dadaísmo de Marcel Duchamp e o surrealismo de Salvador Dalí
.
Cultura
No Brasil, entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 é realizada, no Teatro Municipal de São Paulo, a "Semana de Arte Moderna". Foi um evento de música, dança, poesia, e artes plásticas que inaugurou um novo movimento cultural, o Modernismo, um novo tipo de arte fortemente influenciado pela vanguarda europeia e a industrialização que a cidade vivia.
Estreia o último filme de Charles Chaplin, "O Grande Ditador", que faz uma crítica ao fascismo, o filme "Cidadão Kane", criado e estrelado por Orson Welles, o filme "Casablanca", clássico do cinema e Rossellini filma "Roma, Cidade Aberta" e dá início ao neo-realismo italiano
O filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre publica "O Ser e o Nada"
Acontece, na Riviera Francesa, o primeiro Festival de Cinema de Cannes
O Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo) é inaugurado, na sede dos "Diários Associados", no centro de São Paulo
A década de 50 foi considerada a "idade de ouro" do cinema.

Moda
Na França, uma dançarina afro-americana, Josephine Baker, se apresentava nos teatros da efervescente Paris, ditando a moda no mundo todo, tendo divulgado os banhos de sol.
Christian Dior apresenta, em sua primeira coleção, o que viria a ser chamado de "New Look". Cintura e seios marcados e uma ampla saia rodada, um estilo que viria se tornar o uniforme dos anos 1950


O penteado feminino La Garçonne, cortado à altura da orelha, foi um modismo que começou nos anos 20.

Rockabilly

Calça jeans
A moda feminina dessa década, é considerada uma das mais lindas e sensuais do século XX, visto que o cinema hollywoodiano mostrava beldades como Rita Hayworth, Ingrid Bergman, Ava Gardner, dentre outras, o que ajudou a construir essa concepção coletiva. Foi também nos anos 40 que Marilyn Monroe surgiu pela primeira vez nas telinhas. as saias longas voltam aos Estados Unidos depois da revogação da proibição do uso excessivo de tecidos, imposta pelo governo durante da guerra.
Artur Bernardes
Getúlio Vargas
Mussolini
Salazar
Francisco Franco
Stálin
Hitler
Kamikazes
Bomba atômica
Hiroshima
ONU
OTAN
FMI
ENIAC
Z1
avião jato Bell X-I
DNA
Clara Bow

Charles Chaplin
Luís Bruñel
Marcel Duchamp
O grande vidro

A Persistência da Memória
Salvador Dalí
Telfone-lagosta
Sofá-lábios de Mae West
O grande ditador
MASP

Na década de 30 o padrão de beleza é marcado pelo corpo esquálido, baseado na modelo inglesa Twiggy (1933-1987) e na atriz Raquel Welch. Muito diferente do corpo dos anos 1940 marcado pelas curvaturas corporais das atrizes Marilyn Monroe e Ava Gardner.

Josephine Baker
Christian Dior
Twiggy
Raquel Welch
Marilyn Monroe
Ava Gardner
Rita Hayworth
Ingrid Bergman
Fim
La garçonne
Rockabilly
Full transcript